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Fim do reinado? Toyota está a um passo de ser ultrapassada por BYD e GWM

O primeiro semestre de 2024 indica que não vai dar para a Toyota. Aquela que era até então líder disparada do segmento de carros híbridos no Brasil está a um passo de perder seu posto para duas chinesas. Basta saber qual será a primeira a superá-la: GWM ou BYD.

Nos seis primeiros meses deste ano, a Toyota vendeu 10.514 híbridos no País. A marca tem dois produtos da categoria, Corolla e Corolla Cross. O segundo lugar ficou com a BYD, que registrou 10.113 exemplares emplacados, ante as 9.043 da GWM.

Os números indicam que a BYD será a primeira a ultrapassar a Toyota. Porém, em junho, a marca que vendeu mais híbridos no País foi a GWM, com 2.153 unidades, ante as 1.989 da outra chinesa, vice-líder. A Toyota ficou com a terceira posição (1.644).

BYD é a aposta

O mais provável é que a BYD se torne a nova líder do segmento de híbridos. E isso pode ocorrer já ao final do mês de julho. A principal razão da aposta não é a vantagem que a marca tem para a GWM no momento, e sim seu mais novo produto.

As vendas de híbridos da BYD no primeiro semestre ficaram concentradas no Song Plus, único produto da categoria que a fabricante tinha até então. O SUV e o GWM Haval H6 vêm travando boa disputa no mercado. Há meses em que um vende mais e, em outros, a dianteira é do concorrente.

Só que, em junho, a BYD começou a vender no Brasil o King, agora o híbrido plug-in mais barato do País. Esse modelo vai contribuir bastante para a marca alcançar o primeiro lugar, já que a expectativa é que venha para somar, não dividir. Isso porque o produto é um sedã, de segmento diferente ao que pertence o Song Plus (o de SUVs).

Sedã este que deve facilitar a missão da BYD de ultrapassar a Toyota no segmento de carros híbridos, pois veio para concorrer diretamente com um dos representantes da Toyota na categoria, o Corolla. Vale destacar que, em julho, a chinesa começa a vender o renovado Song Plus no mercado brasileiro.

A GWM não está parada. Também no mês passado, começou a vender uma nova versão plug-in do Haval H6, mais barata que as demais. Este lançamento deverá dar munição à marca na briga. Porém, suas próximas novidades devem chegar apenas em 2025.

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Outra que não está parada é a Toyota. Mesmo que perca a liderança no próximo mês, a marca terá grandes chances de retomá-la com o lançamento do Yaris Cross, que deverá vir com versões híbridas. A estimativa é de que o SUV compacto seja lançado no fim deste ano.

Mercado geral

No mercado geral, sem restrições do segmento de híbridos, a Toyota está em outro patamar de vendas, quando comparada à BYD e GWM. A montadora, que também tem versões apenas a combustão de Corolla e Corolla Cross, além de obter altos volumes para a Hilux, registrou 91.714 exemplares emplacados no primeiro semestre.

O número dá à Toyota o quarto lugar no ranking geral de vendas de automóveis e comerciais leves, atrás de Fiat (líder), Volkswagen (vice-líder) e Chevrolet (terceira colocada). Já a BYD é décima nessa lista, com 32.558 unidades vendidas. A GWM é 15ª (12.731).

Elétricos

Um fenômeno que chamou a atenção no primeiro semestre de 2024 foi o crescimento do segmento de carros elétricos. No mesmo período de 2023, as vendas desses produtos totalizaram 3.592 unidades. Agora, somaram 30.811. A alta foi de 757,77%.

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A BYD é a parte mais importante desse crescimento. De todas os exemplares vendidos no primeiro semestre, 22.346 foram da marca chinesa, que tem produtos como Dolphin Mini, Dolphin, Seal e Yuan Plus.

A segunda colocada, GWM, aparece bem atrás, com 3.687 emplacamentos. A marca tem apenas um elétrico na linha, o Ora 03. A Volvo foi terceira, com 2.148 unidades vendidas. A sueca deve ganhar força no segundo semestre graças aos bons resultados do recém-lançado EX30.

O carro elétrico mais vendido no primeiro semestre foi o Dolphin, com 9.608 emplacamentos, com o Dolphin Mini no segundo lugar (9.050). O Ora 03 foi terceiro (3.687) e o Seal, quarto (2.193). O Yuan Plus fecha o top 5 (1.332).

Porém, em breve o EX30 deve entrar no clube dos cinco mais emplacados. Isso porque, com apenas dois meses completos de emplacamentos, já soma 1.164 unidades. Em breve deve deixar para trás o Yuan Plus. Também pode superar o Seal. Em junho, vendeu mais até que o Ora 03.

No primeiro semestre de 2024, os elétricos e híbridos representaram 9,3% do total das vendas de automóveis no Brasil. No mesmo período de 2023, tinham 4,4% do mercado.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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