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OpiniãoCarros

Commander tem novo motor e resolve seu principal problema; veja o que muda

O motor 2.0 turbodiesel de 170 cv era suficiente para Compass, mas não muito para o Commander. Este SUV tem porta-malas de 661 litros e pode levar sete pessoas. Quando carregado, o desempenho não era lá dos mais empolgantes. Porém, isso muda agora.

O Commander a diesel passa a trazer o 2.2 turbo, que substitui o 2.0 turbo com 30 cv extras. São 200 cv e 45,5 kgfm, ante os 38,7 kgfm do modelo anterior. O câmbio automático de nove velocidades foi mantido, assim como a tração 4x4 por demanda.

O preço sugerido é de R$ 309.990 em versão única, Overland - a alta é de R$ 4 mil ante o SUV com o motor turbodiesel anterior. As demais trazem o 1.3 turbo flex ou o 2.0 turbo a gasolina. Embora o Commander concorra diretamente com Tiggo 8 e T-Cross, estes não têm opção a diesel.

Por isso, o alvo da Jeep é o cliente de modelos como SW4 e Trailblazer, que são feitos sobre chassi (enquanto o Commander usa base de carro de passeio). A boa notícia é que o modelo 2.2 turbodiesel custa quase R$ 90 mil a menos que o da marca japonesa.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Já o Compass a diesel deixou de ser oferecido. A Jeep optou por tirar o modelo de linha, em vez de trocar o 2.0 pelo 2.2 - algo necessário para adequar o SUV ao Proconve L8, nova fase da legislação ambiental. Isso porque esse propulsor representava apenas 2% das vendas.

No Commander, há mais demanda pelo diesel, principalmente fora dos Estados do Sul e Sudeste. Esse tipo de propulsor é mais apreciado por clientes do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

Desempenho

Com alto torque em baixa rotação e mais potência, o Commander é sensivelmente mais rápido para acelerar e fazer retomadas, algo muito importante para quem vive em áreas afastadas de grandes centros. Isso porque essas provas são fundamentais para ultrapassagens eficientes nas pistas simples que são comuns nessas regiões.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Na prática, o Commander ficou quase 2 segundos mais rápido para acelerar de 0 a 100 km/h. Além disso, cumpre essa missão em tempo 2,1 s inferior ao Toyota SW4. No Jeep, são 9,7 segundos. A velocidade final aumentou de 197 km/h para 205 km/h.

Também chama a atenção o ótimo revestimento acústico. Em velocidade constante, mal dá para escutar o motor na cabine. Além disso, não há aquela vibração típica dos motores a diesel.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Como o modelo é também estável em curvas, apesar do centro de gravidade alto, muitas vezes a sensação é de estar em velocidade mais baixa que a realidade. Outro ponto importante é o consumo de combustível.

Apesar do ganho de potência e torque, o Commander ficou com o consumo semelhante ao anterior - na verdade, até um pouco melhor. Com o 2.0 turbodiesel, fazia 10,2 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, conforme o Inmetro. Os dados do instituto para o SUV com o 2.2 são 10,3 e 13,4 km/l, respectivamente.

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Equipamentos

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O Commander Overland sai de fábrica muito bem equipado. Entre os destaques, há sistema de som premium da Harman Kardon, teto solar panorâmico e banco elétrico com duas posições de memória para o motorista. O bom acabamento combina suede e couro.

Faróis full-LEDs e rodas de 19" com novo desenho (única mudança visual do carro ante o 2.0 turbodiesel também se destacam). O SUV de sete lugares tem porta-malas com abertura elétrica e bancos da segunda fileira que rolam sobre trilhos.

Aliás, há muito espaço para os ocupantes desta fila, graças aos 2,80 metros de entre-eixos e 1,86 m de largura. O comprimento é de 4,77 m. Com os dois bancos da terceira em uso, a capacidade do porta-malas é de 230 litros. Quando estes estão dobrados, sobe para 661 l.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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O sistema 4x4 é por demanda, e há os modos lock (distribuição de força entre os eixos em proporção semelhante) e low (função semelhante à reduzida executada com a primeira marcha). O Commander tem assistente de descida e modos de condução off-road (areia/terra, pisos escorregadios e automático).

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

22 comentários

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Gerardo Diolino S Filho

Commander concorre com T-Cross em que mesmo?

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Paulo Ernesto Strazzi

TIGGO 8 e T-CROSS são concorrente !!!!!!!!!!! T- CROSS, não seria Tiguan, Taoureg, etc

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Aristoteles Fernandes de Mello

E resolveram os verdadeiros problemas...sistema de transmissão que funde o motor do carro, com prejuízo astronomicos; risco real de explosão? 

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