Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

De Porsche à Kombi: famosos abandonam combustão e se rendem aos elétricos

Um dos carros mais famosos de todos os tempos, o Porsche 911 não terá versão elétrica nos próximos anos. Está prestes a chegar a linha 992-2 do modelo, que é a atualização de meio de ciclo da atual geração. A novidade será uma inédita configuração híbrida.

O 911 totalmente a baterias deve ficar para a próxima geração do icônico modelo esportivo - provavelmente, a ser lançada entre o fim desta década e o início da próxima.

No entanto, há outros carros famosos -dentre eles, alguns que estão entre nós há muitas décadas - que já ganharam versões elétricas.

Porsche Macan

Imagem
Imagem: Jorge Moraes/UOL

A própria Porsche já tem um exemplo. O primeiro modelo elétrico da montadora é o Taycan, que nada tem a ver com outros produtos da marca. O segundo é o Macan. Esse SUV é um dos carros mais recentes da linha Porsche. Não tem tradição de décadas. Ainda assim, é famoso, pois se tornou um dos mais vendidos pela montadora no mundo.

A nova geração do Macan veio em versão apenas elétrica. O produto acaba de ser lançado na Europa, e deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre. Inclusive, já tem preços definidos e está em pré-venda. São R$ 580 mil para a versão 4 e R$ 770 mil para a Turbo.

E o Macan a combustão? O modelo não desapareceu, e continuará sendo vendido pelos próximos anos. Porém, com a carroceria da antiga geração do SUV. No Brasil, as versões a gasolina são quatro, e custam entre R$ 480 mil e R$ 735 mil.

Fiat 500

Fiat 500 elétrico
Fiat 500 elétrico Imagem: Marcelo Justo/UOL
Continua após a publicidade

O 500 surgiu no final dos anos 1950, e foi produzido até meados da década de 1970. Em 2007, veio uma releitura do carrinho, que trouxe ares mais modernos para suas tradicionais linhas - a exemplo do que fez a Volkswagen com o Fusca. Essa mesma geração sobrevive até hoje, na Itália.

Porém, naquele mercado, traz agora apenas conjunto híbrido. Já a nova geração do 500 é 100% elétrica, sem nenhuma versão a combustão. Assim, o caso do modelo da Fiat é semelhante ao do Macan - em que o modelo mais antigo convive com o novo, a bateria.

Na Europa, há também o 500X, com linhas inspiradas nas do hatch, mas feito em outra plataforma. Trata-se da Small Wide, a mesma dos brasileiros Toro, Renegade, Compass, Commander e Rampage. O SUV também é híbrido.

O 500 que surgiu em 2007 passou a ser produzido no México em 2011. Vendido no Brasil, fez muito sucesso por aqui. Mas, com o fim da fabricação do produto no país da América do Norte, a Fiat deixou de importá-lo. Agora, só oferece no mercado nacional a atual geração, elétrica, por R$ 214.990.

Ford: F-150 e Mustang

Mustang Mach-E
Mustang Mach-E Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

Veículo mais vendido dos Estados Unidos, a Ford F-150 é conhecida por ser uma queimadora de combustível, já que é pesadona e tem entre seus motores um poderoso V8. Mas você sabia que a picape traz também uma opção que não emite gases no escape?

Trata-se da F-150 Lightning, que é literalmente uma versão elétrica do produto - aqui, nada de gerações diferentes para o mesmo modelo. De mudanças, além do motor, a picape traz algumas peculiaridades visuais, como a grade frontal fechada. No Brasil, há apenas opções V8, que partem de R$ 479.990.

O caso do Mustang é diferente. O modelo, um dos maiores clássicos americanos, continua vivendo firme e forte sua jornada de décadas, e tem inclusive uma nova geração - que está em fase de pré-venda no Brasil. Mas a Ford lançou também um SUV elétrico com o mesmo nome.

Trata-se do Mustang Mach-E. O produto tem linhas inspiradas nas do cupê, mas as coisas em comum param por aí. No Brasil, o SUV elétrico é oferecido na versão GT, com 487 cv e preço de R$ 486 mil.

O renovado cupê também traz apenas versão GT para o mercado brasileiro, nesta nova geração. Seu V8 aspirado tem 488 cv de potência. O preço sugerido é de R$ 529 mil.

VW Kombi/ID. Buzz

Volkswagen ID Buzz
Volkswagen ID Buzz Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Um dos veículos mais amados pelos brasileiros, a Kombi fez história no País. O modelo sobreviveu por 56 anos praticamente sem mudanças - uma das últimas foi a substituição do motor a ar pelo arrefecido a água. Em 2013, finalmente, a "perua" disse adeus.

Porém, a Kombi ganhou uma releitura 100% elétrica. Trata-se do ID. Buzz, uma van que vem sendo exposta no Brasil há alguns anos. No fim de 2023, ela finalmente começou a ser oferecida no País, mas apenas por meio de locação.

O modelo é ofertado por meio do programa de assinaturas Sign & Drive, da Volkswagen. Os preços mensais partem de R$ 12.990. Só é uma pena a montadora não ter adotado, no Brasil, o nome de Kombi para o produto. Mas trata-se de uma diretriz mundial. Os elétricos da VW são "ID".

Renault Megane

Megane E-Tech
Megane E-Tech Imagem: Jorge Moraes/UOL

O Megane foi um dos maiores sucessos da história da Renault. No Brasil, teve versões sedã (em uma época em que esse segmento era extremamente relevante) e perua. Depois, acabou sendo sucedido, aqui pelo Fluence.

Continua após a publicidade

Na Europa, sobreviveu, inclusive com carroceria hatch. E foi justamente esta que a Renault escolheu o para a nova geração do modelo, que agora se chama Megane - na verdade, o nome completo é Megane E-Tech.

Isso porque o carro é agora 100% elétrico. Aqui, nada de convivência de gerações, como no Macan e no 500. O antigo Megane disse adeus. Agora, ficou apenas o novo E-Tech, que, aliás, não é assim tão hatch. A Renault deu ao produto vão livre do solo mais alto para chamá-lo de SUV - ou, se preferir, crossover.

O Megane E-Tech está à venda no mercado brasileiro por R$ 279.900. Além dele, montadora transformou em 100% elétricos outros dois produtos de sucesso em sua história: Renault 5 e Scenic (que também perdeu o acento no nome). Nenhum deles é oferecido no Brasil por enquanto.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes