Quem vai comprar? Por que Jeep lançou versão de quase R$ 300 mil do Compass
Dizem por aí que em time que está ganhando não se mexe. Mas a Jeep não concorda com isso não: vem mexendo constantemente em seus campeões de vendas. E, na gama da marca, não há nenhum carro que tenha conseguido manter a liderança em seu segmento tanto tempo quanto o Compass. Só que a concorrência não para de crescer e, aos poucos, vem ameaçando a hegemonia do produto.
Como, então, não mexer nesse time? Para a linha 2025, o Compass ganhou importantes atualizações. A principal foi a chegada de um novo motor na gama, o 2.0 turbo Hurricane a gasolina. Trata-se do mesmo propulsor que equipa a picape Rampage, da Ram, lançada no ano passado.
Assim, o Compass usa os recursos do Grupo Stellantis (Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, dentre outras) para ficar mais interessante - e agora, graças aos 272 cv do Hurricane, ter o título de mais rápido SUV médio produzido no Brasil. Isso porque o carro compartilha a plataforma (Small Wide) com a Rampage - e também com Toro, Renegade e Commander.
Só que os Compass Hurricane chegaram também com uma certa polêmica: o preço não está distante de R$ 300 mil. Não é a versão mais cara já lançada para o produto. Em 2022, o híbrido plug-in veio por R$ 350 mil - e não empolgou o público brasileiro.
Desta vez, porém, a história é bem diferente. O plug-in é um modelo importado, e trazido para ser de nicho. No caso do Compass Hurricane (que tem duas versões de acabamento), a produção é local - em Goiana (PE). Há condições de ter volume bem mais alto e, mais que isso: trabalhar com descontos que, na prática, vão deixar o modelo bem mais interessante para o público.
Preços
Mais da metade das vendas do Compass em 2023 foram diretas. Estas representaram 56% dos quase 60 mil emplacamentos. Isso ocorre por que a maioria dos clientes é composta por frotistas, que compram em altos volumes? Não. É porque muitos consumidores adquirem o carro por meio de CNPJ, pois a Jeep tem ótimos descontos para essa modalidade.
Vale ressaltar que pessoas que compram o carro com CPF também podem ter boas condições, mas não tão boas quanto com CNPJ. No segundo caso, o abatimento varia, mas fica em torno de 10%. Assim, o Compass Hurricane Overland, de R$ 266.990, já iria para R$ 240 mil.
O topo de linha, Compass Hurricane Blackhawk, é aquele que mais se aproxima dos R$ 300 mil. Tem tabela de R$ 279.990. Com o desconto aproximado para CNPJ, já pode sair por R$ 250 mil (valor estimado). As demais versões tiveram redução de preço (confira abaixo). E a Jeep informou que, mesmo assim, vai manter as mesmas condições de antes para a modalidade pessoa jurídica.
Objetivo
Mas por que lançar o Compass com o motor 2.0 turbo a gasolina? A linha, que já tinha o 1.3 flex e o 2.0 turbodiesel, não estava indo bem? Só que o diesel perdeu muito apelo ante o consumidor desde que os preços aumentaram - em muitas praças, o litro continua mais alto que o da gasolina.
E as versões a diesel, com tração 4x4, sempre foram um grande diferencial do Jeep diante da concorrência. Então, como manter esse apelo com um tipo de produto que já não cativa tanto o público? As versões Hurricane surgem com esse objetivo.
Elas praticamente substituem as configurações a diesel, embora a Jeep tenha mantido uma opção na gama - Limited, com tabela de R$ 249.990. Assim, aqueles que ainda se interessavam por essa tecnologia a têm à disposição.
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Quero receberQuanto às versões Hurricane, elas passam a investir em desempenho e, mantendo a tração 4x4, são clara resposta aos chineses híbridos, como o Haval H6 . Este tem uma versão HEV (por regeneração), que entrega 243 cv e custa R$ 214 mil. Já os PHEV (recarregáveis na tomada) entregam 393 cv. São R$ 279 mil para o SUV e R$ 319 mil para o GT (SUV cupê).
No caso desses modelos, da chinesa GWM, o preço é o final. No lançamento do Haval H6, a marca garantiu que seriam esses os praticados em todas as concessionárias. O carro está fazendo grande sucesso, com vendas de mais de mil unidades ao mês.
E, apesar de maior que o Compass, o Haval H6 também é SUV médio, e mira nos mesmos clientes do modelo da Jeep. O ideal para a marca veterana seria ter um híbrido nacional, já que o Compass PHEV é importado e tem poucas unidades trazidas por mês.
Mas, enquanto a montadora não tem essa tecnologia - que será lançada em breve -, a opção é dar mais interesse ao produto com um desempenho absurdo, de tão empolgante. O tempo dirá se a estratégia deu certo.
Destaques do Compass 2025
E por falar em agilidade, o Compass 2025 Hurricane leva apenas 6,3 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. O 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm é o tempero que faltava à linha. Com o 1.3 turbo (185 cv) e o 2.0 turbodiesel (170 cv), o SUV não é lento. Porém, também não traz desempenho empolgante.
O 2.0 Hurricane muda essa história, e pode trazer à Jeep clientes que procuram os carros chineses não em busca de consumo baixo ou redução de emissões, e sim de agilidade. Para dar conta desse desempenho, foram feitas mudanças em suspensão, freios e pneus. Além de tração 4x4, essas novas versões trazem câmbio automático de nove marchas.
Mas toda a linha foi renovada, para ganhar competitividade ante a variada concorrência - que inclui Corolla Cross, Taos, ZR-V e Territory, entre outros. A Jeep atualizou coisas como grade frontal (exclusiva, e mais aberta, nos Hurricane) e rodas. Além disso, deu equipamentos extras ao carro.
Todos os Compass agora saem de fábrica com sistema de som da Beats. Há mais versões com teto panorâmico e, na Blackhawk, o passageiro da frente também conta agora com bancos elétricos. O mais importante, porém, foi a redução nos preços. O SUV médio está até R$ 20 mil mais barato (veja abaixo).
Todos os preços do Jeep Compass 2025
1.3 turbo flex T270 4x2
Sport - R$ 179.990 (redução de R$ 5 mil)
Longitude - R$ 196.990 (redução de R$ 4.800)
Limited - R$ 216.990 (redução de R$ 7 mil)
Série S - R$ 236.990 (redução de R$ 13 mil)
2.0 turbodiesel T350 4x4
Limited - R$ 249.990 (redução de R$ 20 mil)
2.0 turbo a gasolina Hurricane 4x4
Overland - R$ 266.990
Blackhawk - R$ 279.990
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