Polo supera Strada e Tiggo 7 surpreende no ranking dos carros mais vendidos
Abril marcou a consolidação do Polo como novo líder de vendas do mercado brasileiro no acumulado do ano, feito que já havia conquistado em março. No mês passado, o compacto da Volkswagen obteve novamente o primeiro lugar no ranking geral de emplacamentos de veículos novos, com 12.434 unidades emplacadas.
A Strada, porém, ainda não se deu por vencida e somou 11.497 exemplares vendidos em abril - menos de mil unidades abaixo das vendas totais do Polo. Líder nos últimos três anos, a picape da Fiat está na cola do hatch da VW, pronta para retomar o primeiro lugar se houver oportunidade.
Efeito Hilux
O grande destaque, porém, não foi a briga pela liderança, e sim o desempenho da Hilux. A picape média da Toyota não apenas esmagou a concorrência, como também conseguiu entrar na lista dos dez veículos mais vendidos do Brasil, com o oitavo lugar. Este é um feito e tanto para um modelo que parte de R$ 220 mil e tem versões até R$ 335 mil.
A Hilux somou 5.707 emplacamentos. A picape mais próxima da Toyota foi a Toro, com 3.896. Esta, no entanto, não é uma concorrente assim tão direta. Ante as verdadeiras rivais, a vantagem foi muito ampla. A S10 teve 2.473 unidades vendidas e a Ranger, 2.382.
Tiggo 7 é ameaça?
Abril marcou novas perdas de posições no ranking de vendas para os SUVs médios mais populares. O Jeep Compass, 15º mais vendido em março, foi para a 18ª colocação. Já o Toyota Corolla Cross caiu do 19º para o 21º lugar.
A queda no mês passado foi até leve. O problema é que ambos já vinham perdendo espaço desde março. A razão é o avanço do Caoa Chery Tiggo 7, que foi o terceiro mais vendido da categoria, com 3.026 emplacamentos. A nova versão Sport do SUV médio vem afetando não apenas a respectiva categoria, como também os utilitários compactos - seu preço é semelhante ou inferior ao das versões mais compradas de produtos dessa categoria.
Os meses de março e abril mais discretos de Compass e Corolla Cross estão mais relacionados à renovação pela qual os dois modelos acabam de passar: ambos tiveram mudanças relevantes na linha 2025, reveladas no mês passado. Suas gamas atualizadas agora já estão nas concessionárias.
Olhando para as vendas consolidadas, o Compass teve leve queda. Foi de 3.971 emplacamentos em março para 3.914 em abril. Já o Corolla Cross avançou, com 3.754 exemplares vendidos no mês passado, ante os 3.326 do anterior.
Os próximos meses dirão quanto a queda na participação de mercado desses dois modelos está relacionada à mudança de linha. Fato é que, em números, o Tiggo 7 vem encostando nos dois líderes. Além disso, já deixou o Volkswagen Taos, que era até então o terceiro colocado, bem para trás.
SUVs compactos
A Volkswagen tem muito a celebrar em abril. Além da liderança de mercado, ficou também com o primeiro lugar no segmento mais importante do Brasil, o de SUVs. Prestes a mudar de linha, o T-Cross somou 6.224 emplacamentos, ante os 5.670 do segundo colocado, Chevrolet Tracker.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberO Hyundai Creta foi o terceiro SUV mais emplacado em abril (5.335). Esses três modelos, aliás, têm protagonizado a briga pela liderança em 2024, repetindo o duelo que travaram em 2023 - no ano passado, a briga foi vencida pelo T-Cross.
O quarto SUV mais vendido em abril foi o Volkswagen Nivus, com 5.259 unidades. O Nissan Kicks alcançou 4.582 exemplares e fechou o "top 5" da categoria. A lista continua com o Jeep Renegade na sexta posição, o Honda HR-V na sétima e o Compass na oitava. Fiat Fastback e Corolla Cross foram respectivamente, nono e décimo.
Novatos
O início de 2024 foi marcado pela chegada de alguns modelos inéditos ao mercado brasileiro. Mas como está o desempenho desses produtos no mercado? Por enquanto, o mais bem sucedido é o Dolphin Mini. Com 3.143 emplacamentos, foi o 24ª carro mais vendido em abril.
O Kardian teve seu primeiro mês cheio de vendas, somando 1.581 unidades emplacadas. No ranking, ocupou a 40ª colocação. No segmento de SUVs, foi 17º, uma posição à frente do C3 Aircross. O Citroën chegou no fim do ano passado, mas sua versão de sete lugares só veio em 2024.
Em abril, o C3 Aircross somou 1.120 emplacamentos, ficando com a 18ª posição na lista dos SUVs mais vendidos. No ranking geral, é 46º colocado. Já a Fiat Titano teve apenas 43 unidades emplacadas no mês passado. Os dados são da Jato do Brasil.
Os dez carros mais vendidos em abril
1º Volkswagen Polo - 12.434 unidades
2º Fiat Strada - 11.497
3º Chevrolet Onix - 9.087
4º Fiat Argo - 8.599
5º Hyundai HB20 - 8.194
6º Chevrolet Onix Plus - 7.049
7º Volkswagen T-Cross - 6.224
8º Toyota Hilux - 5.707
9º Chevrolet Tracker - 5.670
10º Fiat Mobi - 5.420
Fonte: Jato do Brasil
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário