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Carros na tomada: por que híbridos plug-in são estrelas do mercado em 2024

As vendas de carros híbridos tiveram alta de 52,13% de janeiro a novembro de 2024, na comparação com igual período do ano passado, totalizando 97.550 exemplares. Além dos bons números, os modelos tiveram protagonismo na agenda de lançamentos no mercado nacional. Houve novidades impactantes em todas as categorias, do leve ao plug-in (confira aqui as diferenças).

Fato que chamou a atenção foi o domínio dos plug-in, que ficaram com mais de 50% das vendas de híbridos. Até 2023, essa tecnologia era mais comum em carros dos segmentos premium e de luxo. Fora desse nicho havia apenas o Tiggo 8. Então, vieram no ano passado o Haval H6 e o Song Plus (este apresentado no finalzinho de 2022).

Mas, em 2024, a BYD resolveu investir forte na categoria. Enquanto em 2023 a marca focou mais nos elétricos, este ano voltou suas atenções para os híbridos plug-in. Passou a vender no Brasil o King, o Song Pro e o Song Premium.

Os dois primeiros se destacam por terem preços abaixo de R$ 200 mil, algo que ainda não existia no Brasil até então. Com isso, contribuíram muito para os números obtidos pelos híbridos plug-in.

Vale destacar que o foco da BYD na categoria não foi apenas relacionado aos lançamentos. Neste fim de ano, a marca dedicou suas melhores promoções e ações de vendas nos modelos híbridos.

Além da BYD, houve outros lançamentos importantes no segmento de híbridos. A GWM passou a oferecer uma versão do Haval H6 PHEV com custo-benefício melhor que as disponíveis até então. E, no finalzinho de 2024, chegaram os híbridos leves nacionais da Fiat (Pulse e Fastback).

Vendas de híbridos

Os dados dessa reportagem são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), da Bright Consulting e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). De janeiro a novembro, os híbridos plug-in totalizaram quase 52 mil unidades vendidas, enquanto os HEVs tiveram cerca de29 mil. Os leves ficaram com 15 mil emplacamentos, aproximadamente.

Os modelos da linha Song lideraram as vendas de híbridos no período. Somandos os emplacamentos dos três produtos, foram 22.454 exemplares, ante os 20.249 do Haval H6 (inclui versões HEV, PHEV e duas carrocerias, SUV e GT). O terceiro mais vendido foi o Corolla Cross (veja lista abaixo).

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No segmento de sedãs, que já não tem o mesmo apelo que o de utilitários-esportivos, o Corolla lidera, com 4.029 exemplares híbridos vendidos. A chegada do King, no entanto, abalou a versão eletrificada do veterano. Isso porque o BYD lançado em junho teve 2.988 emplacamentos até agora. No mesmo período, o Toyota registrou 2.061.

A BYD lidera o segmento de carros híbridos no mercado nacional. De janeiro a novembro, vendeu 25.437 veículos da categoria, ante os 20.249 da segunda colocada, GWM. A Toyota é terceira, com 18.772.

Presente e futuro

BYD e GWM deixaram os carros híbridos plug-in ao alcance de mais pessoas. Esse tipo de produto, cuja bateria é recarregada na tomada e garante boa autonomia para rodar no modo elétrico, por enquanto é trazido pelas duas montadoras da China. Porém, a promessa é que a nacionalização de alguns ocorra em 2025.

No ano que vem, a BYD planeja inaugurar sua fábrica em Camaçari (BA) e a GWM deve iniciar montagem de veículos em Iracemápolis (SP). As montadoras tradicionais também estão voltando seus investimentos para os híbridos, sejam eles HEV ou leves (confira aqui as diferenças entre as tecnologias).

Em 2025, chegará o terceiro nacional híbrido da Toyota, o Yaris Cross. A Stellantis, empresa que inclui a Fiat, passará a oferecer a tecnologia de Fastback e Pulse em mais produtos, inclusive de outras marcas (como Jeep, RAM, Citroën e Peugeot).

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Volkswagen, Honda, Renault e Chevrolet também já anunciaram que terão híbridos flex brasileiros. A tecnologia da alemã deve chegar em 2025. No caso das demais, é mais provável que a estreia fique para 2026.

Os dez híbridos mais vendidos

1º BYD Song - 22.454 unidades
2º GWM Haval H6 - 20.249
3º Toyota Corolla Cross - 12.561
4º Toyota Corolla - 4.029
5º BYD King - 2.988
6º Volvo XC60 - 2.954
7º Caoa Chery Tiggo 8 - 2.364
8º Caoa Chery Tiggo 7 - 2.263
9º Caoa Chery Tiggo 5X - 2.259
10º Toyota RAV4 - 1.952

Fontes: Fenabrave e Bright Consulting

Opinião

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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