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Líder dos carros premium usa até 'rolê' em Interlagos para mimar clientes

Até mesmo as marcas generalistas fazem ações para atrair e fidelizar clientes. Imagine então como é essa missão para uma montadora de veículos premium, especialmente em relação aos donos e possíveis proprietários de carros especiais, que valem muitos milhares e até milhões? É preciso oferecer experiências que vão além de possuir o automóvel.

A BMW é a líder de vendas disparada do mercado de carros premium. Mas, além de produzir automóveis em Araquari (SC) - aliás, foi a única que não desistiu nem paralisou a fabricação mesmo em tempos difíceis -, o que a marca tem feito para atrair e fidelizar clientes?

Uma das estratégias certeiras é oferecer coisas que, nem pagando, o cliente pode ter - porque, se for para pagar, quem compra um carro milionário paga sem pensar duas vezes. No último 13 de julho, data dos treinos da etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), a montadora caprichou em uma ação para aqueles que compraram um de seus carros mais especiais, o limitadíssimo M3 CS.

Essa é uma versão especial do M3, que só teve 17 unidades destinadas ao Brasil. Voltada a track days, é mais leve que o M3 Competition, e tem 40 cv a mais (seu seis-cilindros entrega 550 cv). De 0 a 100 km/h, acelera em 3,2 segundos.

Quem comprou, e pagou R$ 1.299.950 pelo modelo, está começando a recebê-lo. Mas, antes disso, esses proprietários foram convidados ao WEC, no Autódromo de Interlagos (São Paulo), para uma volta rápida na pista com Augusto Farfus. O piloto brasileiro compete no Mundial de Endurance pela equipe BMW, na categoria GT.

Além da volta rápida, e de conhecer mais detalhes técnicos do M3 CS, os donos do modelo ganharam um capacete personalizado pintado por Alan Mosca, filho de Sid Mosca - responsável pelas famosas personalizações dos capacetes de Ayrton Senna na Fórmula 1.

Capacete personalizado para os donos de M3 CS, assinado por Farfus
Capacete personalizado para os donos de M3 CS, assinado por Farfus Imagem: Divulgação

No capacete de cada proprietário está uma inscrição com o número do chassi de seu M3 CS. Esses clientes, junto com outros donos de modelos da divisão Motorsport (M), puderam também usufruir do espaço da BMW no paddock do WEC, com vista privilegiada e atrações como visita ao interior dos boxes da equipe, inclusive os da categoria principal (Hypercars, disputada por protótipos).

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Quem deu sorte conseguiu acompanhar de perto um pit stop, ou troca de pilotos - cada equipe tem três, já que a corrida de longa duração é de seis horas, mas pode chegar a 12 ou até 24 em outras etapas. São coisas que o dinheiro não compra. Ao menos, não diretamente. É preciso ser um cliente VIP - dono de um carro especial ou, ao menos, um M - para viver essas experiências.

A palavra de quem participou

Um dos 17 felizardos que vão ter na garagem um M3 CS é o empresário Marcos Regadas. Ele é um dos maiores admiradores do M3 no Brasil, e dono de uma coleção que é uma verdadeira joia. Esta é formada por exemplares de todas as gerações do modelo, em variados tipos de carroceria.

A coleção de M3 de Regadas tem nada menos do que oito unidades. "As V8, da série E92, eu tenho em todas as versões: cupê, quatro-portas e conversível", conta Regadas. Fãs de carros alemães, o empresário tem automóveis de outras marcas (as japonesas também estão na lista). "Mas o modelo que mais me fascina, até pelo custo-benefício, é o M3. É uma paixão que eu tenho desde criança."

BMW M3 CS
BMW M3 CS Imagem: Divulgação

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Para Regadas, a experiência que a BMW proporcionou foi emocionante e inusitada. "Eu fiquei muito feliz de ter feito parte daquele evento", conta. "A gente teve grandes oportunidades: a de ver os carros e a de estar com um piloto como o Farfus, de quem eu sou bem fã. Ele estava ali para mostrar tudo sobre a marca, e sobre o carro. Eu adorei."

