Não deu para a VW: Polo chega perto, mas não consegue ser líder em 2024
Tudo indicava que o Polo superaria a Strada para ser o novo líder de vendas do mercado brasileiro no fechamento de 2024.
O modelo da Volkswagen vinha superando a picape da Fiat com folga nos resultados mensais de fim de ano e começou dezembro abrindo vantagem. Porém, a partir da segunda quinzena, perdeu embalo e foi ultrapassado. Pior: ficou quase 3 mil unidades atrás da concorrente.
Em dezembro, a Strada liderou os emplacamentos, com 16.235 unidades vendidas, ante as 13.470 do Polo, de acordo com números da consultoria Jato Dynamics.
Somando esses dados ao acumulado de janeiro a novembro, divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a picape teve 144.685 exemplares emplacados em 2024.
Já o Volkswagen ficou com 140.179. Apesar da derrota, o Polo garantiu a disputa mais acirrada pelo primeiro lugar do ranking da história recente. Em anos anteriores, o mercado era dominado por VW Gol, Chevrolet Onix e a própria Strada. O hatch, que ganhou força nas vendas no Brasil em 2023, virá como forte candidato ao título de mais emplacado do País em 2025.
Protagonistas de dezembro
Na lista dos dez mais vendidos do Brasil em dezembro, a terceira posição é do T-Cross (veja números abaixo). Com isso, o modelo da Volkswagen assegura o título que já estava certo desde novembro: o de SUV mais vendido do país em 2024. O Chevrolet Tracker foi segundo colocado no segmento tanto no mês passado quanto no acumulado do ano (e o Creta, terceiro).
Voltando ao "top 10" de vendas, o Hyundai HB20 conseguiu uma bela recuperação. O modelo aparecia em baixa no início de dezembro. Porém, conseguiu ficar na quarta posição no fechamento. Atrás dele, na quinta, ficou o Onix.
Um dos destaques foi o Song Pro. As inúmeras promoções da BYD nos meses de novembro e dezembro alavancaram as vendas do modelo chinês. Com isso, o híbrido plug -in entrou para a lista dos dez SUVs mais emplacados do Brasil. Ele ocupou a nona posição, com 4.083 exemplares vendidos.
Entre as picapes médias feitas sobre chassi, não há novidades. A Toyota Hilux foi a mais vendida, com a Ford Ranger na segunda colocação e a Chevrolet S10 na terceira. Elas encerram o ano nas mesmas posições. O destaque de dezembro foi a Titano.
Com 1.475 unidades, a picape ultrapassou as expectativas da Fiat em dezembro. Além disso, garantiu a quarta posição do segmento no mês passado.
Os dez carros mais vendidos em dezembro
1º Fiat Strada - 16.235 unidades
2º Volkswagen Polo - 13.470
3º Volkswagen T-Cross - 9.987
4º Hyundai HB20 - 9.942
5º Chevrolet Onix - 9.730
6º Chevrolet Tracker - 8.430
7º Renault Kwid - 7.130
8º Fiat Argo - 7.057
9º Volkswagen Saveiro - 6.253
10º Fiat Mobi - 5.552
Fonte: Jato Dynamics
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.