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Citroën Basalt tem o melhor porta-malas entre os SUVs? Confira o teste

490 litros chamam a atenção como capacidade de porta-malas. Esse é o número do Citroën Basalt no método VDA, que usa cubos e é adotado pela maioria das montadoras. Mas será que o novo SUV cupê tem o melhor compartimento de bagagem da categoria?

Para chegar a essa resposta, testamos o porta-malas do Citroën Basalt. Isso porque a capacidade, em número, é uma referência de comparação. Mas nem sempre aquele que tem a mais alta numericamente é também o que acomoda mais malas.

Interferem coisas como formato, altura, presença ou não de vincos pronunciados - como os da caixa do para-lamas -, entre outros fatores. Mas, afinal, qual é a resposta para o novo Citroën? Sim, ele tem o melhor porta-malas da categoria. Mas isso depende do segmento.

Em preço, o Basalt concorre com Pulse, Kardian e Nivus, que são SUVs subcompactos. Nesse caso, o compartimento de bagagem é superior ao de todos, com folga. Já em dimensões, o Citroën está mais para compactos (T-Cross, Tracker, Creta, Kicks, Renegade e HR-V, entre outros).

Olhando para os compactos, o Basalt também se destaca, mas não sozinho. Ele divide o "número 2" no quesito porta-malas com C3 Aircross, também da Citroën, e Renault Duster. O Fastback leva pequena vantagem e está na primeira posição.

Metodologia

O teste foi realizado usando as mesmas malas acomodadas no compartimento de outros tantos SUVs avaliados por esta colunista ao longo dos anos. Ou seja: duas médias (23 kg) e duas pequenas (entre 10 kg e 15 kg).

Quando acomodo essas malas em um compartimento e sobra muito espaço, vou encaixando as mesmas nesses "buracos", para mostrar se dá para levar mais uma, duas ou três de mesmas dimensões.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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O resultado: o Basalt leva o mesmo número de malas do C3 Aircross e do Duster. Após acomodar as quatro malas, sobrou espaço para outras duas pequenas.

Apesar do formato bem diferente do C3 Aircross, o Basalt leva as seis malas na mesma posição. É preciso colocar as quatro pequenas em pé.

As vantagens de ser SUV cupê

Um SUV cupê reúne, no porta-malas, as comodidades de utilitários-esportivos e de sedãs. O compartimento desses modelos é comprido como o dos três-volumes. Porém, mais alto.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Assim, considerando apenas malas, é comum acomodarem mais bagagem que SUVs convencionais de mesma capacidade. Quando pensamos em outros tipos de objetos, porém, essa história pode mudar - pois os utilitários-esportivos esportivos têm, geralmente, porta-malas mais altos.

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Outra vantagem dos SUVs cupês é que, no geral, seus porta-malas são mais quadrados. Eles têm menos vincos pronunciados que os de SUVs convencionais.

Detalhes sobre o Basalt

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O Basalt é o Citroën intermediário feito sobre a plataforma CMP, em Porto Real (RJ). Está acima do hatch C3 e abaixo do SUV C3 Aircross, que tem versões de cinco e sete lugares.

O lançamento do Basalt chamou bastante a atenção, pois ele chegou como SUV mais barato do Brasil. A versão Feel com câmbio manual e motor 1.0 aspirado sai por R$ 89.990.

É também o SUV turbo mais barato no Brasil. Com propulsor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT, o preço da versão Feel vai a R$ 96.990. Há ainda a Shine (R$ 104.990) e a First Edition (R$ 107.390).

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Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.