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Jeep corrige seu maior erro com Renegade para tentar bombar em vendas

Em 2021, o Renegade foi líder de vendas do segmento de SUVs compactos no Brasil, posição que vinha ocupando, com algumas exceções, desde seu lançamento (em 2015). No início de 2022, veio o motor 1.3 turbo, leve facelift e o fim das versões a diesel. Nos primeiros meses, houve fila pelo carro; toda a indústria enfrentava problemas de produção.

Aí tudo foi voltando ao normal, mas o Renegade nunca mais disputou a liderança do segmento - agora do T-Cross, que tem entre os principais adversários o Tracker e o Creta. Por que isso ocorreu? Seria pelo fim das versões a diesel?

No caso do Renegade, pouco provável, já que esse propulsor representava menos de 10% das vendas quando a Jeep deixou de oferecê-lo. Além disso, a tração 4x4 foi mantida, combinada ao agora único motor da linha, 1.3 turbo. Isso permitiu deixar o Jeep equipado com sistema integral mais barato.

Assim, não foi o fim do diesel, e sim a simplificação das versões 4x2, que acabou tirando o Renegade da jogada. O modelo lançado em 2022 veio com quatro opções de acabamento apenas, sendo duas com tração dianteira e duas 4x4

São as 4x2 que ocupam a mesma faixa de preço dos principais rivais do Renegade. Mas, com a linha simplificada, o Jeep deixou de dar variação de opções ao consumidor e, pior: passou a ser inferior à concorrência em equipamentos.

Custar mais ele não custava. Porém, coisas como chave presencial, farol crepuscular e retrovisor eletrocrômico só estavam disponíveis para quem quisesse o Renegade 4x4, nas versões S ou Trailhawk (que tinham o mesmo preço). A diferença de valor para a Longitude, então 4x2 topo de linha, era alta.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Problema detectado

A Jeep logo percebeu o erro no desenho das versões do Renegade, e começou a trabalhar para dar mais variedade à linha. Somou-se à Longitude e à então de entrada, Sport, uma configuração 4x2 chamada apenas de 1.3 turbo. Esta passou a ser a mais básica de linha.

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Em meados do ano passado, a Jeep lançou o pacote Dark para o Renegade Longitude. Era um opcional que dava a quem quisesse o produto a opção de ter ao menos chave presencial e farol crepuscular.

Aqui, vale ressaltar que, apesar da ausência desses itens, o Renegade Longitude sempre teve boa lista de equipamentos. Entre eles, multimídia com mapa nativo e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos de couro e leitor de faixas com função de correção.

Agora, sim!

Após as primeiras correções de curso, a linha 2025 finalmente deixou a gama Renegade completa e variada. Agora há opção para todos os bolsos e gostos. São cinco configurações 4x2, em vez das duas de dois anos atrás (veja preços abaixo).

A 1.3 turbo continua, e pode sair por menos de R$ 100 mil para clientes PCD. A Sport foi substituída pela Altitude. Em seguida, vem a Longitude. E, agora, há outras duas acima desta.

O pacote Dark virou versão Night Eagle. E a topo de linha 4x2 passa a ser a Sahara, que traz aos Renegade de tração dianteira até teto solar panorâmico.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Na verdade, a Sahara é, em nível de equipamentos, a antiga S 4x4, que deixou de ser oferecida. Porém, por ter perdido a tração integral e também o câmbio de nove marchas que a acompanhava - usa agora o de seis -, está também mais de R$ 10 mil mais em conta.

Sahara é grande acerto

Houve reclamações, como sempre há. Alguns consideram que a Jeep, na verdade, rebaixou o Renegade S. Mas isso não ocorreu. O preço caiu e, para quem quer o modelo 4x4 com o mesmo nível de equipamentos da extinta versão, agora há a topo de linha Willys.

Fato é que, para ficar mais competitivo, o Renegade precisava de uma versão 4x2 mais bem equipada. Afinal, os Creta de topo têm até coisas como câmera lateral com imagens no painel, para ajudar a eliminar pontos cegos. Assim, a Sahara é a resposta da marca a quem desejava uma opção mais sofisticada.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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Quanto aos 4x4, continuam duas versões. A Trailhawk ficou mais barata, mas perdeu equipamentos. E a Willys tem apenas 500 unidades para 2024 (haverá nova leva em 2025). Isso mostra que a marca está priorizando o 4x2, para ganhar forças na disputa com os líderes novamente.

4x4 é importante e é um diferencial do modelo, já que os principais rivais não tem essa configuração. Porém, em um SUV compacto, é nicho. Para ter volume, a resposta é 4x2.

Com essa correção de curso, o Renegade deve voltar a fazer frente aos líderes. Brigar pelo primeiro lugar novamente? Impossível não é. Vale lembrar que, dos principais SUVs compactos do ranking, o Jeep é o único com suspensões independentes nas quatro rodas.

Preços

1.3 turbo 4x2 - R$ 115.990
Altitude 4x2 - R$ 147.990
Longitude 4x2 - R$ 165.990
Night Eagle 4x2 - R$ 170.990
Sahara 4x2 - R$ 173.990
Trailhawk 4x4 - R$ 173.990
Willys 4x4 - R$ 179.990

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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