Renault Kardian: 4 coisas irritantes no SUV e detalhes que valem a compra
O Kardian foi um dos principais lançamentos da Renault nos últimos anos. O modelo marca a estreia da nova plataforma da montadora no Brasil, além de um distanciamento da subsidiária nacional da Dacia. A partir de agora, no país, a montadora não usará mais base da fabricante romena de baixo custo.
Posicionado abaixo do Duster - que em breve mudará de geração, a ser feita sobre a nova plataforma -, o Kardian veio para concorrer com SUVs subcompactos como Pulse e Nivus. As montadoras estão cada vez mais investindo nessa subcategoria de entrada do segmento de utilitários esportivos.
O modelo chama a atenção pelo belo design, e também por trazer tecnologias que impressionam para um SUV de entrada. Porém, tem algumas coisas irritantes, principalmente em relação à usabilidade.
Abaixo, mostro quais são elas. Antes disso, saiba os preços. São três versões. A Evolution sai por R$ 112.790 e a intermediária, Techno, por R$ 122.990. A avaliada para esta reportagem é a topo de linha, Première Edition, a R$ 132.790.
Muita das tecnologias listadas abaixo são exclusivas do Kardian mais caro. Todos as versões trazem o novo motor 1.0 turbo da Renault, com até 125 cv (etanol). O câmbio é automatizado de seis marchas e duas embreagens.
Coisas irritantes
A tela da central multimídia demora de dois a três segundos para mostrar as imagens da câmera traseira, após o motorista engatar a marcha à ré. Pode parecer pouco tempo, mas não é. É irritante, principalmente naqueles momentos em que conseguimos uma brecha para sair de vagas de ré em uma rua movimentada. São segundos que fazem a diferença.
O segundo ponto irritante também está relacionado à câmera. Após uma manobra para sair de vaga de estacionamento, a câmera dianteira é acionada quando se posiciona a alavanca do câmbio na posição Drive (D). Via de regra, após alguns segundos essa imagem desaparece. Mas, de vez em quando, sem muito critério, fica para sempre na tela central. Como fazer para que ela desapareça?
É o mesmo procedimento da coisa irritante de número 3, relacionada à câmera multivisão do Kardian. Sobre a função dessa tecnologia falaremos mais adiante. Uma vez acionada, é como se ela "travasse" na tela do Kardian, embora esteja funcionando. Não adianta acionar o ícone da "home", nem os demais disponíveis do multimídia.
Para sair da câmera multivisão, e também da dianteira após as manobras de estacionamento, é preciso obrigatoriamente acionar o ícone exclusivo da tecnologia no painel central. Pode parecer óbvio, mas não é, pois em outros carros do mercado o usuário consegue mudar de página na tela central selecionando qualquer ícone.
Portanto, a solução do Kardian é pouco intuitiva. A boa notícia é: quem tem o SUV vai se acostumar rapidamente com isso. E chegamos agora à coisa irritante de número 4 - pois nem só de problemas de projeção de imagem é feita a lista de falhas do novo Renault.
Mudar a iluminação personalizável da cabine é uma das coisas menos intuitivas que já vi em um carro. Tanto que, no lançamento, tive de recorrer ao time técnico da Renault para me ensinar. Isso porque o motorista só consegue fazer isso por meio da área de configuração dos modos de condução do produto.
Espero que as concessionárias tenham sido bem treinadas para ensinar isso aos proprietários na entrega técnica do produto. Isso porque é bem provável que eles tenham dificuldades de descobrir sozinhos.
Detalhes legais
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Quero receberAs coisas irritantes já deixam evidentes alguns detalhes legais do carro. Afinal, em que outro modelo do segmento é possível personalizar iluminação de portas e painéis em várias cores diferentes? Pois é: o Kardian oferece essa tecnologia, que permite que cada dono imprima um pouco de sua personalidade ao produto.
A câmera multivisão, aliás, é outra exclusividade. Não é uma 360, pois não há vista aérea. O que o sistema faz é mostrar imagens da frente, de trás e de grande parte das laterais. Imagens reais. Isso ajuda bastante em manobras de estacionamento e até para eliminar pontos cegos no trânsito.
Isso porque a câmera multivisão também funciona com o carro em movimento, se o motorista desejar - e, algumas vezes, como explicado acima, até quando o condutor não deseja. Ainda no quesito tecnologia, o Kardian Première Edition vem com controlador de velocidade adaptativo (ACC), partida por botão e freio de estacionamento elétrico.
E há também soluções simples que ajudam bastante no dia a dia. Dependendo do seu smartphone, é comum que ele aqueça demais durante o processo de recarga sem fio em um carro. Com o meu, já aconteceu diversas vezes. No Kardian, há um sistema de ventilação ao redor do carregador por indução, para evitar que esse fenômeno ocorra.
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