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Encalharam nas lojas? Veja marcas e carros que se deram mal no 1º semestre

O primeiro semestre terminou e foi marcado pelo avanço de 15,26% nas vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil. Estas totalizaram 1.077.033 exemplares, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A forte alta tem, entre as razões, o impacto de duas novas marcas chinesas do mercado, BYD e GWM.

O volume obtido pelas novas asiáticas - especialmente a BYD - está ajudando as vendas de carros a crescerem no Brasil. Por outro lado, com o avanço das chinesas, há marcas e produtos perdendo participação de mercado e posições no ranking de emplacamentos.

Começando pelas montadoras, a maior perdedora do primeiro semestre de 2024 é a Peugeot - na comparação com o resultado obtido em 2023. No ano passado, a francesa, que conseguiu um belo resultado para o 208, foi a décima colocada no ranking de emplacamentos. No primeiro semestre de 2024, a Peugeot caiu para a 16ª colocação.

O décimo lugar passou a ser ocupado pela BYD. Porém, à frente da francesa também aparecem Caoa Chery, GWM, Ford e RAM. A primeira ganhou participação em 2024 com o Tiggo 5X e o Tiggo 7 Sport.

A GWM é estreante, enquanto a Ford colhe os frutos da boa aceitação da nova geração da Ranger. A RAM, que assim como a Peugeot é parte do Grupo Stellantis, passa da condição de marca de nicho à montadora de volumes relevantes graças ao lançamento da picape nacional Rampage.

Carros que perderam posições

Mas não foi só o avanço de outras marcas que levou à queda da Peugeot. A francesa está se preparando para a mudança de geração do SUV 2008, cuja versão renovada chegará nas próximas semanas. Além disso, o 208 teve, no primeiro semestre, um desempenho bem pior que o de 2023.

No ano passado, o hatch foi o 27º carro mais vendido do Brasil. Na primeira metade de 2024, caiu para a 36ª posição. Outra queda forte foi a do Taos. O Volkswagen é uma das vítimas da avalanche de novos SUVs médios que passaram a ser lançados no mercado a partir de 2023.

Entre as novidades há Song Plus (que na verdade chegou no fim de 2022), Haval H6, Tiggo 7 Sport, Territory e ZR-V. Nesse contexto, o Taos caiu do 39º lugar do ranking dos mais emplacados em 2023 para o 46º no primeiro semestre de 2024.

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Outro carro perdedor desse primeiro semestre foi o Chevrolet Onix Plus, nono mais emplacado. Em 2023, havia sido quinto colocado no ranking de vendas. Com isso, é o que mais perdeu posições entre os dez primeiros colocados da lista. Ainda assim, manteve o posto de sedã mais vendido do Brasil.

A Strada termina o primeiro semestre em desvantagem na briga com o Polo. Líder do mercado nacional desde 2021, a picape encerra o período no segundo lugar. A primeira colocação ficou com o hatch da Volkswagen. A briga, no entanto, não acabou, já que o carro de passeio tem pouco mais de mil unidades de vantagem.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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