Head de marketing da BMW, Tatiana Biasetton conta que, no WEC, o foco foi nos clientes de M3 CS e modelos M em geral, assim como alguns prospects (potenciais compradores dos carros esportivos da marca). "Isso ocorreu porque esta foi uma volta da BMW aos eventos de automobilismo no Brasil. Fazia tempo que não tínhamos essa oportunidade, que tem tudo a ver com os donos de carros M."

A 6 Horas de São Paulo, válida pelo Mundial de Endurance, foi realizada no Brasil entre 2012 e 2014, também no Autódromo de Interlagos, com vitórias de Toyota, Audi (agora fora da categoria) e Porsche. Em 2024, após dez anos, a corrida voltou a ser realizada.

A BMW tem, no WEC, equipes nas categorias Hypercars e GT. E investiu bastante na experiência dos convidados para este evento. Tanto que tinha uma das maiores áreas do paddock, ao lado da Toyota. Isso mostra o empenho da marca em reforçar sua imagem de esportividade, já que essa competição tem times de fábrica de inúmeras outras montadoras. Entre elas, Peugeot, Porsche, Ford, McLaren, Ferrari, Lamborghini, Cadillac (GM) e Alpine (Renault).

Modelos BMW e Mini na Nike São Paulo Run
Modelos BMW e Mini na Nike São Paulo Run Imagem: Divulgação
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Como dirigir um BMW na pista sem ser cliente

Tatiana conta que a BMW promove outras ações, não necessariamente voltadas a clientes de modelos M. A de destaque é destinada a todo tipo de público, inclusive quem não tem um veículo da marca. Trata-se do Driver Training, que já teve duas etapas em 2024, e terá outras duas até o fim do ano - em agosto e setembro (veja o calendário).

Há dois módulos, o Experience e o Performance. O primeiro é aberto ao público geral, que pode viver experiências na pista com os modelos da montadora - inclusive os esportivos M. O preço é o mesmo para clientes e não clientes: R$ 7 mil.

BMW Driver Training
BMW Driver Training Imagem: Divulgação

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Com o Experience, além de oferecer a experiência de dirigir esportivos de sua frota na pista, a BMW está de olho nos potenciais clientes. Já o Performance é só para donos de carros da marca, que fazem o programa com automóvel próprio. O investimento é de R$ 5 mil. As etapas de agosto e setembro serão no Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).

Com o programa Experience do Driver Training, a BMW é a única marca premium, no Brasil, que oferece a não clientes a oportunidade de dirigir seus carros em pista. A Audi já teve programa semelhante, mas neste momento ele não está ativo. A Porsche tem inúmeras experiências em pista no decorrer do ano, mas só para proprietários (que utilizam automóveis próprios).

Outras ações

Em novembro, está confirmada uma nova edição de um evento de pista, gratuito, para clientes BMW. Trata-se de uma ação que inclui possibilidade de voltas rápidas com variados modelos da frota da marca na pista, além de atividades para toda a família - como exposições e opções gastronômicas.

Esse evento já foi realizado, em anos anteriores, no Autódromo de Interlagos e no Circuito Panamericano, em Elias Fausto (SP). Este ano, ocorrerá novamente na pista do interior de São Paulo. "É para clientes M, mas também para prospects", diz Tatiana.

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A marca também tem reforçado sua presença, com patrocínio e exposição de carros, em eventos que atraem donos de BMW e potenciais clientes. Os últimos foram a SP Arte e a Nike São Paulo Run, no último 14 de julho. Na corrida de rua promovida pela fabricante de artigos esportivos, a BMW expôs automóveis elétricos (seus e de sua controlada Mini), a fim de incentivar hábitos saudáveis.

Peugeot no WEC

Espaço da Peugeot no WEC
Espaço da Peugeot no WEC Imagem: Peugeot/Divulgação

As marcas que têm equipes de fábrica no WEC aproveitaram o evento, que reuniu mais de 70 mil pessoas em Interlagos, para fazer algumas ativações. Na área destinada a fãs, havia muitos estandes de montadoras, com atividades variadas.

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Entre eles, chamou a atenção o da Peugeot, que escolheu o WEC para expor pela primeira vez o novo E-2008. O SUV elétrico está prestes a ser lançado no mercado brasileiro com atualizações, mas o preço ainda é um mistério.

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