Lexus UX 300h é SUV premium de entrada com ótimo custo-benefício
BMW, Volvo, Mercedes-Benz e Audi são quatro das mais importantes marcas de luxo que vendem SUVs de entrada no Brasil. Esses modelos são classificados como compactos na Europa e EUA mas, no mercado brasileiro, têm porte de produtos considerados médios (alguns são maiores que Jeep Compass e Toyota Corolla Cross).
A Lexus também tem um carro nesse segmento, que passou por atualizações recentes. Na hora de listarmos os mais importantes produtos de luxo, nem sempre nos lembramos da marca que pertence ao Grupo Toyota, já que sua participação no mercado nacional até agora tem sido bem discreta.
No ano passado, vendeu 800 carros no Brasil. Enquanto isso, a BMW, líder das premium, ultrapassou as 15 mil. A Mercedes-Benz, "lanterna" em 2023 entre as seis montadoras de luxo mais importantes (grupo que inclui também Porsche e Land Rover), registrou 4.041 emplacamentos.
A Lexus, porém, está iniciando em 2024 um processo de expansão. Ainda é cedo para se aproximar das seis maiores mas, para este ano, a marca almeja totalizar 1.200 emplacamentos (o que representa um crescimento de 50%). E o UX 300h, seu carro de entrada, é parte importante dessa estratégia.
O modelo concorre diretamente com BMW X1, Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e Mini Countryman. E, desse grupo, é forte candidato a produto com melhor custo-benefício. A marca também considera rivais os Volvo EX30, C40 e XC40.
Porém, o fato frente eles serem elétricos os torna interessantes para um nicho específico de clientes. Isso porque, no Brasil, a ainda restrita rede de recarga é um limitador para circulação fora das cidades de modelos 100% a bateria - o que compromete o quesito custo-benefício desses carros, quando os comparamos aos a combustão.
UX 300h x concorrência
Em redes sociais, há um comentário comum sobre o segmento de luxo. Acredita-se que consumidores dessa categoria não se importam com preço ou custo-benefício, nem com gasto de combustível. Porém, os que defendem essa ideia geralmente não são os clientes de carros premium.
Porque a verdade é que, com raras exceções (como carros superesportivos ou produtos de outras categorias para lá de R$ 1 milhão), custo-benefício quase sempre importa. Especialmente quando falamos do segmento de entrada do universo premium, do qual o UX 300h faz parte.
Consumo de combustível é importante para esse cliente? Sim. Pode não ser o fator mais determinante para a compra, mas faz a diferença - seja por economia de dinheiro ou por autonomia. Então, a favor do UX 300h, que substitui o UX 250h, está o fato de ser o único híbrido HEV (motor elétrico pode impulsionar as rodas) da categoria.
Além disso, sua única versão sai por R$ 299.990 e tem o mesmo nível de equipamentos das mais caras dos rivais. Para comparação, o X1, mais vendido da categoria, é tabelado entre R$ 347.950 e R$ 368.950 nas versões com potência e itens de série equivalentes.
O Q3 começa em R$ 297.990. Porém, para ter o mesmo nível de equipamentos do UX fica entre R$ 329.990 e R$ 358.990. O GLA tem preço sugerido entre R$ 339.900 e R$ 369.900.
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Quero receberO que o UX 300h oferece
O modelo de entrada da Lexus é o que mais tem jeito de hatch nessa categoria. Seu vão livre do solo, por exemplo, é de 15,7 cm - ante a média de 18 cm dos demais. Até por isso, a marca o chama de crossover, não de SUV. As dimensões, no entanto, são semelhantes às dos rivais, e o espaço interno se destaca.
O conjunto híbrido entrega 198 cv, 14 cv a mais que o modelo anterior. Ele também ficou mais rápido para acelerar de 0 a 100 km/h, missão cumprida em 8,1 segundos. O consumo na cidade é de 17,3 km/l e na estrada, de 14,9 km/l.
Apesar de o motor a combustão ser aspirado e não ter torque muito alto (fica abaixo dos 20 kgfm), o UX 300h responde bem em retomadas e é bom de ultrapassagens. Além disso, com centro de gravidade baixo e direção com respostas precisas, tem dirigibilidade melhor que a média do segmento - sem abrir mão do conforto.
O pacote de itens de série impressiona. Há teto solar, painel digital, multimídia com navegador GPS e sistema semiautônomo de condução. Uma coisa que rara no segmento e é oferecida no UX é o ajuste elétrico da coluna de direção.
O acabamento interno é bem-feito, com materiais de qualidade e emborrachados e macios. Os bancos usam couro de verdade - nada de imitação. E, apesar da aparência geral mais conservadora, o design de algumas peças quebram o gelo para dar um toque de modernidade à cabine.
Os principais pontos negativos
Mas nem tudo é festa no UX 300h. Apesar do bom espaço interno e das comodidades da cabine, o porta-malas é muito pequeno, com menos de 300 litros. Uma bateria (não relacionada ao sistema elétrico de propulsão) colocado no compartimento prejudica ainda mais sua capacidade de acomodar bagagens.
Com isso, é um carro para pessoas solteiras, casais sem filhos ou com uma criança, no máximo. Isso, claro, se o objetivo for cair na estrada para viagens de longa duração, que exigem muita bagagem.
Mas há sempre a possibilidade de o objetivo ser usar mais na cidade, ou em viagens de curta duração. Outro ponto negativo é que o Android Auto exige conexão com fio. Ao menos, o Apple CarPlay é sem fio.
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