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Rampage ganha novo motor e versão de entrada inédita; veja o que muda

Lançada há um ano, a Rampage traz algumas mudanças para a linha 2025, que está chegando às concessionárias do Brasil. Sai de cena o motor 2.0 a diesel de 170 cv, para dar lugar ao 2.2 turbodiesel Multijet, com 200 cv de potência. Além disso, além das três versões de acabamento já existentes, agora há uma nova de entrada, BigHorn.

A Rampage BigHorn traz apenas o motor 2.2 turbodiesel. Já as versões Rebel e Laramie continuam com duas opções de propulsor. Além do novo Multijet, há o 2.0 turbo a gasolina Hurricane, de 272 cv, que não tem alterações. O câmbio é sempre o automático de nove marchas e a tração, 4x4 por demanda.

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Imagem: Divulgação

A BigHorn começará a ser vendida nas próximas semanas. Por isso, a RAM optou por postergar a divulgação de seu preço exato - que ficará na faixa entre R$ 230 mil e R$ 240 mil. As demais versões chegam agora às concessionárias. A Rebel sai por R$ 259.990 com o motor a diesel e R$ 264.990 com o a gasolina. Na Laramie, são R$ 272.990 e R$ 277.990, respectivamente. A R/T tem apenas o Hurricane. O preço sugerido é de R$ 295.990.

Nova Big Horn e outras mudanças

Na Rampage, cada versão tem sua identidade de grade, que pode investir no preto ou cromado. A BigHorn também ganhou uma identificação exclusiva. Na nova opção de entrada, há filetes brilhantes e contorno cromado.

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Imagem: Divulgação

Os cromados também estão nos retrovisores externos e no para-choque traseiro. As rodas têm 17 polegadas. No capítulo equipamento, a Rampage Bighorn tem algumas coisas a menos que as demais versões. Os bancos são revestidos de tecido, com partes de couro.

Além disso, não há ajustes elétricos para o motorista. A BigHorn perde ainda a maior parte das assistências ADAS. Não há ACC, sistema de manutenção em faixa e frenagem autônoma de emergência. Por outro lado, o modelo mantém coisas como painel de instrumentos digital, multimídia, saídas de ar atrás, diversas entradas USB e carregador de smartphones sem fio.

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Além da nova versão, a RAM também promoveu mudanças em algumas que já existiam. A que tem mais novidades é a Laramie, que passa a trazer de série sistema de som da Harman Kardon, ajustes elétricos para o banco do passageiro dianteiro, retrovisor externo com projeção de logo da marca e luzes ambientes de LEDs.

Novo motor a diesel

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Imagem: Divulgação

O 2.2 turbodiesel gera 200 cv de potência. Ou seja: 30 cv a mais que o anterior. O torque, que era de 38,4 kgfm, agora é de 45,5 kgfm. O propulsor tem coisas como injeção direta de combustível e variação no coletor de admissão e na geometria da turbina. De acordo com informações da fabricante, a picape vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos (ficou um segundo mais rápida).

Para receber esse propulsor, o câmbio automático de nove marchas ganhou um novo conversor de torque. Também foram feitas algumas alterações na plataforma Small Wide, na qual a Rampage é produzida. O modelo traz novo sistema de freios dianteiros.

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Imagem: Divulgação

E por falar em Small Wide, não há informações sobre o uso do novo 2.2 turbodiesel em outros modelos da plataforma. Porém, a tendência é de que ele seja incorporado ao menos aos carros mais caros da Jeep, como Compass e Commander - assim como ocorreu com o Hurricane, que também estreou na picape da RAM. A base também dá origem ao Renegade e à Toro.

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Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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