Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
OpiniãoCarros

Hyundai voltará a oferecer Tucson brasileiro e trará Santa Fe ao país

O Tucson foi o modelo que começou a colocar a Hyundai em posição relevante no Brasil. Já teve, inclusive, duas gerações produzidas por aqui ao mesmo tempo - uma delas foi chamada de ix35. Isso tudo ocorreu na época em que a Caoa era a representante da montadora no Brasil.

Porém, há pouco mais de dez anos, a sul-coreana passou a ter subsidiária, a Hyundai Motors Brasil (HMB), com fábrica em Piracicaba (SP). A Caoa, no entanto, continuou responsável por trazer os importados da marca, e pela produção de modelos em Anápolis (GO).

No entanto, a empresa brasileira vinha dando mais atenção à Caoa Chery, joint-venture com a chinesa Chery. Mas, no início deste ano, ficou definido que a HMB é que passa a ter controle sobre todas as operações da Hyundai, inclusive importação.

A Caoa, porém, se mantém como parceira. Inclusive, um dos destaques dessa parceria é a produção de modelos Hyundai na planta de Anápolis, que pertence à brasileira, mas será alugada pela subsidiária nacional da sul-coreana.

Está confirmado que, em breve, será retomada a montagem do Tucson. A Caoa já tinha encomendado à Coreia do Sul kits desse produto. A HMB, agora, decidiu transformar esses kits em carros.

Modelo antigo

Mas há um problema: trata-se de um modelo defasado. É praticamente o mesmo Tucson que a Caoa montava em Anápolis, mas com leve atualização visual - solicitada, inclusive, pelo próprio Brasil.

Assim, o retorno é de um carro que não está em dia com o modelo global. Há uma boa notícia, no entanto. Após a montagem desses kits encomendados pela Caoa, a HMB investirá na nova geração do Tucson.

Em um segundo momento, o plano é montar também o SUV atualizado em Anápolis. Além do Tucson, a HMB planeja montar outros modelos em Goiás. Além disso, é praticamente certo que voltará a vender no Brasil um produto que fez grande sucesso no passado: o Santa Fe.

Continua após a publicidade

Nessa nova fase de importação, a subsidiária brasileira já lançou dois modelos. Um deles é seu topo de linha, o SUV Palisade, por R$ 450 mil. O outro é o elétrico Ioniq 5, disponível por R$ 395 mil.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes