Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Vendas do BMW X1 despencam; como está o ranking dos carros de luxo no país

O X1 teve um mês atípico em setembro. O SUV registrou apenas 28 unidades emplacadas e, no segmento de luxo, foi o 35° modelo mais vendido. Com isso, o até então líder de emplacamentos do mercado premium perdeu o primeiro lugar também no acumulado do ano.

A boa notícia para o BMW é que o novo líder é outro modelo da marca, o Série 3. Aliás, o sedã e o SUV vêm brigando mês a mês pelo primeiro lugar do mercado premium, com uma pequena interferência do Volvo EX30 - que após os dois bons primeiros meses do lançamento, ainda no impacto das pré-vendas, acabou perdendo embalo.

No acumulado de janeiro a setembro, o Série 3 tem 3.385 unidades vendidas e o X1, 3.078. Os dados desta análise são da Jato Dynamics e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Vendas em setembro

O carro premium mais vendido em setembro foi o Série 3, com 420 emplacamentos. A Volvo, apesar de não conseguir números tão expressivos para o EX30 - que chegou a superar 600 unidades em seu segundo mês de venda -, obteve segundo e terceiro postos na lista dos mais emplacados no mês passado.

O vice-líder foi o EX30 e o terceiro colocado, o XC60. Porém, com seus outros produtos (como C40 e XC40) sem números relevantes, a sueca acabou perdendo o segundo lugar no ranking de marcas (leia mais abaixo).

De volta às lista dos mais vendidos em setembro, o BMW X3 ficou com o quarto lugar e o Audi Q3, com o quinto. Vale ressaltar que Porsche e Mercedes-Benz também se destacaram, com dois produtos, cada uma, no "top 10" (confira abaixo).

Marcas

Graças ao Série 3 e ao X3, a BMW liderou o ranking de vendas por marcas em setembro. Mas, sem o X1, a vantagem foi bem inferior à comum. A montadora teve 966 unidades vendidas, ante as 700 da segunda colocada. Inclusive, há uma surpresa nessa posição.

Continua após a publicidade

Trata-se da Mercedes-Benz. A vice-liderança é uma grande conquista para a montadora que, considerando apenas a divisão de automóveis, apresentou resultados muito ruins em 2023. Este ano, a antiga líder do segmento de luxo está se recuperando.

A Volvo foi a terceira marca premium que mais vendeu carros em setembro, com 614 emplacamentos. O quarto lugar ficou com a Porsche, que somou 575 exemplares. O ranking tem, na quinta posição, a Audi (414 unidades vendidas).

Os dez carros premium mais vendidos em setembro

1º BMW Série 3 - 415 unidades

2º Volvo EX30 - 254

3º Volvo XC60 - 220

Continua após a publicidade

4º BMW X3 - 195

5º Audi Q3 - 179

6º Mercedes-Benz GLB - 168

7º Porsche Cayenne - 167

8º Mercedes-Benz Classe C - 133

9º BMW X4 - 130

Continua após a publicidade

10º Porsche 911 - 125

Fonte: Jato Dynamics

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes