Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Fórmula 1 é palco para lançamento de carro de R$ 20 milhões no Brasil

A semana da Fórmula 1 movimenta São Paulo, para o bem e para o mal. Na última quinta-feira (31), por exemplo, o trânsito era intenso às 21h45 no bairro dos Jardins, onde estão concentrados diversos restaurantes e bares. Quem veio à cidade para ver a corrida frequenta esses locais, que ficam lotados de turistas brasileiros e estrangeiros.

Em 2024, há diversas ações em torno dos 30 anos sem Ayrton Senna. A região do Ibirapuera tem exposições promovidas por marcas como Guaraná e TAG Heuer, e o tetracampeão Sebastian Vettel veio ao Brasil especialmente para honrar o legado do brasileiro mais idolatrado de todos os tempos.

Nessa ebulição que domina São Paulo desde o início da semana, chamou a atenção um evento na noite de quarta-feira (30) promovido pela UK Motors, que representa no Brasil as marcas McLaren e Aston Martin - ambas com equipe na Fórmula 1.

Houve presença de Felipe Drugovich, piloto de testes da Aston Martin F1, que foi recebido, junto com convidados, por Henry Visconde (presidente da UK Motors) e Rodrigo Soares (diretor de operações da empresa).

Imagem
Imagem: Divulgação

Mas o que mais chamou a atenção foi a apresentação daquele que é um dos carros mais caros da história do mercado brasileiro. Seu nome: Valour. São 110 unidades em todo o mundo, e apenas uma veio ao País. Já foi vendida, aliás. O preço estimado? Entre R$ 19 milhões e R$ 20 milhões.

O GP do Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, começou na sexta-feira (1º), com treinos livres. A corrida será disputada na tarde deste domingo (3).

Aston Martin Valour

As 110 unidades não são um número aleatório. O Valour foi criado para celebrar os 110 anos da Aston Martin. O visual destoa bastante do adotado por atuais esportivos da marca, como DB12 e Vantage. Isso porque investe em linhas mais musculosas.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Ao olhar o Valour, dá até para achar que ele tem parentesco com alguns muscle car americanos. É que, apesar de ter sido criado a partir do Vantage, o visual remete a alguns modelos da história da Aston Martin. Entre eles, o protótipo de corrida RHAM/1 "Muncher" Le Mans, que surgiu no final dos anos 70.

O Valour traz motor 5.2 V12 combinado a um câmbio manual de sete velocidades. O propulsor é dianteiro. São 712 cv de potência e torque de 76,2 kgfm. O modelo recebeu uma suspensão com amortecedores, molas e estabilizadoras ajustáveis.

Imagem
Imagem: Divulgação

Além disso, teve sua estrutura reforçada para entregar mais rigidez torsional e lateral. Os freios de carbono cerâmica têm discos dianteiros de 410 mm por 38 mm, com pinças de seis pistões. Atrás, são 360 mm x 32 mm e quatro pistões.

O Valour tem rodas de 21 polegadas montadas em pneus 275/35 na frente e 325/30 atrás. O modelo traz também três modos de condução, todos voltados a uma entrega esportiva: Sport, Sport+ e Track.

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes