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Honda x Toyota x Nissan: o que as japonesas estão preparando para o Brasil

Muito tem se falado nos dois últimos anos das marcas chinesas. Há as que já estrearam no Brasil, como BYD e GWM, e as que estão chegando, a exemplo de Neta e Omoda & Jaecoo. Nesse contexto, outro grupo asiático ficou um pouco esquecido: o de montadoras japonesas.

E, de fato, são tantos os lançamentos da BYD que parte das montadoras ficam mesmo ofuscados. Afinal, apenas este ano a chinesa começou a vender no Brasil Dolphin Mini, King, Song Pro, Yuan Pro e Shark. Ainda assim, algumas marcas veteranas estão disputando com a asiática os holofotes.

E, além das chinesas, foram as francesas que se destacaram. Neste fim de ano, em que premiações que reconhecem os mais importantes lançamentos se destacam, modelos como os inéditos Kardian e Basalt, além da nova geração do 2008, ganham protagonismo.

Fora do grupo francês, a Hyundai se destacou com a antecipação do novo Creta, que era esperado apenas para 2025, e com o retorno de seus modelos importados. Entre as três grandes, a Fiat investiu na inédita Titano e a Chevrolet, na reestilização de S10, Trailblazer e Spin, além da chegada de elétricos importados.

Reestilizações também foram a aposta da Volkswagen (T-Cross, Amarok e Nivus). A marca, porém, apareceu bastante, com patrocínios ao Circuito Sertanejo e ao Rock in Rio, ocasião que aproveitou para anunciar a chegada de um SUV inédito em 2025.

E as japonesas? Você se lembra que o sedã Sentra recebeu leves atualizações neste ano? Pois é, ele recebeu. A Honda lançou logo no início de 2024 um produto de nicho: a nova geração do CR-V - a linha City atualizada é esperada para novembro.

A Toyota foi um pouco melhor. As atualizações do Corolla Cross não foram assim tão significativas. Porém, permitiram ao produto ultrapassar, finalmente, o Compass, para se tornar líder do segmento de SUVs médios. Ainda assim, é inegável: como grupo, as japonesas foram as marcas mais "apagadinhas" do ano.

Isso não quer dizer que a história será a mesma em 2025. Pelo contrário: Toyota, Honda e Nissan vão lançar produtos que podem colocá-las, no ano que vem, na posição de protagonistas do mercado.

Toyota

O primeiro SUV compacto da Toyota era esperado para 2024. Mas, com o ano se aproximando do fim, o mais provável é que o carro fique para o início de 2025. O interessante é que, enquanto outras marcas se preparam para lançar seus primeiros veículos híbridos flex, o modelo será o terceiro da japonesa a trazer a tecnologia - já disponível no Corolla e no Corolla Cross.

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Yaris Cross nacional deve seguir padrões da versão global (acima)
Yaris Cross nacional deve seguir padrões da versão global (acima) Imagem: Divulgação

Além disso, como quase tudo o que a Toyota lança vende bem, o Yaris Cross promete sacudir as estruturas do segmento mais badalado e importante do Brasil, o de SUVs compactos. T-Cross, Creta, Tracker e cia que se cuidem.

Outro lançamento importante da Toyota deve ficar apenas para 2026. Trata-se da nova geração da líder das picapes médias feitas sobre chassi, a Hilux. Porém, há rumores nos bastidores indicando a possibilidade de a marca antecipar essa estreia para 2025. Caso isso não ocorra, a Ranger tem pelo menos mais um ano pela frente como referência tecnológica da categoria.

Honda e Nissan

A Honda vai voltar a usar o nome WR-V em um modelo com o mesmo posicionamento que o antigo tinha. Trata-se de um SUV subcompacto que ficará abaixo do HR-V e será feito para concorrer com Nivus, Pulse e Kardian. Este será o primeiro híbrido flex da montadora.

Novo Honda WR-V
Novo Honda WR-V Imagem: Divulgação
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O SUV brasileiro, porém, deverá estrear em 2025 sem essa tecnologia. Inicialmente, o WR-V virá apenas a combustão. O sistema híbrido flex ficará para um segundo momento, ao que tudo indica.

A Nissan terá uma nova geração, mas que também pode ser encarada como um produto inédito. Isso porque o próximo Kicks é um acréscimo à linha, já que o atual continuará a ser vendido.

O novo Kicks mudou totalmente por dentro e por fora, ficou maior e marcará a estreia do motor 1.0 turbo na linha Nissan. Como o atual já vende muito bem, a expectativa é que a novidade também chegue para fazer barulho no segmento de SUVs compactos. Mas isso, claro, vai depender do preço (que são muito competitivos no Kicks oferecido atualmente no Brasil).

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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