Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Não deu para a VW: Polo chega perto, mas não consegue ser líder em 2024

Tudo indicava que o Polo superaria a Strada para ser o novo líder de vendas do mercado brasileiro no fechamento de 2024.

O modelo da Volkswagen vinha superando a picape da Fiat com folga nos resultados mensais de fim de ano e começou dezembro abrindo vantagem. Porém, a partir da segunda quinzena, perdeu embalo e foi ultrapassado. Pior: ficou quase 3 mil unidades atrás da concorrente.

Em dezembro, a Strada liderou os emplacamentos, com 16.235 unidades vendidas, ante as 13.470 do Polo, de acordo com números da consultoria Jato Dynamics.

Somando esses dados ao acumulado de janeiro a novembro, divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a picape teve 144.685 exemplares emplacados em 2024.

Já o Volkswagen ficou com 140.179. Apesar da derrota, o Polo garantiu a disputa mais acirrada pelo primeiro lugar do ranking da história recente. Em anos anteriores, o mercado era dominado por VW Gol, Chevrolet Onix e a própria Strada. O hatch, que ganhou força nas vendas no Brasil em 2023, virá como forte candidato ao título de mais emplacado do País em 2025.

Protagonistas de dezembro

Volkswagen T-Cross foi o SUV mais emplacado de dezembro
Volkswagen T-Cross foi o SUV mais emplacado de dezembro Imagem: Divulgação

Na lista dos dez mais vendidos do Brasil em dezembro, a terceira posição é do T-Cross (veja números abaixo). Com isso, o modelo da Volkswagen assegura o título que já estava certo desde novembro: o de SUV mais vendido do país em 2024. O Chevrolet Tracker foi segundo colocado no segmento tanto no mês passado quanto no acumulado do ano (e o Creta, terceiro).

Voltando ao "top 10" de vendas, o Hyundai HB20 conseguiu uma bela recuperação. O modelo aparecia em baixa no início de dezembro. Porém, conseguiu ficar na quarta posição no fechamento. Atrás dele, na quinta, ficou o Onix.

Continua após a publicidade

Um dos destaques foi o Song Pro. As inúmeras promoções da BYD nos meses de novembro e dezembro alavancaram as vendas do modelo chinês. Com isso, o híbrido plug -in entrou para a lista dos dez SUVs mais emplacados do Brasil. Ele ocupou a nona posição, com 4.083 exemplares vendidos.

Entre as picapes médias feitas sobre chassi, não há novidades. A Toyota Hilux foi a mais vendida, com a Ford Ranger na segunda colocação e a Chevrolet S10 na terceira. Elas encerram o ano nas mesmas posições. O destaque de dezembro foi a Titano.

Com 1.475 unidades, a picape ultrapassou as expectativas da Fiat em dezembro. Além disso, garantiu a quarta posição do segmento no mês passado.

Os dez carros mais vendidos em dezembro

1º Fiat Strada - 16.235 unidades

2º Volkswagen Polo - 13.470

Continua após a publicidade

3º Volkswagen T-Cross - 9.987

4º Hyundai HB20 - 9.942

5º Chevrolet Onix - 9.730

6º Chevrolet Tracker - 8.430

7º Renault Kwid - 7.130

8º Fiat Argo - 7.057

Continua após a publicidade

9º Volkswagen Saveiro - 6.253

10º Fiat Mobi - 5.552

Fonte: Jato Dynamics

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.