Novo Volvo 'barato' e chinês tem estreia triunfal no ranking de vendas
O Volvo EX30 não teve nem um mês completo de emplacamentos, pois suas entregas aos clientes começaram por volta do dia 10 de maio no Brasil. Mesmo assim, o SUV elétrico fabricado na China com preço inicial de R$ 230 mil protagonizou uma estreia triunfal no ranking de vendas.
Aqui estão dois feitos importantes conquistados pelo utilitário esportivo 100% elétrico em maio. Considerando apenas carros de passeio (sem comerciais leves, como as picapes), o EX30 já estreia integrando a lista dos 50 mais emplacados do Brasil - com o 49° lugar.
Outro destaque: foi o segundo carro do segmento de marcas premium mais vendido no mês passado.
Busca pela liderança
Em maio, o novo EX30 somou 468 emplacamentos, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Com isso, ficou atrás apenas do BMW Série 3.
O sedã da marca alemã somou 480 exemplares vendidos no mês passado. Desses, 470 foram da versão de entrada, 320i, montada em Araquari (SC). A terceira colocação ficou com outro BMW nacional, o X1 (439 unidades).
Os números mostram que a meta traçada pela Volvo para o EX30 pode se tornar realidade. A marca quer vender mil exemplares por mês, no Brasil, e tem condições de sobra para entregar esse volume. O carro é fabricado na China, que tem ampla capacidade de produção e excelente logística de exportação.
As mil unidades, se concretizadas, vão dar ao EX30 a liderança disparada do segmento premium. Mais que isso: podem levar a marca sueca a passar a BMW entre as montadoras de modelos de luxo.
Marcas
A BMW é líder disparada do segmento premium. Mas, com os 468 exemplares do EX30, a Volvo já conseguiu se aproximar bastante da alemã em maio. A sueca vendeu 927 carros, ante as 1.477 da primeira colocada.
A Porsche, terceira, teve 613 emplacamentos. A Mercedes-Benz foi quarta, com 538, enquanto a Audi ocupou a quinta colocação (407). Assim, além de começar a se aproximar da BMW, a Volvo abre vantagem para as demais, que têm números mais próximos.
Mas é preciso ver esses números iniciais com cautela. Isso porque as unidades entregues agora são as adquiridas no processo de pré-venda, aberto no ano passado. Os exemplares reservados antecipadamente continuarão sendo emplacados em junho.
Por isso, apenas no final de julho ficará mais claro se, em condições normais, o EX30 será capaz de manter o bom ímpeto inicial. E se conseguirá atingir vendas mensais de mil unidades.
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Quero receberO EX30 é um carro de marca premium, pois esse é o status da Volvo. Porém, é inegável que, apesar de muito tecnológico, ele traz nível de sofisticação inferior ao de outros produtos da montadora.
É por isso que está atuando em uma faixa na qual nenhuma das rivais da Volvo tem representante: a de modelos abaixo de R$ 300 mil.
Diretamente, ele não concorre com produtos de Audi, BMW e Mercedes-Benz. Tanto que essas marcas sabem que podem perder participação, mas não temem queda nas vendas de seus carros.
Mas há um fato que aponta que as concorrentes podem estar erradas. A expectativa pela chegada do EX30 causou um fenômeno na própria Volvo. Às vésperas do lançamento do modelo, os até então veículos de entrada da sueca (XC40 e C40) viram suas vendas registrarem ampla queda.
Porém, há um argumento para as marcas rivais. X1, 320i, Q3 e Classe C, por exemplo, são os mais vendidos de suas montadoras e também estão entre os mais baratos de suas gamas.
Nenhum deles, no entanto, é elétrico. Coisa que o EX30 é. E o XC40 e o C40, também. Isso reforça a tese de públicos diferentes das concorrentes.
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