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Nova RAM 1500: como anda a picape mais rápida vendida do Brasil

Modelo que marcou o início da retomada das picapes grandes no mercado brasileiro, a RAM 1500 passa por uma importante mudança de meio de vida, com atualizações no visual, tecnologia e motor. Após a chegada das rivais Ford F-150 e Chevrolet Silverado, o produto ganha bons argumentos para encarar a concorrência e tentar conquistar a liderança da categoria.

São duas versões, Laramie e Laramie Night Edition. A lista de equipamentos é praticamente a mesma, mas a segunda se diferencia pelo visual com detalhes escuros - enquanto a primeira investe mais em cromados. Os preços são de R$ 540.990 e R$ 555.990, respectivamente.

As mudanças estéticas no exterior e cabine, assim como as tecnologias que a RAM 1500 recebeu, você confere aqui. Agora, chegou o momento de ver como anda o modelo renovado, que ficou mais potente e veloz. Aliás, tão ágil que conseguiu tirar da média Ranger Raptor o posto de picape mais rápida do Brasil.

Adeus, V8

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

As picaponas são populares no mercado dos Estados Unidos, em que o consumidor é muito fãs de motores V8. Porém, leis antipoluição cada vez mais severas podem fazer muitas marcas abandonarem esse tipo de propulsor. A RAM 1500 foi a primeira entre os modelos do segmento.

As versões que usavam o V8 aspirado agora trazem um seis-cilindros em linha (i6) biturbo, com 3 litros. Apesar de o motor ser menor, o uso das turbinas contribuiu para o aumento da potência, que foi de 400 cv para 426 cv. O torque é de 64,8 kgfm.

Além da versão de 426 cv, o i6 tem uma com 540 cv, usado em configurações como a Limited e a topo de linha Tungsten. Por enquanto, não há previsão de vendas dessas opções no Brasil.

A RAM 1500 tem câmbio automático de oito velocidades e sistema de tração 4x4 temporário, mas também com opção por demanda - para usar no dia a dia em cidades e, principalmente, estradas. Há ainda diversos modos de condução, que adaptam os recursos da picape a diferentes condições de piso.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Outra boa novidade é a suspensão adaptativa a ar, que pode ser ajustada individualmente, por meio dos modos de condução ou automaticamente.

Na prática

A suspensão adaptativa conseguiu deixar um modelo tão grande e pesado quanto a RAM 1500 com pegada suave. É confortável para motorista e todos os ocupantes, inclusive os traseiros. Ao mesmo tempo, tem carroceria surpreendentemente firme, com pouca inclinação mesmo em curvas travadas.

Se a experiência ao volante melhorou, a capacidade de acelerar foi além. A nova RAM 1500 vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, de acordo com informações da fabricante. Com isso, torna-se a picape mais rápida à venda no Brasil.

Para obter esse desempenho, não são apenas os 26 cv extras que contam. O principal ganho é no torque, que está cerca de 8 kgfm mais alto, e é entregue em rotação bem mais baixa do que os 56,8 kgfm do antigo V8 aspirado.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

A RAM 1500 também chama a atenção pelo extremo silêncio ao rodar. Porém, dependendo do modo de condução utilizado, o motor pode roncar bonito. Não tanto quanto o V8 mas, ainda assim, de maneira instigante.

O consumo de combustível melhorou, mas não muito. Antes, a RAM 1500 fazia 5,4 km/l de gasolina na cidade e 6,8 km/l na estrada. Agora, são 6 km/l e 7 km/l, respectivamente. O número ainda é pior que o da F-150, que tem sistema para desativar cilindros em algumas condições, como velocidade constante na estrada.

Experiência na cabine

Um dos destaques da nova RAM 1500 é o sistema de som da Harman Kardon, com 900 Watts de potência e 19 alto-falantes. Nítido, de altíssima qualidade, poderia apenas atingir volumes um pouco mais altos.

O modelo vem ainda com sistema semiautônomo de condução, mas a versão destinada ao Brasil não traz aquele que é um dos grandes destaques da RAM 1500. Trata-se do Hands Free, com o qual a picape é capaz de conduzir sozinha, sem interferência de quem está no banco do motorista, em algumas condições de estrada - faz até troca de faixa automaticamente.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O espaço é amplo para três passageiros no banco de trás, e há aquecimento e resfriamento tanto para esses bancos quanto para os da frente. A grande tela da central multimídia (14,5 polegadas) é vertical e sensível ao toque, mas também há botões físicos para comandar algumas funções, como ar-condicionado.

Há Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de 11 entradas USB (dos tipos A e C) distribuídas pela cabine. Outra novidade é que o modelo passa a vir com dois carregadores de smartphone sem fio.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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