Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
OpiniãoCarros

'Defender da Toyota': testamos jipão da Lexus que brasileiro só pode sonhar

Você sabia que a Lexus foi a primeira a ter linha 100% eletrificada no Brasil, antes mesmo da Volvo? Aliás, recentemente marca de luxo da Toyota lançou seu primeiro híbrido plug-in no mercado nacional, o RX. Fiquei bastante surpresa, portanto, ao saber que a montadora ainda tem, mundialmente, um modelo que usa a cartilha do "velho conceito de veículo".

O GX não é apenas um modelo que foge da diretriz híbrida da Lexus. Ele é também um jipão para lá de robusto, a la Defender. Especialmente na versão GX 550 Overtrail, que foi avaliada por esta colunista na Califórnia, nos Estados Unidos, e também está à venda na Europa.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Versão topo de linha da gama GX, a Overtrail é a única a não trazer opção de sete lugares. A ordem do veículo é ser preparado para a aventura - e oferecer até mais valentia que o produto da linha Toyota que segue essa cartilha, o SW4.

O GX 550 Overtrail traz motor 3.5 V6 turbo a gasolina, com 354 cv e 65,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de dez marchas e a tração, 4x4.

Capacidade fora de estrada

Coisas como reduzida e bloqueio do diferencial fazem parte do pacote aventureiro do GX 500 Overtrial. Mas ele vai além, com um sistema de suspensão eletrônica que permite travar ou liberar as barras estabilizadoras dianteira e traseira de maneira independente.

De acordo com a Lexus, isso dá mais articulação às rodas, além de oferecer maior flexibilidade durante o off-road. Outro sistema eletrônico importante é aquele que permite mais controle em pisos escorregadios e superfícies como pedras.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

O carro tem cinco modos de condução, que preparam seus componentes para diferentes condições de pisos on e off-road. Os pneus são próprios para uso fora de estrada, aliás. O GX 550 Overtrail traz também modo trailer e tem capacidade de reboque de 4.125 quilos.

Na estrada e no dia a dia

O GX 550 Overtrail é também um bom companheiro para road trips e, no caso específico dos Estados Unidos, até mesmo para o dia a dia. É que no país dos veículos imensos, até grandalhões como esse Lexus se dão bem. As ruas são largas, assim como as faixas das estradas.

Além disso, as vagas de estacionamento estão preparadas para veículos grandes. E, apesar da rusticidade, o GX ainda é um Lexus. Ou seja: traz luxo e tecnologia que se esperam de um modelo da marca japonesa criada com foco no mercado norte-americano.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O painel é digital e configurável e a tela da central multimídia, fácil de usar, rápida e intuitiva, tem 14 polegadas. Há Android Auto, Apple CarPlay e navegador GPS nativo. Wi-Fi a bordo também está disponível, assim como carregador de smartphones sem fio. O sistema de som Mark Levinson traz 21 alto-falantes.

Continua após a publicidade

O modelo tem tecnologias de assistência à condução como ACC e leitor de faixas, teto solar, aquecimento e resfriamento para os bancos e câmeras 360 com funções 3D e off-road. Na estrada, tem rodar suave e silencioso. E graças ao alto torque em baixa rotação (a partir de 2 mil rpm), ótima capacidade de acelerar e retomar velocidade.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O GX 550 Overtrail tem 5 metros de comprimento, 2,87 m de entre-eixos, 1,99 m de largura e 1,93 m de altura. Pesa 2.587 kg. Para viagens em família, o porta-malas é amplo e traz abertura elétrica. A Lexus divulga cerca de 1.200 litros de capacidade. Porém, nos EUA, o sistema de medição, até o teto, é diferente do usado no Brasil.

Chances no mercado brasileiro

O GX 500 Ovetrail tem preço em torno de US$ 78 mil nos Estados Unidos. Na conversão direta, são R$ 440 mil, aproximadamente. Porém, se viesse ao Brasil, custaria muito mais. Para comear, recolheria 35% de imposto de importação, o que já elevaria a conta para pelo menos R$ 600 mil.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

Há outros fatores, porém, que podem elevar ainda mais o preço. Fato, porém, é que são baixas as chances de termos o GX 550 Overtrail no mercado brasileiro. Aqui, a marca já aposta há anos na estratégia dos carros híbridos.

Além disso, para quem quer aventura em um SUV, o Grupo Toyota já tem um carro a oferecer, o SW4. É claro que o Lexus é muito mais luxuoso que o produto produzido na Argentina. Alma aventureira, porém, não é o que a empresa japonesa pretende transmitir para sua marca de luxo no no Brasil.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes