Qual será o carro mais vendido de 2024? Disputa será apertada até o fim
O ano de 2024 se aproxima no fim, mas muitas brigas no ranking de vendas ainda não estão definidas. Entre elas, a mais importante: a disputa pela liderança, que é da Fiat Strada desde 2021. A picape passou a maior parte do ano na frente e tem vantagem para o Volkswagen Polo de menos de 2 mil unidades - são 128.450 exemplares emplacados de janeiro a novembro, ante os 126.709 do hatch.
Dá para o Polo tirar essa vantagem tranquilamente em dezembro. Isso porque, no resultado mensal de novembro, ele ficou 2 mil unidades à frente da Strada.
No entanto, de 1º a 16 de dezembro, o Polo até aparece na frente no ranking de vendas. No entanto, a vantagem é muito pequena. São 7.588 unidades para o VW e 7.309 para a picape. Assim, o hatch terá de "correr" bastante nos próximos dias para alcançar o primeiro lugar. Por enquanto, vai dando Strada.
Outra briga longe do encerramento é a pelo terceiro lugar no ranking de vendas entre Onix e HB20, que está ainda mais apertada. Pouco mais de 600 unidades separam o Chevrolet do quarto colocado da Hyundai.
O Onix tem, de janeiro a novembro, 87.774 emplacamentos, ante os 87.138 do HB20. O Hyundai foi melhor nos meses de outubro e novembro. Por outro lado, de 1º a 16 de dezembro o Chevrolet aparece cerca de mil exemplares à frente.
Os dados dessa reportagem são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Outras brigas indefinidas
Há também brigas boas em segmentos importantes, como os de SUVs e picapes. Além disso, algumas marcas ainda disputam posições. Uma das competições mais acirradas deste ano foi entre Corolla Cross e Compass. Após o lançamento da linha 2025 dos dois produtos, em abril, o Toyota começou a aparecer constantemente na frente no resultado mensal.
No entanto, quando o Corolla Cross ia ultrapassar o Compass no acumulado do ano para conquistar a liderança do segmento de SUVs médios, o Jeep virou o jogo. Ele foi melhor tanto em outubro quanto em novembro. Agora, no acumulado do ano, soma 45.341 emplacamentos, ante os 44.025 do Toyota.
Embora a briga não esteja definida, o Compass é favorito. Isso porque, além de ter vendido mais nos dois últimos meses, também já aparece em vantagem em dezembro. De 1º a 16, teve 2.307 exemplares vendidos, ante as 1.942 do Corolla Cross.
Entre os SUvs compactos, o T-Cross garantiu a liderança, mas a disputa pelo segundo lugar está aberta. Esta é ocupada pelo Creta, com 62.779 emplacamentos de janeiro a novembro, ante as 61.001 do Tracker. Pela vantagem que tem no momento, o Hyundai é favorito. Ele foi melhor em outubro, enquanto o Chevrolet ficou na frente em novembro.
Mas a verdade é que aparecem sempre muito próximos em vendas. Em dezembro, o Tracker leva vantagem, com 4.614 exemplares, ante as 3.730 do Creta. Dá para o Chevrolet correr atrás, mas não será fácil.
No segmento de picapes, a briga é pelo primeiro lugar do nicho das grandes a gasolina. De janeiro a novembro, a RAM 1500 somou 1.209 exemplares vendidos, apenas 15 a mais que a Chevrolet Silverado. Essa disputa está aberta e é imprevisível.
Ambas foram mal em emplacamentos em novembro, mês em que a Silverado teve 59 unidades vendidas e a 1500, 23. Quem se deu melhor foi a F-150, com 109. A picape da Ford, no entanto, está fora da briga pelo primeiro lugar (tem apenas 454 exemplares emplacados este ano).
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberMarcas
Toyota ou Hyundai? Qual será a quarta colocada no ranking de marcas de veículos em 2024? De janeiro a novembro a japonesa levou vantagem, com 187.809 exemplares emplacados. A sul-coreana, porém, a segue de perto, com 185.945.
Em novembro, a Hyundai apareceu na frente. Ainda assim, terá de correr bastante em dezembro para descontar a vantagem da Toyota. É difícil fazer uma aposta nessa disputa, mas a japonesa parece ser favorita. A Fiat já garantiu o primeiro lugar, com a Volkswagen em segundo e a Chevrolet em terceiro.
Outra disputa aberta é pelo terceiro lugar do segmento de marcas de luxo. A Porsche veio bem no decorrer de 2024, mas acabou tendo meses ruins em outubro e novembro, e foi ultrapassada pela Mercedes-Benz.
Agora a Mercedes-Benz é a terceira colocada, com 5.872 unidades vendidas ante as 5.757 da Porsche (de janeiro a novembro). Esta ainda tem dezembro para tentar virar o jogo. A BMW está garantida no primeiro lugar e a Volvo, no segundo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.