Exclusiva para brasileiros, perua de R$ 1,2 mi é joia final da 'velha Audi'
O novo Mercedes-Benz Classe C ganhou versão AMG na Europa, e adotou propulsor de quatro-cilindros nessa configuração esportiva - além de sistema híbrido leve. Enquanto isso, o Porsche 911 deverá ter versão com auxílio de eletrificação na atualização de meio de vida da atual geração, 992 - em projeto que já é chamado pela marca de 992-2.
A Audi está prestes a encerrar sua carreira na "vanguarda da tecnologia" (tradução livre de "Vorsprung durch technik", o slogan da marca) para produtos a combustão. Até há um rumor de que a montadora pode voltar atrás em relação a prazos, mas por enquanto ela mantém a seguinte informação oficial: a partir de 2026, não lançará mais novos carros a combustão. Da próxima década em diante, parte para e eletrificação total.
E a Audi acaba de lançar no Brasil a renovada RS6 Avant, na versão Performance. Custa R$ 1.250.000 e manteve seu belíssimo V8, em versão mais potente, que deixou a perua mais rápida.
A marca, que em 2026 entra na Fórmula 1 - categoria que até vai aumentar a participação do auxílio elétrico, mas não tem nenhum plano de abandonar o motor a combustão - foi além. Criou para o Brasil uma exclusiva série de 15 unidades da RS6 Avant Performance, chamada Legacy.
Contudo, não se iluda. Ao menos oficialmente, esses movimentos não mostram uma mudança de planos das duas montadoras. A Audi continua firme no propósito da eletrificação. A Porsche vai manter produtos a combustão, mas representando apenas 20% de sua linha na próxima década. A Mercedes-Benz sinalizou recentemente que também pode continuar investindo nesses produtos, porém sem a mesma prioridade dos EVs.
Não há muita margem de escolha para as montadoras. Quando pensamos nos três principais mercados de carros do mundo, a China é a maior embaixadora do automóvel elétrico. A Europa, a partir de 2035, irá permitir apenas o uso de combustíveis sintéticos nesses veículos. Essa fonte de energia dificilmente estará disponível em quantidade suficiente para abastecer grandes frotas até lá.
Assim, se nada mudar, Cayenne S e Audi RS6 Avant surgem como o último suspiro dos V8 em carros europeus. Aos fãs desses motores, resta aproveitar esse prelúdio do fim, pois em breve eles podem ser apenas uma bela lembrança de um passado barulhento e emocionante.
Audi RS6 Avant Performance
A renovada RS6 Avant Performance traz um facelift bem leve, com minúcias como farol escurecido e renovação das saídas de escape esportivas. O que conta mais é aquilo que está abaixo do capô. O 4.0 V8 teve sua potência elevada a 630 cv, ante os 600 cv do modelo anterior. O torque aumentou de 800 para 850 Nm (80,9 para 85,9 kgfm).
A Audi espera vender em 2024 entre 42 e 45 unidades da RS6 Avant Performance. O volume é o mesmo dos anos anteriores da carreira do modelo no Brasil. Ele não inclui, no entanto, os exemplares da nova série especial.
Legacy
São 15 unidades apenas da RS6 Avant Legacy, criada para celebrar os 30 anos da montadora no Brasil. O lançamento da Audi no mercado nacional foi em março de 1994, com uma grande festa que teve como anfitrião ninguém menos que Ayrton Senna.
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Quero receberPara quem ainda não conhece essa história, Senna não foi um garoto propaganda contratado pela Audi para aquele evento. O piloto, na verdade, era o dono da coisa toda. A marca foi trazida ao Brasil pelo tricampeão.
A Audi virou referência no mercado de luxo no Brasil e inaugurou fábrica no Paraná para produzir a primeira geração do A3. A Audi-Senna ajudou a construir a imagem da montadora no País até meados dos anos 2000, quando a matriz assumiu 100% da operação.
A série Legacy vem celebrar essa bela história com itens visuais da divisão Audi Exclusive. A marca escolheu a cor azul Ascari fosca para fazer referência a um dos tons da bandeira do Brasil.
Ela é combinada ao bronze, que está nas rodas e outras partes. Essa combinação de cores, segundo a Audi, não está disponível em nenhum outro produto da montadora no mundo.
O bronze está também na costura do volante revestido de Alcântara. No vigia traseiro (dos dois lados), há inscrições como "Audi 30 anos" e o número do exemplar da série especial (este das fotos é o 4). A RS6 Avant Legacy custa R$ 1,4 milhão.
Q6 e-tron
Se a RS6 Avant celebra a história da marca, e presta homenagem aos esportivos com motor V8, o Q6 e-tron é o passo mais importante para o futuro dado até agora pela montadora. Por isso, o SUV elétrico foi mostrado ao lado da perua na festa de 30 anos da montadora no Brasil, no dia 21 de março.
Entre os destaques estão faróis e lanternas com diversos tipos de assinatura, e um poderoso sistema de detecção de pedestres e ciclistas. O mais importante, no entanto, é o interior, que vai ditar o futuro das cabines dos modelos da Audi.
Há sistemas de iluminação interativo, tecnologias de assistência e comodidade com gráficos e realidade aumentada e imensas telas que projetam imagens em altíssima resolução. Uma delas é para o passageiro da frente. O motorista não consegue enxergá-la, o que significa que os demais ocupantes podem ver seu conteúdo - inclusive vídeos - com segurança, sem causar distração ao condutor.
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