Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
ReportagemCarros

Audi Q8 ganha reestilização e fica mais rápido antes de dar adeus

Uma coisa é fato: o Q8 como conhecemos vai deixar de existir em alguns anos. Os modelos com números pares da Audi, nas próximas gerações, serão elétricos (algo que já ocorreu com o A6). Por isso, o SUV cupê a combustão terá outro nome quando passar por uma mudança radical. Q7 Sportback? Talvez.

Enquanto isso não ocorre, a Audi promoveu a última reestilização do Q8, que chega em linha 2025 por R$ 774.990. O motor não teve mudanças nos números de potência e torque.

Ainda assim, o carro ficou mais rápido. Há ainda uma nova tecnologia.

Design e interior

Disponível em versão Performance Black, com kit S Line no interior, o Q8 traz mudança na grade frontal, que ficou mais aberta e é escurecida. O para-choque dianteiro também foi renovado, e há ainda um novo estilo para as quatro argolas que formam o logotipo da Audi.

Já os faróis full-LEDs matriciais, com vários estilos de assinatura, estão disponíveis como opcionais. As lanternas OLED também têm quatro visuais selecionáveis.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Outras mudanças atrás o para-choque, o difusor e as novas saídas de escapamento. Por dentro, o destaque fica por conta dos gráficos (no quadro de instrumentos) associados ao sistema de permanência em faixas. O Q8 tem também ACC - e semiautônomo de condução.

Além disso, o carro ganha agora bancos esportivos, com apoio de cabeça integrado ao encosto. De resto, o Q8 mantém o interior com três telas (multimídia, quadro de instrumentos e terceiro monitor no painel central, para funções como comando do ar-condicionado).

Continua após a publicidade

Não foi desta vez que o modelo adotou o novo interior da Audi, algo que deve ficar para a próxima geração. No Brasil, essa cabine estreia no mês que vem, no SUV elétrico Q6.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Desempenho

O motor 3.0 turbo V6 tem 340 cv e 51 kgfm de torque. A tração é 4x4 permanente - com 40% na frente e 60% da força atrás, mas possibilidade de distribui-la em proporções diferentes, de acordo com a necessidade. O câmbio é automático de oito marchas.

A Audi fez mudanças no software para deixar o modelo três décimos de segundo mais rápido. De 0 a 100 km/h, acelera de 5,6 segundos.

Com centro de gravidade baixo e boas respostas de direção, o Q8 é o SUV Audi com pegada mais esportiva. A sensação é de estar ao volante de um modelo mais baixo. Aliás, são 5 metros de comprimento e 1,75 m de altura.

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.