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BMW X6: por que SUV é o carro mais controverso e amado da marca alemã

Em uma enquete em meu perfil no Instagram, perguntei a meus seguidores qual é o SUV mais legal da BMW. Entre opções como X7, X5 e X3, a escolha foi o X6. E dá para entender por que quem é apaixonado pela marca escolhe esse produto.

Eu vou explicar adiante. Antes, é importante contar que este é também o SUV mais controverso da montadora. E a razão não é o visual de SUV cupê, que agrada muitos, mas gera crítica de alguns. É o preço.

Aqui, vamos falar especificamente da versão "civil" do X6, a xDrive40i, de entrada no Brasil. A BMW também vende o produto na configuração M Competition, com preparação esportiva e por mais de R$ 1,2 milhão.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Já o X6 xDrive40i, disponível no acabamento MSport, sai por R$ 843 mil. O produto é a versão SUV cupê do X5. É normal, portanto, custar um pouco mais. No caso do Brasil, entre R$ 40 mil e R$ 90 mil a mais.

Controversa

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O X5 xDrive 50e sai por R$ 752 mil na versão de acabamento X Line, de entrada, e R$ 802 mil na M Sport, a mesma oferecida para o xDrive40i do X6. Até aí, tudo bem, certo? Mas agora você terá informações que podem te fazer mudar de ideia.

O X5, nas duas versões, é híbrido plug-in. Então, tem uma tecnologia (cara) que o X6 não oferece. Este traz bateria de 48V que alimenta um pequeno propulsor elétrico e tem como principal missão reduzir emissões. A solução é atualmente praticamente obrigatória em alguns produtos, para que estes possam cumprir as regras anti-poluição na Europa.

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Graças ao sistema plug-in, o X5 tem 498 cv, 129 cv a mais que os 369 cv do X6. Mas como o SUV é mais pesado (por causa da bateria), o SUV cupê anda mais. Certo? Errado!

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O X5 é mais ágil para acelerar de 0 a 100 km/h: 4,8 segundos. O X6 cumpre a mesma missão em 5,4 s. Então o SUV oferece a possibilidade de rodar apenas no modo elétrico na cidade, contribuindo para economia de combustível e redução de poluição. Ainda por cima, anda mais.

Queridinho

Diante do cenário acima, o pensamento óbvio poderia ser: comprar o X6 não faz nenhum sentido. O cliente BMW discorda. Há meses, inclusive, em que o SUV cupê tem mais unidades emplacadas que o X5.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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A razão é que o X6 é muito mais BMW. Na briga com Audi e Mercedes-Benz, esta é, historicamente, a marca mais associada à esportividade. Deixei a Porsche de fora de propósito nessa comparação. É que esta até tem o Cayenne, o Macan e alguns sedãs, mas é essencialmente uma fabricante de esportivos.

Já Audi, BMW e Mercedes-Benz são marcas de luxo generalistas. Fabricam de tudo, desde sempre. E quem procura BMW está em busca de mais esportividade em carros do dia a dia, algo que um SUV cupê como o X6 tem muito mais condições de oferecer que o X5.

Esportividade não é apenas a capacidade de acelerar. É, antes de mais nada, a pegada de dirigibilidade. Com centro de gravidade mais baixo, o X6 tem uma tocada muito mais próxima à de modelos mais grudados no chão. É firme, e incrível na hora de fazer curvas.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Isso sem perder as funcionalidades de SUV, que são bom vão livre do solo (sabe lidar com valetas, lombadas, rampas de garagem e pisos esburacados), posição alta de dirigir e porta-malas amplo, entre outras. Não é à toa que ele é o utilitario-esportivo mais amado pelos clientes da BMW.

Destaques do produto

O X6 xDrive40i MSport traz motor de seis cilindros em linha, com 3 litros e 53 kgfm dr torque. O câmbio é automático de oito velocidades e a tração, 4x4 permanente. Há modos de condução econômico, confortável e esportivo. Neste, o som do propulsor é bem instigante.

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O modelo trouxe mudanças recentes, para de adequar ao novo padrão de interior da BMW. Tem agora telas do painel de instrumentos (digital e configurável) e multimídia integradas. Esta central de comando é sensível ao toque, mas não elimina completamente os botões.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

No console central, há teclas para controle direto de diversas funções - que também podem ser comandadas no multimídia. Entre elas, os modos de condução e mídia. Uma pena não haver opção de ajustar o ar-condicionado fora da tela.

A temperatura até tem entrada direta no monitor, mas para os demais parâmetros é preciso acessar a página de climatização - e sair, por exemplo, da do GPS, se ele estiver em uso.

E for falar em navegador, o nativo do X6 oferece realidade aumentada e conexão com o trânsito. O SUV cupê também conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Há diversas entradas USB na cabine, além de carregador de smartphones por indução. O sistema de som premium é da Harman Kardon.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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O semiautônomo de condução também tem realidade aumentada. Essa função aparece na imagem da câmera dianteira projetada no painel de instrumentos do X6. De volta às novidades do carro, o console central traz uma tecla para o câmbio, em vez da alavanca convencional.

Quanto ao design, o X6 xDrive40i chama a atenção pela grade na cor prata fosca no formato de duplo rim - e sem o exagero que vem sendo comum em alguns novos modelos da BMW. A coluna C rebaixada deixa a aparência mais esportiva. O SUV cupê é visualmente muito mais chamativo - e harmônico - que o X5.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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