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BMW X2 ganha uma versão para lá de divertida por R$ 512.950

O BMW Group Fest é uma espécie de festa de fim de ano para colaboradores, concessionários, clientes e convidados da montadora alemã que vai liderar, em 2024, novamente o mercado de carros de luxo no Brasil. O evento, que ocorre nos dias 15 e 16 no autódromo Velocittà, em Mogi Guaçu (SP), tem como principal atração experiência na pista com modelos da fabricante, especialmente os da divisão esportiva M. Porém, a empresa aproveita para mostrar alguns lançamentos - e também de sua controlada inglesa, a Mini.

Desses, o destaque é o X2 M35i, cuja chegada e o preço foram anunciados durante o dia de prévia do evento, na quarta-feira (13). Trata-se da versão esportiva do SUV cupê que foi lançado no Brasil no início do segundo semestre. Com preço sugerido de R$ 512.950, é R$ 121 mil mais caro que a configuração 20i (a outra a combustão disponível até então).

O preço extra é justificado por algumas coisas bem legais, como o fato de ter 113 cv de potência a mais e ser nada menos que 2 segundos mais rápido na hora de acelerar de 0 a 100 km/h. Há ainda exclusividades no visual e no interior.

Esta é a segunda geração do X2. Na primeira, o modelo tinha um jeitão de hatch alto. Agora, passou a desempenhar o mesmo papel que os outros utilários-esportivos de números pares têm na linha BMW: ser um SUV cupê. Nesse caso, o do X1 - assim como o X4 é o da família X3 e o X6, da X5.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Novidades por dentro e por fora

O X2 M35i traz para-choque exclusivo, com saias laterais, spoiler e entradas de ar nas extremidades. A grade frontal aerodinâmica é a mesma, com contorno iluminado. Porém, passa a ter o logotipo da divisão M. Os faróis full-LEDs são escurecidos na versão esportiva.

Há ainda exclusivas rodas de 21 polegadas, com duas cores, além de pinça de freio vermelha. A lateral traz logotipo "M", assim como a traseira, em que a letra é acompanhada pela inscrição "35i". Atrás, há também spoiler e duas saídas de escape (pretas) de cada lado.

Por dentro, chamam a atenção os bancos esportivos exclusivos dessa versão. Eles são revestidos de couro, tecido perfurado e Alcântara. Este material está ainda nas portas e painéis. O console central traz um botão para ajuste da suspensão (leia mais abaixo). Ao ligar o carro, no painel de instrumentos digital aparece a inscrição M.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Esportivo sim. Preparado? Nem tanto

M2, M3, M4, X6 M: esses são exemplos de modelos preparados pela divisão esportiva da BMW, a Motorsport, ou M. Para facilitar, aqui farei um paralelo com a Audi. Os "M" acompanhados por um número, ou atrás do nome do carro (no caso dos SUVs), são equivalentes aos RS da concorrente.

Mas a BMW também vende os M com dois ou mais números. Entre os exemplos há o M235i, vendido aqui na primeira geração do Série 2. Outros são o i5 M60 e, agora, o X2 M35i. No paralelo com a Audi, estes são comparáveis aos modelos S.

Isso significa que são esportivos, mas não têm preparação forte das divisões Motorsport ou da Audi Sport. Geralmente, trazem motores mais fortes que o das versões convencionais e, em alguns casos, podem ter ajustes em componentes como suspensão e direção.

Assim, não espere que o X2 M35i ofereça desempenho de um típico carro para usar em track days (experiências na pista). O SUV cupê anda muito, e é divertido. Mas é mais para o dia a dia e viagens. O sistema de tração 4x4 por demanda, aliás, é idêntico ao do XDrive 20i.

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Porém, há uma diferença fundamental: no M35i, a suspensão é adaptativa. Isso significa que ela se adapta a diferentes condições de rodagem. No dia a dia, é mais fácil de lidar. Já em alta velocidades e locais repletos de curvas (como serras, ou mesmo um circuito fechado), o comportamento é esportivo.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Na prática

O X2 M35i é divertido de pilotar em uma pista, condição em que foi avaliado pela coluna. Leva um pouco de tempo para se acostumar, pois o centro de gravidade é mais alto que o de sedãs e hatches, por exemplo. Mas a suspensão é firme e a direção, muito precisa.

Na segunda volta, com o modo esportivo de condução acionado e a suspensão segurando muito bem a carroceria, aumentou minha confiança no carro e me senti segura para conduzir com agressividade. Ele derrapa bastante, mas se mantém firme na trajetória. Dá até pra dizer que é um veículo fácil de guiar no divertido e desafiador circuito do Velocittà.

Mas, como o X2 estava no mesmo comboio do M2 (480 cv) durante o teste, ficou bem clara a aptidão de cada um. O cupê é para a pista. O SUV cupê sabe lidar com essa situação, mas é melhor para as estradas da vida - especialmente as divertidas. O M35i não consegue acompanhar o modelo preparado, e não apenas por causa da diferença de potência, da qual falarei mais adiante.

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Há também o centro de gravidade mais alto. A verdade é que SUV e pista é uma combinação que não dá tão certo, embora os utiltários-esportivos e crossovers estejam, cada vez mais, próximos a carros mais baixos no quesito dirigibilidade.

O que mais pesa, porém, é a preparação em suspensão, direção é até na maneira que o conjunto motor-câmbio deve responder. Esse tipo de preparação é forte no M2 e ameno no M35i. Mas, se ignorarmos o cupê que dispara à frente (até por ter, afinal de contas, 163 cv a mais), o resultado é um SUV cupê extremamente divertido.

As saídas de escape são responsáveis por um ronco bonitinho do 2.0 quatro-cilindros na aceleração, e dá até para escutar um discreto "ploc-ploc" nas reduções de marchas. Além disso, o X2 M35i mostra agilidade e firmeza nas saídas de curvas. Aliás, muita agilidade. De acordo com informações da BMW, acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

A velocidade final é de 250 km/h e o torque máximo, de 40,8 kgfm, é entregue em baixa rotação, privilegiando as respostas rápidas. O resumo é que temos aqui um carro firme, esportivo e bom de acelerar para a estrada que, ao mesmo tempo, dá para usar no dia a dia.

E, se seu proprietário se animar, vai também ter diversão garantida na pista. É só entrar na aventura consciente de que o objetivo não é acompanhar os totalmente preparados, como M2, M3 e M4. O objetivo é curtir a experiência.

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Outros lançamentos

No BMW Group Fest, também chama a atenção outro modelo recém-lançado, o M4 CS. Com preço sugerido de R$ 1.399.950 e apenas 35 unidades destinadas ao Brasil, essa série se destaca pela aerodinâmica e a preocupação com redução de peso. Por isso, traz saias laterais, grade e entradas de ar bem abertas e muita fibra de carbono por dentro e por fora.

O motor 3.0 de seis cilindros gera, no cupê M4 CS, 550 cv de potência e 65,5 kgfm de torque. De acordo com informações da BMW, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge velocidade máxima de 302 km/h.

BMW M4 CS
BMW M4 CS Imagem: Rafaela Borges/UOL

Já a Mini tem como destaque o novo Coutryman John Cooper Works, que usa as mesmas base e mecânica do X2 M35i. Potência e torque são os mesmos, mas o britânico leva 5,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Na pista, porém, é até mais divertido que o BMW.

O Countryman JCW tem preço sugerido de R$ 379.990. Outra novidade é a versão elétrica do novo Mini Cooper, por R$ 209.990 na versão E e R$ 259.990 na SE. A marca lança ainda o Mini Cooper de cinco portas, também com dois acabamentos (Exclusive, a R$ 249.990, e Top, a R$ 279.990).

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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