Dia de piloto: quanto custa para acelerar BMW em um autódromo no Brasil
Eu já contei aqui sobre o curso de direção que a Porsche promove no Brasil, do qual participei entre o fim de 2022 e o decorrer de 2023. É um misto de track day com treinamento para aprender a entender e pilotar melhor os esportivos da marca. A má notícia: o programa é feito com modelos próprios. Ou seja: só para proprietários. Mas você sabia que, mesmo sem ser dono de um supercarro, dá para pilotar um dos automóveis preparados mais icônicos da história em um autódromo?
Estou falando do M3. O programa BMW Driver Training, que foi retomado no Brasil em 2020, tem dois níveis. O Performance é no mesmo estilo do programa da Porsche: o proprietário participa com seu próprio carro (leia mais abaixo). Já o Experience é com produtos da frota da montadora.
Há diversos modelos, que são distribuídos entre os módulos do programa. Entre eles, o M3. O BMW Driver Experience tem, para a marca, o objetivo de prospectar novos clientes - afinal, o investimento não é baixo. Além disso, é também um mimo para quem já é proprietário de um modelo da montadora - afinal, no evento é possível dirigir na pista automóveis diferentes daquele (ou daqueles) que se tem na garagem.
Já para quem participa, é uma oportunidade não apenas de guiar um esportivo, mas também de fazer isso em algumas das pistas mais legais do Brasil. Neste ano, o programa é realizado no Circuito Panamericano (bacaninha), em Elias Fausto (SP), e no Velocittà (só perde para Interlagos nos quesitos desafio e diversão), em Mogi Guaçu (SP).
A versão brasileira do programa global BMW Driver Training é concebida e coordenada por Ingo Hoffman, que dispensa apresentações, já que é um dos maiores pilotos da história do automobilismo nacional. Ingo ministra aulas, acompanha todo o dia de evento (que vai das 8h às 17h30, nos dois módulos) e ainda conduz um M3 em uma eletrizante volta rápida com os participantes, para encerrar o programa.
Experience
O nível Experience tem aulas teóricas e práticas de direção, e é feito com modelos da divisão Motorsport (além do M3, há também o M2) e i (os elétricos da BMW). Há ainda uma competição entre os participantes com automóveis da Mini, marca controlada pela montadora alemã.
É um nível que inclui exercícios que têm o objetivo de aprimorar as habilidades de direção, como slalom e treinamento de frenagem, por exemplo. Estes são fundamentais para aprimorar as habilidades dos participantes ao volante.
Mas e a parte de pista? Tem também. Após aulas teóricas e práticas, os participantes podem dar algumas voltas no circuito com os modelos esportivos da BMW. Mas quanto custa essa brincadeira? O módulo Experience tem preço de R$ 7 mil, e inclui estacionamento e alimentação (café da manhã, almoço e lanche da tarde).
Há ainda toda a infraestrutura e serviço necessários para a experiência, como ambulâncias com equipe preparada para prestar os primeiros socorros. Em 2024, ainda há duas etapas do módulo Experience na programação do BMW Driver Training, nos dias 27 e 28 de setembro.
O primeiro dia já está esgotado (as turmas têm capacidade máxima de 20 pessoas), mas para o segundo ainda há vagas - será no Velocittà. Elas podem ser adquiridas por meio do site do BMW Driver Training.
Performance
Quem participar do Experience e gostar tem chances de considerar comprar um BMW na hora de trocar de carro para fazer parte do Performance, que é mais legal e mais barato (R$ 5 mil, já que não precisa pagar pelo carro da frota da montadora). Os horários e extras incluídos são os mesmos (refeição, volta rápida, disputa com pista e segurança, entre outros).
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Quero receberA diferença é que o Performance, do qual participei como convidada da BMW, é um track day. Nada de slalom, exercício de frenagem, etc. A experiência é toda na pista. O dia começa com uma palestra de uma hora, ministrada por Ingo Hoffman, com dicas de direção esportiva e também em vias públicas.
Depois disso, os grupos partem para a pista. Na parte da manhã, os participantes percorrem o circuito seguindo o instrutor (um piloto profissional) do grupo - cada um tem três pessoas. Já na parte da tarde, após o almoço, estão todos liberados para as voltas sem nenhum monitor.
Assim, das 14h30 às 17h30, o participante pode rodar no autódromo - no caso da minha participação, foi o Vellocittà - à vontade. Recomenda-se parar após algumas voltas, ou ao menos tirar o pé, para resfriar os pneus. Além disso, é preciso ficar atento ao combustível, pois não há reabastecimento no local.
Quem pode participar
O mais legal é que volta a volta, a medida que ganhamos mais confiança e familiaridade com o circuito, vamos cometendo menos erros e aumentando a velocidade. Para quem não se sente confortável em ir para a pista sozinho, é só requisitar a presença de um instrutor no veículo, ou em um carro madrinha à frente - seguir o piloto ajuda bastante.
A segurança é rígida. Não é permitido ultrapassar. Se um participante estiver mais lento que o outro, deve reduzir a velocidade e indicar com a seta do carro o lado em que vai ficar, para que o de trás, mais rápido, possa passar sem nenhum risco.
A direção de prova é bem atenta também. Está sempre de olho nos mais agressivos, que saem da pista ou fazem manobra de risco, chamando a atenção pelo rádio. Mas quem pode participar desse módulo? Não precisa ter modelo da divisão M não.
Qualquer proprietário é bem-vindo. Os grupos são divididos pelo tipo de carro, já que no momento em que vão para a pista juntos, não é recomendável uma grande diferença de desempenho entre os automóveis. Na minha experiência, havia um apenas com exemplares do 320i.
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