Nem Strada nem Polo: Brasil deve ter novo carro mais vendido neste mês
A guerra entre Volkswagen Polo e Fiat Strada pelo posto de veículo mais vendido do Brasil está pegando fogo. A picape começou 2024 na frente, mas foi ultrapassada pelo hatch. No mês passado, o produto da marca italiana retomou o primeiro lugar. Em junho, os dois modelos estão brigando unidade a unidade pelo posto. Mas esta não é a principal notícia do mês no ranking de emplacamentos.
A verdade é que há grande possibilidade de nem Polo nem Strada terminarem junho na liderança de vendas. Isso porque há um modelo que, na primeira metade do mês, disparou no primeiro lugar. Seu nome: Hyundai HB20.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), na primeira quinzena o HB20 somou 6.333 unidades vendidas, quase o dobro do segundo colocado. Esse posto é da Strada, com 3.875 emplacamentos. A picape é seguida de perto pelo Polo, com 3.831.
Mas, se faz marcação cerrada na Strada, o hatch da VW sofre pressão ainda maior do quarto colocado, Chevrolet Onix, que está apenas quatro unidades atrás - com 3.827 emplacamentos. O Fiat Mobi completa a lista dos cinco mais vendidos na primeira quinzena de junho (3.021).
Sucesso da Hyundai
Não é só o H20 que está se dando bem. No segmento de SUVs, o mais importante do Brasil, o Creta lidera as vendas. Tem 2.923 unidades emplacadas na primeira quinzena, ante as 2.734 do Tracker, segundo, e as 2.529 do Kicks, terceiro.
Líder no acumulado do ano, o T-Cross aparece apenas na quarta posição em junho, com 2.469 exemplares emplacados. O Nivus fecha a lista dos cinco mais vendidos da categoria, com 2.371 unidades.
Até o "apagadinho" HB20S está em evidência. O modelo não é líder do segmento de sedãs, posto ocupado pelo Onix Plus, com 2.991 emplacamentos. Mas aparece na segunda colocação, com 2.100 exemplares. Mais que isso: no ranking geral, é 13º em junho, ante sua 28ª posição no acumulado do ano (até maio).
A Hyundai fez promoções agressivas em maio para marcar a chegada da linha 2025 de seus modelos. O Creta, por exemplo, estava com descontos até R$ 10 mil. Havia também boas condições de financiamento.
As unidades vendidas em maio tiveram grande reflexo nos emplacamentos da primeira quinzena de junho. Isso significa que, na segunda parte do mês, a tendência é que os carros da marca percam o embalo. Mas, no caso do HB20, a vantagem já é tão grande que o modelo está a um passo de se consolidar como líder ao final de junho.
Outros resultados
Na briga particular entre Compass e Corolla Cross pelo primeiro lugar do segmento de SUVs médios, o modelo da Toyota aparece em vantagem pelo segundo mês seguido. Tem 1.993 unidades vendidas, ante as 1.534 do Jeep.
Para superar o Compass também no acumulado do ano, o Corolla Cross precisa somar cerca de 1.250 unidades a mais no encerramento de junho. É uma missão possível, mas difícil. Tradicionalmente, o modelo da Jeep tende a ir melhor na segunda parte do mês.
Festejado pelos consumidores brasileiros nas redes sociais em 2024, o Tiggo 7 não representa ameaça a Compass e Corolla Cross em junho. Ao menos por enquanto. Outro destaque é a Ranger, que voltou a aparecer na frente da S10.
Na primeira quinzena de junho, a picape da Ford soma 1.556 emplacamentos. O modelo da Chevrolet tem 1.301 unidades vendidas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.