Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Novo Volvo 'barato' bomba em vendas, mas será quase impossível superar BMW

O EX30 pode ser a arma da Volvo para ameaçar a hierarquia da BMW no segmento premium. Por outro lado, ficou claro que tirar a alemã do primeiro lugar não será assim tão fácil. O novo SUV foi o carro mais emplacado em junho, com 666 unidades, deixando para trás os dois modelos da concorrente: X1 (555) e Série 3 (470).

Com isso, a Volvo conseguiu se aproximar da BMW. Foram 1.591 unidades para a marca alemã e 1.148 para a sueca. Para comparação, em 2023 a líder vendeu quase duas vezes mais exemplares que a concorrente, tendência que se manteve até abril de 2024, antes do lançamento do EX30.

A BMW vem sendo líder disparada do segmento premium nos últimos anos. Muitas vezes, seu volume de vendas é igual ou superior à soma de todas as rivais, o que deixa claro o domínio que tem nesse nicho do mercado. Mas, em junho, sofreu uma aproximação perigosa daquela que, desde 2023, é sua principal concorrente no ranking de emplacamentos.

Missão difícil ou impossível?

O mês de junho indica que, daqui em diante, a vida da BMW pode ser um pouco mais difícil. Porém, também mostra que tirar o primeiro lugar da alemã a curto prazo será missão das mais difíceis, se não impossível.

Isso porque o EX30 é um produto que parte de R$ 230 mil, valor bem abaixo do inicial das demais marcas premium - que, no geral, têm carros a partir da faixa dos R$ 300 mil. Além disso, o SUV de entrada da Volvo está em fase de emplacamento dos exemplares entregues em pré-venda, período que tende a dar mais volume aos resultados.

A sueca informou também, no lançamento do EX30, que pode entregar até mil unidades do carro (produzido na China) por mês. Por isso, escassez de exemplares não deverá ser um problema. Mesmo com tudo a favor, no entanto, a Volvo não conseguiu superar a BMW no resultado mensal.

E a razão mais provável é o posicionamento do EX30. O produto está trazendo mais clientes não apenas para a Volvo, mas também para o segmento de marcas premium. Por outro lado, não afeitou diretamente os SUVs das concorrentes. Ao menos, não em junho.

BMW X1 e Audi Q3 não foram afetados pelo EX30
BMW X1 e Audi Q3 não foram afetados pelo EX30 Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

O X1, candidato a ser o carro afetado na BMW, teve em junho seu melhor mês de emplacamentos em 2024. Seus compradores poderiam até desistir do produto para pagar menos no EX30. Só que o Volvo tem uma limitação que os SUVs de entrada das demais marcas não têm. Trata-se de um produto elétrico.

Os EVs, no Brasil, não são para qualquer consumidor, em parte por causa da dificuldade logística de recarga na estrada. Não é à toa que a Volvo passou a cobrar pela recarga de modelos de outras marcas em seus carregadores.

Se por ora não afetou produtos como X1 e Q3, o EX30 causou um efeito caseiro e tanto. Ele derrubou as vendas de um dos produtos mais bem-aceitos da Volvo no Brasil até então, o XC40. Desde abril, às vésperas da chegada do novo SUV, os emplacamentos do veterano vêm despencando.

Isso ocorre porque, apesar de mais caro, o XC40 também é elétrico. Tem apelo com o mesmo tipo de cliente do EX30: aquele que já aderiu ou está aderindo ao EV. Nesse caso, vale a lógica do economizar bastante para ter um produto um pouco inferior mas, ainda assim, premium. Lógica que não vale com o X1.

Com a queda do XC40, e sem conseguir afetar as vendas do X1, alcançar a BMW fica muito complicado. Além do EX30, a Volvo conta com o XC60 entre os produtos de maior volume do segmento premium. A alemã tem uma linha mais variada, que inclui modelos feitos em Araquari (SC) e muitas opções a combustão (algo que ainda faz toda a diferença).

Dá para a Volvo ser líder? Até dá, principalmente em eventuais resultados mensais. Mas, para isso, as mil unidades do EX30 que a marca afirma ter capacidade de entregar por mês terão de se converter em mil emplacamentos.

Continua após a publicidade

Marcas premium no primeiro semestre

Pouca coisa mudou entre as montadoras do segmento premium no primeiro semestre de 2024, na comparação com o fechamento do ano passado. A BMW liderou, com 7.646 unidades vendidas, e a Volvo manteve a segunda colocação, com 4.119.

A surpresa foi a Porsche, que tirou a Audi do terceiro lugar. O 911 vem apresentando resultados surpreendentes e é presença constante na lista dos dez mais vendidos do segmento premium (confira abaixo o ranking de junho e do semestre).

Porsche 911: oitavo colocado na lista dos carros premium mais vendidos no semestre
Porsche 911: oitavo colocado na lista dos carros premium mais vendidos no semestre Imagem: Rafaela Borges/UOL

Além disso, no mês passado o Cayenne teve emplacamentos bem mais altos que a média, por causa do início das entregas das versões híbridas (que estão em pré-venda desde o ano passado). O SUV foi o quarto carro de luxo mais vendido em junho.

No primeiro semestre, a Porsche somou 3.034 emplacamentos, ante os 2.771 da Audi, agora quarta colocada. Esta alemã, aliás, está em empate técnico com a quinta, que tem 2.770. O posto é ocupado pela Mercedes-Benz, também em boa recuperação em 2024.

Continua após a publicidade

No primeiro semestre deste ano, a Mercedes-Benz já conseguiu deixar a Land Rover para trás - havia vendido menos que a inglesa em 2023. Agora, passa a lutar com a Audi pela quarta posição do segmento premium - mesmo sem ter nenhum produto na lista dos dez mais emplacados.

Carros premium no semestre

No ano passado, o carro premium mais vendido foi o BMW Série 3, com o X1 na segunda colocação. No primeiro semestre de 2024, os modelos inverteram a ordem. O SUV foi primeiro colocado e o sedã, o vice-líder.

Terceira e quarta posições são ocupadas por modelos da Volvo. O XC60 aparece na frente. O EX30, com os bons resultados de maio e junho, já figura no quarto lugar de emplacamentos do segmento premium.

O quinto posto do primeiro semestre ficou com o Audi Q3. Os dados desta reportagem são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e da Jato Dynamics.

Os carros premium mais vendidos em junho

1º Volvo EX30 - 666 unidades
2º BMW X1 - 555
3º BMW Série 3 - 470
4º Porsche Cayenne - 319
5º Volvo XC60 - 244
6º Audi Q3 - 212
7º BMW X3 - 162
8º Audi Q5 - 119
9º Volvo XC40 - 95
10º Porsche 911 - 93

Continua após a publicidade

Fonte: Jato Dynamics

Os carros premium mais vendidos no primeiro semestre

1º BMW X1 - 2.436 unidades
2º BMW Série 3 - 2.238
3º Volvo XC60 - 1.448
4º Volvo EX30 - 1.164
5º Audi Q3 - 1.151
6º Porsche Cayenne - 839
7º Land Rover Discovery - 833
8º Porsche 911 - 809
9º Audi Q5 - 751
10º BMW X3 - 702

Fontes: Fenabrave e Jato Dynamics

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes