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Audi Q6 e-tron: SUV é lançado e chega para marcar nova fase da Audi

Os dois últimos anos foram fracos para a Audi quando o assunto é novidade. Uma série especial aqui, uma versão com tração integral ali... Sempre a mesma cabine, já defasada ante os principais concorrentes - BMW, Volvo e Mercedes-Benz.

É que o Q6 e-tron foi sendo apresentado aos poucos. O modelo apareceu com camuflagem no ano passado, no Salão de Munique, na Alemanha. Também em 2023, alguns jornalistas puderam testar o modelo. Porém, ele estava camuflado. Agora, finalmente o SUV foi lançado, e acaba de chegar ao Brasil. Mas o que há de tão importante nesse carro?

É que o produto marca a virada da Audi para sua nova geração de automóveis. Primeiro carro da marca feito sobre uma nova plataforma, a PPE, ele traz coisas que passam a ser usadas nos modelos da montadora, sejam eles elétricos ou a combustão. Entre elas, a renovada cabine.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Aliás, esse novo interior já foi revelado em dois outros produtos, após o Q6. Ele está no A5 e no A6 (leia mais sobre eles abaixo), que esperamos ver no Brasil no ano que vem.

Versões do Q6 e-tron

O Q6 e-tron é um SUV elétrico médio, posicionado entre o Q4 (que a Audi nunca vendeu no Brasil) e o Q8 e-tron. Sabe qual é a pior notícia para o utilitário-esportivo topo de linha? O novato, apesar de intermediário, é muito mais interessante, além de ter preço competitivo.

São duas versões. A Performance sai por R$ 530 mil e, em estratégia incomum, não tem opcionais. Isso porque a marca costuma trabalhar, no Brasil, com itens extras. Desta vez, tudo é de série, o que significa que o modelo vem com coisas como sistema de som Bang&Olufsen de 750 W e faróis matriciais, com direito a elemento que tem 61 segmentos de LEDs - e oito assinaturas diferentes.

Já a Performance Black sai por R$ 570 mil e se diferencia pelos detalhes pretos em várias partes do carro, como contorno da grade frontal fechada. Há ainda Head Up Display (projeta informações do painel de instrumentos no para-brisa) e um inovador pacote de luzes ambientes.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Essas luzes que contornam o painel indicam coisas como carga da bateria, chamada de voz e acionamento do pisca alerta, entre outras ações. Visualmente, o Q6 e-tron também chama a atenção pelas lanternas interligadas.

Vale destacar que esses preços são de pré-venda, válidos até o fim de novembro. Depois, os valores passam a R$ 560 mil para a versão Performance e R$ 600 mil para a Performance Black.

Detalhes

O Q6 e-tron tem 4,77 metros de comprimento, 2,89 metros de entre-eixos, 168 m de altura e 1,94 m de largura. Largo e com assoalho plano, acomoda bem três ocupantes no banco de trás. Esses contam com uma zona individual de temperatura e duas entradas USB-C.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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Além disso, o teto solar deixa o ambiente mais bonito e iluminado. Há uma película para que, mesmo quando a cortina está aberta, o sol não incomode os ocupantes do veículo. O porta-malas, por sua vez, tem 526 litros de capacidade.

O Q6 e-tron tem dois motores elétricos. Porém, na maior parte do tempo, apenas o traseiro movimenta as rodas. O dianteiro entra conforme demanda, como nos momentos de aceleração e para formar o sistema de tração integral quattro.

Há quatro modos de recuperação de energia, além de função "one-pedal", para desaceleração forte sem uso do freio. Com bateria de 100 kWh, o Q6 e-tron tem 411 km de autonomia, conforme o Inmetro.

Rodas são de 21 polegadas
Rodas são de 21 polegadas Imagem: Rafaela Borges/UOL

A bateria pode ser recarregada em estações AC (corrente lenta) até 11 kW e DC (rápida) até 270 kW. Nesse caso, em apenas 21 minutos a recarga já está quase completa. O carro traz entradas para carregamento dos dois lados.

Já a potência é de 387 cv e o torque, de 54 kgfm. De acordo com informações da Audi, o Q6 e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge velocidade máxima de 210 km/h. O coeficiente aerodinâmico é de 0,28.

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A nova cabine

O Q6 passa a trazer duas grandes telas suspensas e integradas. A do quadro de instrumentos personalizável tem 11,9" e a da central multimídia, 14,5". Há ainda um monitor exclusivo para o passageiro dianteiro, com 10,9".

O quadro de instrumentos traz grafismos totalmente diferentes dos usados pela Audi até agora. Porém, ao menos nas versões do Q6 destinadas ao Brasil, há menos opções de personalização.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Já o multimídia ficou mais rápido e fácil de usar, embora a lógica ainda seja a mesma. Assim, a usabilidade continua boa, pois é tão intuitiva quanto antes - mas em uma tela bem maior. O ponto negativo é que a maioria dos comandos do ar-condicionado exige que se saia da página em uso, para entrar no menu climatização.

Essa tendência da indústria era uma resistência da Audi, que mantinha os comandos do sistema ou no painel central, ou em uma terceira tela. Mas, em nome da redução de botões - que nem sempre é algo positivo -, o menu climatização foi colocado no multimídia.

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Entre os destaques, há as câmeras 360 (sem função 3D). A traseira, aliás, se movimenta em manobras. Quanto à tela do passageiro, que não pode ser vista pelo motorista, ela permite selecionar destinos no GPS (e acompanhar o caminho) ou selecionar músicas. Trata-se de uma versão resumida do multimídia.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Na Europa, o propósito é outro, pois essa tela exibe vídeos de serviços de streaming como YouTube e Netflix. De acordo com a Audi, por enquanto no Brasil isso ainda não é possível. A razão não é legislação, e sim dificuldades que a marca está enfrentando com habilitação do sistema.

O Q6 e-tron também traz o novo volante da linha Audi, com base achatada e formato de meio hexágono na parte de cima. Multifuncional, ele agora tem teclas sensíveis ao toque, também presentes na porta do motorista - para funções como ajuste dos retrovisores externos.

ADAS

O novo Park Assist é totalmente autônomo, movimentando volante e assumindo a responsabilidade por pedal do acelerador e dos freios. Além disso, pode continuar uma manobra que o motorista já começou.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Além desta novidade, há outros sistemas de assistência ativa à condução. Entre eles, o controlador de velocidade adaptativo e o aviso de saída de faixa. O Audi Pre Sense, por sua vez, prepara os sistemas do carro se perceber possibilidade de colisão.

Outros destaques são os assistentes para conversão e tráfego reverso. A frenagem autônoma de emergência também é um item de série nas duas versões (assim como os demais recursos ADAS).

Novos Audi

Após a chegada do Q6 ao mercado europeu, a Audi apresentou os novos A5 e A6, com interior e outras tecnologias do SUV. O primeiro modelo é a combustão, e substituto do A4. Isso porque, de agora em diante, os Audi com números pares serão elétricos.

Enquanto isso, os ímpares serão a combustão. Por isso, a nova geração do A6 é um produto 100% a eletricidade.

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