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Nova Ford Ranger vira 'Rebeca das picapes' e já cutuca liderança da Toyota

A ginasta Simone Biles é dessas atletas raras que aparecem de tempos em tempos. Como Michael Phelps, na natação, ela é considerada por muitos imbatível na ginástica artística, tamanha sua superioridade. Assim, para os brasileiros, a prata olímpica para Rebeca Andrade já tinha gostinho de ouro, pois significa ser a melhor entre as "mortais".

Afinal, como derrotar aquele, ou aquela, que é imbatível? Ao mesmo tempo, como chegar ao ouro, se já entrarmos na competição conformados com a prata? Rebeca acreditou, e fez uma apresentação perfeita no solo, a modalidade da ginástica artística em que Simone mais se destaca. Conseguiu derrotar a americana.

O mercado de carros tem algumas Biles. Nos últimos anos, os principais vêm sendo o Compass e a Hilux. São aqueles líderes de vendas que parecem imbatíveis, tamanha a vantagem no ranking. Mas o Jeep está prestes a perder o primeiro lugar da categoria de SUVs médios para o Corolla Cross.

A Hilux continua líder. Porém, ganhou no ano passado uma Rebeca Andrade - ou um Corolla Cross - para tirar seu sono. Trata-se da Ranger. Mas esse modelo já existia, e jamais ameaçou o produto da Toyota. Só que a nova geração do modelo da Ford mudou tudo. Para a crítica, tornou-se a referência de qualidade do segmento de picapes.

Atingiu o objetivo?

Sucesso de crítica, a Ranger é melhor que a Hilux em praticamente todos os aspectos. Porém, no mercado de veículos, ser superior nem sempre significa vender mais. E, um ano após seu lançamento, o modelo da Ford não conseguiu superar o da Toyota nos emplacamentos.

Isso quer dizer, então, que em um ano a Ranger não atingiu seu objetivo? Em meu ponto de vista, atingiu sim. No lançamento do carro, os executivos da marca esbanjaram otimismo, colocando a liderança do segmento de picapes feitas sobre chassi como algo possível.

Mas, nos bastidores, eles sabiam que seria uma missão difícil, talvez impossível, superar a Hilux. Assim, o principal objetivo era outro: a medalha de prata. Para isso, a Ranger precisaria ultrapassar a S10 no ranking de vendas.

Isso a picape finalmente conseguiu. Mas não foi fácil. Em 12 meses, a Ford precisou lutar bastante para alcançar essa meta. Mas, de janeiro a julho de 2024, a Ranger soma 15.450 emplacamentos, ante os 14.352 da S10.

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A vice-liderança começou a ser desenhada logo após a chegada da nova geração. A partir de então, a picape da Ford passou a vender mais que a da Chevrolet no resultado mensal. Mas a vantagem não foi suficientes para a Ranger ter a vice-liderança no fechamento. A S10 terminou 2023 na frente.

Em 2024, parecia que a vida da Ford seria mais fácil. Porém, prestes a receber reestilização, a S10 passou a ter queima de estoque das unidades antigas. Consequentemente, vendia mais que a Ranger.

Mas, após a chegada da S10 2025, reestilizada e já sem promoções de queima de estoque, a Ranger voltou a vender mais, para assumir o segundo lugar do segmento.

Liderança é possível?

A Ranger não afetou a participação e as vendas da Hilux, mas apenas na teoria. Na prática, para não perder espaço, a Toyota começou a oferecer condições melhores para as versões de entrada do modelo. Isso porque a nova geração da Ford começou a tirar vendas das opções topo de linha da concorrente.

E isso já é um mérito e tanto para a Ranger, que pode sim sonhar com a liderança. Os clientes da Hilux são fiéis, mas a superioridade da Ford começa a ser aceita até por esses.

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Só que a Hilux tem fama de inquebrável e de oferecer manutenção barata. Nesses parâmetros, as gerações anteriores da Ranger nunca tiveram destaque. Porém, com a nova, isso também pode mudar. Só que é preciso tempo de mercado para o consumidor saber se o produto evoluiu nesses aspectos.

Tempo suficiente para que a Toyota deixe sua Hilux mais competitiva e contemporânea, algo aguardado apenas para 2026. Se não fizer isso, a picape pode sim ser superada pela Ranger. Afinal, nada nem ninguém é imbatível.

O Gol, da Volkswagen, era. Até deixar de ser. Assim como o Compass. Levou bem mais de um ano, mas o Corolla Cross agora parece ter finalmente condições de derrotá-lo. Assim como Rebeca conseguiu vencer Simone.

Só que, por ora, a Hilux está tranquila, com 27.044 emplacamentos de janeiro a julho de 2024. Os dados de vendas são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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