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OpiniãoCarros

Após um ano, nova geração do Nissan Sentra muda de visual no Brasil

A pandemia atrasou o lançamento da nova geração do Sentra, modelo que é feito no México, no mercado brasileiro. Esse atraso acabou dando vida de apenas um ano para o sedã com o design lançado em 2023 no País. Isso porque a Nissan lança agora uma atualização estética para o produto.

A linha 2025 do Sentra chega com nova dianteira. E a montadora aproveitou essa atualização para deixar a versão de entrada mais equipada. Esta recebeu pacote de tecnologias de assistência, que deixaram sua tabela R$ 3.400 mais alta.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Design

O contorno cromado da grade frontal do Sentra ficou mais discreto na linha 2025. Agora, ocupa apenas a parte de baixo da lateral do componente que, por sua vez, ficou maior e com formato levemente atualizado ante o da gama 2024.

O para-choque dianteiro também recebeu atualização. Perdeu os faróis auxiliares. Tudo agora está concentrado nos principais, que são de LEDs e antiofuscamento - tecnologia também disponível, a partir da linha 2025, no Sentra Advance.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

A traseira não muda. Traz lanternas entrecortadas e poucos logotipos. Há apenas a inscrição "Sentra", mas sem referências à versão ou motor. O porta-malas oferece 466 litros de capacidade. O sedã tem 4,65 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 2,71 m de distância entre os eixos.

Cabine

O Sentra Advance 2025 tem interior sóbrio, mas bem acabado. Os materiais são emborrachados e de qualidade. Painéis e portas trazem detalhes que imitam fibra de carbono e couro.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Há alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa. Este último recurso promove vibração no volante quando o motorista invade a faixa sem acionar a seta de sinalização, mas não corrige a direção. Porém, de acordo com a Nissan, em algumas situações age nos freios para ajudar o condutor a voltar à trajetória.

O controlador de velocidade adaptativo, no entanto, continua sendo exclusividade do Sentra Exclusive, assim como a câmera com vista aérea (o Advance traz apenas a traseira). A central multimídia é semi-flutuante e sensível ao toque, mas tem também botões físicos. Há Android Auto e Apple CarPlay.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Outro pênalti é a ausência de saída de ar para quem viaja atrás. O freio de estacionamento, por sua vez, é por pedal. Além do Corolla, que é feito no Brasil, o Sentra acaba de ganhar um novo concorrente: o chinês BYD King.

Desempenho

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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Não houve mudança no conjunto motor-câmbio do Sentra. Ele mantém a transmissão CVT, que simula oito velocidade. O propulsor 2.0 aspirado tem 151 cv de potência e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm. Ele não faz do sedã mexicano um carro extremamente ágil.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

A direção tem boas respostas em curvas e as suspensões, independentes nas quatro rodas, seguram bem a carroceria tanto nesta situação quanto em alta velocidade. Os freios são a discos na frente e atrás.

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Opinião

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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