Novo Aston Martin 'mais acessível' custará fortuna no Brasil; veja preço
Desde que a Aston Martin entrou na Fórmula 1 - substituindo a Racing Point, anteriormente chamada de Force India -, teve início uma revitalização da montadora de automóveis. Esse movimento é liderado por Lawrence Stroll, o investidor canadense que é dono do time de F-1 e se tornou também acionista - e presidente do conselho - da marca inglesa de automóveis de luxo.
No Brasil, desde 2021 a Aston Martin tem um representante oficial, a UK Motors. Entre setembro e outubro, a empresa começa a vender no país o mais novo produto da montadora, o renovado Vantage, "modelo de entrada" da marca britânica que está em fase de lançamento no mercado europeu.
O preço do novo Vantage no Brasil ficará em torno de R$ 2,6 milhões iniciais. Haverá, no entanto, diversas possibilidades de personalização, além de opcionais que podem elevar bastante esse valor.
Porsche ou Ferrari?
A revitalização da Aston Martin inclui novos interiores com central multimídia aprimorada, profundas modificações nos carros e produtos inéditos. Além disso, há um movimento de reposicionamento. Antes, a marca estava mais para Porsche. Agora, quer ir além, enfrentando as italianas Ferrari e Lamborghini, que estão acima da alemã entre as fabricantes de modelos esportivos.
Com dois lugares, o Vantage, aliás, é o esportivo de entrada da Aston Martin. Isso significa que ele vai concorrer com produtos como Roma, que é o cupê de base da gama da Ferrari? Este é um dos objetivos do produto, que tem números semelhantes aos do modelo italiano.
Por outro lado, de acordo com fontes da Aston Martin, na Europa e nos EUA o principal alvo continua sendo um produto da boa e velha rival Porsche. Trata-se do 911 Turbo S, versão topo de linha do modelo.
A Roma tem V8 de 620 cv e o 911 Turbo S, um seis-cilindros boxer de 650 cv. O novo Vantage é mais potente que ambos, pois seu V8 biturbo entrega 665 cv. E quanto aos números? Aqui, o britânico empata com o italiano. Ambos aceleram de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.
O 911 Turbo S é mais rápido, pois cumpre essa missão em 2,7 segundos. Quanto à velocidade máxima, são 325 km/h para o Vantage, 320 km/h para a Roma e 330 km/h para o modelo da Porsche.
E no Brasil?
No mercado brasileiro, pelo preço, o Aston Martin Vantage está entre a Roma e o 911 Turbo S. O modelo da Porsche parte de R$ 1.795.000. Assim como o carro inglês, tem inúmeras possibilidades de personalização e muitos itens opcionais.
Já a Roma está em outro patamar de preço: sai por cerca de R$ 3,5 milhões. Assim, o Vantage torna-se alternativa para quem quer mais exclusividade por um valor menor que o da Ferrari. Em relação ao Turbo S, além de ser um modelo mais exclusivo, o Aston Martin também investe mais no luxo.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberO que mudou?
O Aston Martin Vantage passou por modificações no motor, chassi, suspensão e outros elementos mecânicos, além de receber cabine renovada e visual atualizado. O propulsor 4.0 V8 biturbo - da Mercedes-AMG - ganhou importantes mudanças, como a aplicação de turbinas maiores.
Com isso, teve sua potência elevada de 510 cv para 665 cv. O torque é de 80,9 mkgf e o câmbio tem oito velocidades. O carro traz tração traseira, motor dianteiro e tem distribuição de peso 50/50.
O chassi passa a usar novos materiais leves, e traz maior rigidez torcional. Também foi aprimorada a rigidez da suspensão do Vantage. Os novos freios são de carbono-cerâmica, com discos de 410 mm na frente e 360 mm atrás.
O Vantage traz diversos elementos de fibra de carbono no interior e no exterior. A grade está mais larga e os faróis são novos. O para-choque recebeu entradas de ar nas laterais, assim como o capô, que tem mais vincos. Os para-lamas, por sua vez, ficaram mais largos.
Atrás, o cupê de dois lugares passa a ter duas saídas de ar de cada a lado. Por dentro, há bancos esportivos - opcionalmente, são do tipo concha. O novo painel de instrumentos é digital e personalizável e a central multimídia agora é sensível ao toque.
Eu testei o novo Aston Martin Vantage no circuito de Monteblanco, nas imediações de Sevilha, na Espanha. A reportagem de impressões ao dirigir será publicada no dia 13 de maio.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário