Hyundai Creta é renovado e fica mais potente; veja preços e o que muda
Em 2021, a Hyundai lançou a atual geração do Creta, que causou polêmica por causa do visual "ame ou odeie" - e, ao que parece, a maioria aderiu ao segundo grupo. Três anos depois, muitos já haviam se acostumado com as linhas demasiadamente futuristas do SUV, e alguns que não gostaram do desenho logo de cara até passaram a amar. Mas a marca decidiu mudar tudo mesmo assim. E as alterações foram tão pesadas que a fabricante até está chamando o produto de nova geração.
O Creta com as mudanças profundas que você vê nesta reportagem era aguardado para o ano que vem. Mas a Hyundai surpreendeu e antecipou o lançamento do produto que, desta vez, vem com um desenho mais conservador e, ao mesmo tempo, fácil de agradar mais pessoas. Além disso, adere ao novo padrão mundial da montadora sul-coreana.
Mas as mudanças não estão apenas naquilo que podemos ver. O novo Creta 2025 resolve também o maior problema que o carro tinha. Na versão topo de linha, sai o defasado e gastão 2.0 aspirado para entrar o 1.6 turbo de 193 cv. Assim, este agora é o SUV compacto mais potente do Brasil - superando Renegade, Fastback e Pulse Abarth.
As demais versões continuam a trazer o 1.0 turbo flex, que mantém os 120 cv de potência. Porém, foi recalibrado para adequação ao Proconve L8, legislação que entra em vigor no início de 2025. Por isso, ficou mais econômico. Com gasolina, faz agora 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada (antes eram respectivamente 11,6 e 12 km/l).
Com etanol, o consumo urbano é de 8,4 km/l e o rodoviário, de 9 km/l. Os números anteriores eram 8,3 e 8,7 km/l, respectivamente. Os dados são do Inmetro.
Preços e versões
São quatro as versões com motor 1.0 turbo. A linha começa com a Comfort, a R$ 141.890. A Limited vai a R$ 156.490. Em seguida, a Platinuam tem preço sugerido de R$ 172.690, enquanto o da N Line é de R$ 182.090. Com o 1.6 turbo, a Ultimate é tabelada em R$ 189.990.
Desde a versão de entrada o Creta traz seis air bags, faróis adaptativos, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e central multimídia com tela de 8". A partir da Limited, há rodas de 17" diamantadas, ar-condicionado de duas zonas e carregador de smartphones sem fio.
Um dos grandes destaques da Platinum é o teto solar panorâmico. Esta versão acrescenta ainda painel digital, bancos de couro, câmeras 360, ACC, câmera de ponto cego (com imagens projetadas no quadro de instrumentos) e freios de estacionamento elétrico. O multimídia passa a ter tela de 10,25".
Os destaques da N Line são itens para deixar o visual mais esportivo. Ela também traz faróis full-LEDs. Na Ultimate, além do conjunto mecânico exclusivo, há entre os equipamentos extras rodas de 18" e ajustes elétricos para o banco do motorista.
Design e interior
A plataforma do Creta não mudou, mas atualizações internas e externas o transformaram em outro carro. Na frente há a nova grade, alinhada ao estilo mundial da Hyundai e com logotipo atualizado da marca. O destaque fica por conta da faixa de LEDs interligando o elemento superior do conjunto óptico.
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Quero receberLateralmente, o Creta passa a trazer linha de cintura mais alta. O modelo tem 4,33 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,61 m de distância entre os eixos. A capacidade do porta-malas aumentou 11 litros, de acordo com a Hyundai. O compartimento tem 433 litros.
Atrás, há novas lanternas de LEDs com setas sequenciais, além de para-choque redesenhado. De um lado, o carro traz a inscrição Creta e, do outro, a identificação do novo motor 1.6 turbo GDI.
Por dentro, o painel foi todo redesenhado, pois multimídia e quadro de instrumentos agora estão em duas telas integradas e flutuantes. Com isso, foram também alteradas coisas como o desenho e a posição das saídas de ar-condicionado.
Já o parte inferior do painel central continua com botões para comando do ar-condicionado, e também algumas entradas diretas para funções de mídia. No console central, além da alavanca do câmbio, o Creta Ultimate (versão testada) traz comandos do freio de estacionamento elétrico e dos modos de condução.
O carro conta com entradas USB dos tipos A e C no interior, além de saídas de ar para os passageiros de trás. Há quatro opções para a cabine: preta, preta e marrom, preta e vermelha ou cinza (escura e clara).
Já no exterior, sete cores estão disponíveis para o Creta, que opcionalmente pode ter carroceria bicolor. Os tons são preto Onix, branco Atlas, prata Brisk, prata Sand, azul Sapphire, cinza Silk e cinza Shadow.
Com a chegada do novo modelo, todas as antigas carrocerias deixam de ser oferecidas.
Desempenho
Importado da Coreia do Sul (assim como o 1.0 turbo flex), o 1.6 turbo GDI é apenas a gasolina e tem 193 cv e 27 kgfm de torque. Além de representar ganho de potência e desempenho ante o 2.0 aspirado, também é uma evolução em consumo de combustível.
O propulsor antigo era flex e fazia, com gasolina, 10,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Os números do novo são 11,9 km/l e 13,5 km/l, respectivamente (de acordo com dados divulgados pelo Inmetro).
Outra novidade é a transmissão automatizada de sete marchas e duas embreagens que acompanha o 1.6 turbo GDI. Com o 1.0 turbo, continua disponível o automático de seis velocidades, como já ocorria anteriormente.
Não deu para explorar tão bem o potencial do Creta 1.6 GDI no circuito escolhido para o teste de primeiras impressões, o Autódromo Fazenda Capuava, que tem pista travada e de retas curtas. Mas ficou claro que, ante o 2.0, ele representa uma grande evolução em acelerações e retomadas de velocidade.
Isso ocorre não apenas por causa da potência extra, mas também de fatores como o torque, bem mais alto do que antes, entregue a partir de baixa rotação (1.700 rpm). De acordo com informações da Hyundai, o Creta Ultimate acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h.
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