Territory: por que o SUV é um sucesso para Ford mesmo vendendo pouco
O mês de setembro de 2023 ficou marcado pela chegada de um modelo que pretendia ser uma grande virada para a Ford no Brasil: o novo Territory. Trata-se da segunda geração desse produto no país, e uma grande evolução entre a primeira - que deixava a desejar em porta-malas, espaço e motor.
Mas, um ano depois do lançamento, o novo Territory conseguiu atingir seu objetivo? Depende. Isso porque, à época, a Ford não divulgou a expectativa de vendas para o produto, que é produzido na China. Porém, quando olhamos para o segmento de SUVs médios, a impressão é de que o carro é um grande fracasso.
Por outro lado, analisando a linha Ford, o Territory pode ser considerado um sucesso. Isso porque ele está exatamente onde deveria: é o segundo modelo mais vendido da montadora no mercado brasileiro. O primeiro lugar, como era de se esperar, é da picape argentina Ranger.
Em números
Em 2024 (janeiro a agosto), o Territory está em empate técnico com um produto lançado dois meses depois, o Honda ZR-V. No período, foram vendidas 3.319 unidades desse SUV compacto, que é feito no México, ante as 3.315 do Ford.
A média mensal do Territory é de 414 unidades. Enquanto isso, a Ranger faz 2.278 exemplares. É um abismo. O terceiro Ford mais vendido do Brasil é o Bronco Sport, que tem 1.559 emplacamentos em 2024.
A média é de 195 exemplares por mês, já menor do que a que tem sido obtida pelo esportivo Mustang GT, que chegou em meados do ano. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No segmento
Brigam pela liderança dos SUVs compactos o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, que este ano venderam respectivamente 31.520 e 31.008 exemplares. O terceiro lugar fica com o Caoa Chery Tiggo 7 (16.936 emplacamentos).
Há modelos chineses lançados no ano passado com versões que se assemelham em preço a Compass, Corolla Cross, Tiggo 7, ZR-V e Territory (que, aliás, custa R$ 212 mil, em versão única). Eles também estão em um patamar de venda bem superior ao do Honda e do Ford.
O Song Plus tem 14.691 unidades vendidas e o Haval H6, 13.941. A comparação dos chineses a Territory e HR-V é mais justa, pois nesse grupo todos são importados - enquanto Corolla Cross, Compass e Tiggo 7 são nacionais.
Por outro lado, o resultado dos importados deixa claro que, no segmento, o Territory não conseguiu, ainda, fazer a diferença. Sem considerar os modelos de sete lugares (como Tiggo e Commander), também vendem mais o Taos (10.753) e o Eclipse Cross (5.433).
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