Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
OpiniãoCarros

Carros elétricos reagem e 'bombam' vendas em agosto; confira o ranking

Se em julho os híbridos foram protagonistas entre os carros eletrificados, em agosto o jogo virou. Foram os elétricos que alavancaram o crescimento da categoria. No mês passado, as vendas de EVs no mercado brasileiro totalizaram 5.078 unidades, 8,6% a mais que no anterior.

Enquanto isso, os híbridos somaram 9.374 emplacamentos, 11,37% a menos que em julho. Como esses modelos ainda vendem mais que os elétricos puros, acabaram levando a uma queda na categoria de eletrificados, que totalizaram 14.452 unidades em agosto (menos 5,25%).

Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em agosto, a BYD foi a marca que mais vendeu carros tanto entre os híbridos quanto no segmento de elétricos. No primeiro caso, os lançamentos de King e Song Pro contribuíram para a montadora ultrapassar GWM e Toyota.

A BYD registrou 2.900 emplacamentos de carros híbridos no mês passado, ante os 2.112 da GWM e 1.736 da Toyota. As demais marcas que fazem parte do "top 10" desse ranking, como Mercedes-Benz, Volvo e BMW, já aparecem com números bem inferiores (menos de 500 unidades).

No segmento de elétricos, a BYD dominou, com 3.807 unidades vendidas. Para comparação, a segunda colocada, Volvo, registrou apenas 418 emplacamentos. A GWM ocupou o terceiro lugar, com 382 exemplares. Dolphin e Dolphin Mini foram os carros-chefes da chinesa líder.

Janeiro a agosto

No acumulado de janeiro a agosto, é forte o crescimento da categoria de eletrificados. Foram vendidos 67.791 automóveis híbridos no período, 57,55% a mais que em igual período de 2023. A tendência é de que a curva de crescimento ganhe fôlego até o fim do ano graças ao lançamento de modelos como King e Song Pro.

A BYD também deverá lançar uma picape híbrida e, da Toyota, é esperada a chegada de um terceiro produto com esse tipo de conjunto, o SUV Yaris Cross. Já os elétricos somam 40.559 emplacamentos, 617,22% a mais que no mesmo período do ano passado.

A grande novidade da categoria em 2024 foi o Dolphin Mini. Outro que tem expectativas de volume relevante é o Volvo EX30. E, neste mês, os EVs ganharam um bom reforço: o Yuan Pro, BYD de cerca de R$ 182 mil.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes