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Com novo motor, Rampage agora manda bem com diesel; veja a avaliação

Um ano após lançar a Rampage, a RAM fez uma importante mudança no modelo. Sai de cena o motor 2.0 para a entrada do 2.2 turbodiesel, mais potente e já adequado às novas regras sobre emissões de poluentes que entram em vigor em janeiro de 2025.

Além disso, agora há uma nova versão de entrada, Bighorn, cujo preço ainda não foi divulgado. Ela traz apenas o novo 2.2 turbodiesel. Rebel e Laramie têm também o 2.0 turbo Hurricane a gasolina, única opção da topo de linha R/T.

Os preços da Rampage 2025 partem de R$ 259.990 para a Rebel turbodiesel e vão a R$ 295.990, para a R/T. Os valores detalhados e outras mudanças do modelo você confere aqui. Nesta reportagem, vamos mostrar como é o desempenho com o novo propulsor.

Versão Bighorn
Versão Bighorn Imagem: Rafaela Borges/UOL

Mudanças importantes

Componentes da Rampage receberam alterações para adequação ao novo propulsor a diesel. O câmbio automático de nove marchas ganhou um novo conversor de torque e mudanças na calibração.

De acordo com a Stellantis, a relação final contribui para redução no consumo de combustível sem afetar o desempenho.

Laramie
Laramie Imagem: Rafaela Borges/UOL
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A Stellantis, aliás, é a empresa que reúne as marcas Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën, entre outras. A Rampage é feita em Goiana (PE) junto com outros produtos: Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander. Todos usam a plataforma Small Wide.

Na Rampage 2.2 turbodiesel, há um novo sistema de exaustão e aspiração, de alta performance. O modelo também teve atualização nos freios dianteiros. Quanto ao motor, há injeção direta de combustível e intercooler refrigerado a água. Coletor de admissão, geometria da turbina e deslocamento da bomba de óleo são variáveis.

Bighorn
Bighorn Imagem: Rafaela Borges/UOL

O 2.2 turbodiesel, chamado de Multijet, rende 200 cv de potência, ante os 170 cv do 2.0 que o antecedeu. O torque é de 45,5 kgfm (34,4 no antigo propulsor).

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Como anda

A avaliação foi da versão Laramie turbodiesel, em uma pista de teste. A primeira coisa que chama a atenção é a ausência de vibração e o alto nível de silêncio a bordo. Fica até difícil reconhecer estar ao volante de uma picape a diesel.

Laramie
Laramie Imagem: Rafaela Borges/UOL

De acordo com a Stellantis, o 0 a 100 km/h é feito em 9,9 segundos, um segundo a menos que o modelo anterior. Pode parecer muito, quando comparamos esse número ao da Laramie a gasolina (7,1 s) ou ao da R/T (6,9 s). É preciso considerar, no entanto, que essas têm 272 cv.

Mas o principal não é isso. 0 a 100 km/h é uma referência que, na verdade, não usamos na prática no dia a dia. O que mais importa para ganhar velocidade, fazer ultrapassagens ou transpor subidas é a retomada (de 40 km/h a 80 km/h, ou de 60 km/h a 100 km/h, por exemplo).

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Bighorn
Bighorn Imagem: Rafaela Borges/UOL

E, nesse aspecto, a Rampage 2.2 turbodiesel evoluiu muito, pois o torque (mais alto que o das versões a gasolina, inclusive) é entregue em baixa rotação. Isso dá força à picape na hora de ganhar velocidade, e também se for necessário levar muita carga.

Com essa evolução, a Rampage a diesel se torna uma boa opção para quem viaja muito e por longas distâncias, pois oferece bom desempenho aliado à autonomia. Autonomia que as versões a gasolina ficam devendo.

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Opinião

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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