Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Amarok e Titano surpreendem, T-Cross dispara; veja as vendas de outubro

A Titano foi lançada no primeiro semestre deste ano. Há dois meses, a Volkswagen Amarok passou por renovação, com reestilização e novos equipamentos de série. Em outubro, os dois modelos tiveram seu melhor mês do ano em participação de mercado. Isso porque conseguiram deixar para trás duas concorrentes veteranas.

Hilux? Ranger? S10? Não é para tanto. Estas foram respectivamente primeira, segunda e terceira colocadas na categoria de picapes médias feitas sobre chassi. O modelo da Toyota teve 4.736 emplacamentos, ante os 3.816 do da Ford e os 2.660 do da Chevrolet.

Com 1.141 unidades vendidas, a Amarok aparece na quarta posição da categoria. Mais que as mudanças, a Volkswagen vem trabalhando bastante o marketing do produto, com ações em eventos do porte de Rock in Rio e Circuito Sertanejo. Além disso, há bons descontos para produtores rurais e outras categorias de CNPJ.

Fiat Titano
Fiat Titano Imagem: Rafaela Borges/UOL

E por falar em descontos para pessoas jurídicas, esse é também um dos trunfos da Titano, que já tem preços de tabela bem competitivos - e ainda melhores com os abatimentos dados a quem compra com CNPJ. Em outubro, foram vendidas 795 unidades, o que garantiu ao modelo da Fiat o quinto lugar na categoria.

Embora não tenha informado expectativas oficiais no lançamento, a marca revelou na ocasião números que permitiram levar a uma conclusão sobre o objetivo da Titano: vender entre 700 e 1.000 unidades por mês, deixando para trás L200 e Frontier. No mês passado, essa meta foi alcançada, pois as picapes da Mitsubishi e da Nissan ficaram para trás.

A L200 ficou próxima à Titano, pois teve 787 unidades emplacadas. Já em relação à Frontier, que registrou 344 exemplares vendidos, a vantagem da Fiat foi mais ampla. Os dados de emplacamentos são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

SUVs

Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

Líder do segmento de SUVs em 2023 e no acumulado de 2024, o T-Cross registrou boa vantagem ante a concorrência em outubro. Foram 9.176 emplacamentos, ante os 7.761 do Creta, vice-líder, e 6.841 do Tracker, terceiro colocado.

O Kicks, quarto, apareceu bem próximo ao modelo da Chevrolet. O Nissan somou 6.682 unidades vendidas. O quinto SUV mais emplacado do Brasil em outubro foi o Nivus, com 5.772 exemplares.

O ranking continua com o HR-V, na sexta colocação (5.445 unidades) e o Renegade, na sétima (5.215). O oitavo mais vendido foi o Compass (5.043), com o Corolla Cross na nona posição (4.806) e o Fastback na décima (4.132).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes