Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

BMW anuncia investimento de R$ 1,1 bi para produzir novos modelos no Brasil

Celebrando dez anos de produção no Brasil, a BMW anunciou que investirá mais R$ 1,1 bilhão em sua planta de Araquari (SC). O aporte será aplicado entre 2025 e 2028.

O investimento contemplará a produção de novos modelos, aplicação de mais tecnologias e pesquisa e desenvolvimento. De acordo com a CEO da BMW do Brasil, Maru Escobedo, também poderá ocorrer ampliação da capacidade de produção, se houver demanda.

Em 2024, a fábrica de Araquari produzirá 11 mil de carros. O anúncio sobre o investimento foi feito por Escobedo e membro do conselho do Grupo BMW responsável por produção, Milan Nedeljković. De acordo com o executivo, a planta de Santa Catarina se torna a única da BMW no mundo a produzir modelos flex, gasolina e híbridos plug-in.

Linha de produtos

Isso porque Araquari começará a fabricar, na próxima semana, o X5 híbrido plug-in. Será o primeiro recarregável na tomada brasileiro. Flex, há o 320i, versão do Série 3.

Os demais modelos são a gasolina. Entre eles, o líder do mercado premium, o SUV X1. Também são feitos em Araquari o X3 e o X4.

A montadora não revelou quais serão os próximos modelos a ser feitos no Brasil. Porém, Nedeljković disse que, ao menos nos próximos dois anos, a BMW não terá um modelo 100% elétrico nacional.

"Mas estamos preparados para isso, se houver demanda do mercado no futuro", falou. "Tudo vai depender do desenvolvimento do mercado brasileiro de carros elétricos".

Mercado

Aliás, quando o assunto é elétrico, a BMW foi a primeira a trazer um EV ao Brasil. Isso ocorreu há dez anos, com o i3. Atualmente, a montadora tem nove produtos 100% a eletricidade em sua linha no País.

Continua após a publicidade

Aliás, eles representam parte do volume de importados, que é de 30%. Os outros 70% dos BMW vendidos no País são feitos em Araquari.

Entre as marcas de luxo, a marca foi a única que não paralisou sua produção nacional. A Mercedes-Benz desistiu de montar carros no Brasil, enquanto Audi e JLR retomaram suas operações - respectivamente nos Estados do Paraná e Rio de Janeiro -, mas em volumes bem mais baixos.

E a fábrica é um dos principais pilares para a BMW manter a liderança disparada no mercado brasileiro de carros premium. Em 2024, a montadora está celebrando seu sexto ano no primeiro lugar.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.