Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Greve em fábrica faz Renault cair em vendas; confira o ranking de julho

Houve poucas novidades no ranking de vendas de julho, divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Um dos fatos que chamaram a atenção foi o desempenho ruim da Renault, reflexo da greve na fábrica da montadora em São José dos Pinhais (PR). Esta terminou em junho, mas ainda causa impacto nos emplacamentos de carros da marca.

O Renault mais emplacado em julho foi o Kwid, que ficou fora da lista dos 20 mais vendidos. Com 3.520 unidades, apareceu na 22ª posição do ranking - regularmente, este é um veículo do "top 10". Ainda assim, o prejuízo para a francesa não foi tão alto na competição de marcas.

Em julho, a Renault apareceu na sétima colocação. Tradicionalmente, a marca é sexta, posição que conseguiu manter no acumulado do ano. No mês passado, a líder foi a Fiat, com a Volkswagen no segundo lugar, a Chevrolet no terceiro, a Toyota no quarto, a Hyundai no quinto e a Jeep no sexto.

Nissan, Honda e BYD fecham a lista das dez marcas que mais venderam carros em julho - respectivamente na oitava, nona e décima posições.

Topo do ranking

Entre os dez carros mais vendidos em julho, a líder foi a Fiat Strada, com o Polo no segundo lugar e uma surpresa no terceiro: Fiat Argo (confira a lista completa abaixo).

O T-Cross apareceu na quarta posição e o Onix, na quinta. Quem se deu mal foi o HB20, líder em maio. Desta vez, não conseguiu ser nem o Hyundai mais vendido, posto que ficou com o Creta, sexto no ranking geral de emplacamentos. O hatch aparece logo atrás, em sétimo.

A lista dos dez mais vendidos tem ainda Mobi, Tracker e Kicks. O Fastback, que vinha fazendo um bom mês e chegou a aparecer no "top 10" dos carros mais emplacados do Brasil na primeira quinzena, acabou ficando para trás. Obteve o 12º lugar.

Aliás, o SUV não conseguiu nem uma vaga entre os cinco SUVs compactos mais vendidos. Esse posto acabou ficando com o Renegade. O Fastback foi sexto, uma posição à frente do Nivus.

Continua após a publicidade

SUVs médios e picapes

Em julho, o Corolla Cross liderou mais uma vez o segmento de SUVs médios, com 4.848 emplacamentos. O Compass foi segundo colocado, com 4.728. Essa vantagem, porém, ainda não foi suficiente para o Toyota assumir a ponta no acumulado do ano. O Jeep continua na primeira colocação.

De volta a julho, o terceiro SUV médio mais emplacado foi o Tiggo 7, com 3.471 unidades. Na quarta posição aparece o Haval H6, cujas vendas ganharam impulso com a chegada da nova versão PHEV 19 - e totalizaram 2.786 exemplares. O Song foi quinto (2.139).

Entre as picapes médias feitas sobre chassi, a Hilux aparece novamente na liderança (4.760). A Ranger foi segunda colocada (2.685) e a S10, terceira (1.993). A lista continua com a L200, na quarta posição (1.066), e a Frontier, na quinta (801). Já a Titano ultrapassou a Amarok.

A novata da Fiat ficou com o sexto lugar, registrando 714 unidades vendidas. A Amarok, sétima, teve apenas sete emplacamentos a menos. A versão reestilizada da picape da Volkswagen terá seus detalhes revelados em meados do mês de agosto.

Os dez veículos mais vendidos em julho

1 - Fiat Strada - 14.192 unidades
2 - Volkswagen Polo - 12.543
3 - Fiat Argo - 8.663
4 - Volkswagen T-Cross - 8.185
5 - Chevrolet Onix - 7.423
6 - Hyundai Creta - 7.281
7 - Hyundai HB20 - 7.228
8 - Fiat Mobi - 6.807
9 - Chevrolet Tracker - 6.391
10 - Nissan Kicks - 5.819

Continua após a publicidade

Fonte: Fenabrave

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes