
Uma nova e surpreendente experiência ao volante, com zero emissão de poluentes e gases formadores do efeito estufa, além de muita tecnologia embarcada. Assim é o Nissan LEAF, carro 100% elétrico que é o grande símbolo do Nissan Intelligent Mobility, um conjunto de tecnologias avançadas que busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade.
Desde 2010, quando foi lançada a primeira geração, já foram mais de meio milhão de unidades do Nissan LEAF vendidas em todo o mundo. O modelo continua a rodar sem emitir gases do efeito estufa em sua segunda geração, mas ganhou mais autonomia e seu pacote de segurança e conforto aos passageiros está ainda mais completo.
Com um design dinâmico e elegante, o Nissan LEAF é o modelo mais tecnológico da marca - e, também, o único carro 100% elétrico com tecnologia japonesa à venda no mercado brasileiro.
A segunda geração do Nissan LEAF ganhou um novo conjunto de baterias íon-lítio laminado de 40 KWh. Com melhorias estruturais e nos materiais dos eletrodos, sua densidade energética aumentou 67%, mantendo exatamente as mesmas dimensões da geração anterior. Com as melhorias, o motor elétrico entrega 110 kW (equivalente a 149 cavalos) e 32,6 kgfm de torque - 37% e 26% a mais, respectivamente.
O impressionante torque do Nissan LEAF é equivalente ao de um motor turbo de dois litros. Mas, além de ser zero-emissões, ele tem a vantagem da entrega do torque instantâneo: após pisar no acelerador, a força máxima está disponível em apenas um décimo de segundo. Isso significa que as acelerações e retomadas são vigorosas, oferecendo muita segurança para o motorista. Fica mais fácil, por exemplo, acessar uma via rápida movimentada ou para fazer uma ultrapassagem. Isso sem contar, é claro, o prazer ao dirigir adicional que tanta disposição oferece.
A bordo do Nissan LEAF, o motorista pode escolher entre três modos de condução. No modo padrão "D", o veículo opera com potência máxima do motor, indicado para um cenário normal de uso.
Mas se você estiver em um congestionamento ou se estiver com a carga da bateria baixa e deseja garantir que vai chegar até o ponto de recarga, pode utilizar o modo ECO, que ajuda a aumentar a autonomia pela redução da aceleração em relação à posição do pedal do acelerador quando comparado à posição D.
O Nissan LEAF também conta com o modo "B", que não altera a potência do veículo, mas utiliza uma frenagem regenerativa mais potente para recarregar a bateria de forma mais eficiente. É um recurso extremamente útil em descidas, por exemplo.
É interessante frisar que o Nissan LEAF é até 75% mais econômico quando comparado ao abastecimento de um veículo equipado com motor a combustão. Além disso, além de altamente eficiente, sua bateria conta com oito anos de garantia com no mínimo 75% de capacidade de carga. E, após este período, ainda há possibilidade de trocar módulos da bateria para reintegrar quase 100% da capacidade.
Provavelmente este é o recurso, dentre as inúmeras tecnologias de condução, que mais chama a atenção dos motoristas ao tomar contato com o Nissan LEAF pela primeira vez. Não é para menos - afinal, é uma verdadeira revolução no modo de conduzir um veículo.
Com o sistema acionado, é possível utilizar apenas o pedal do acelerador para conduzir o veículo na maior parte do tempo - ou seja, você não precisa ficar trocando o pé de um pedal a toda hora. Apenas quando uma frenagem mais vigorosa é exigida que você precisa buscar o pedal do freio.
O funcionamento do sistema é extremamente simples e intuitivo. Ao soltar o pé do acelerador, o carro começa a parar de forma suave e gradual - com uma taxa de desaceleração de 0,2 g. Assim, em boa parte das situações de trânsito é possível conduzir o veículo apenas com o pedal do acelerador.
A bordo do Nissan LEAF, motorista e passageiros contam com a proteção do Safety Shield, um sistema composto por mais de 20 itens de segurança - que formam um verdadeiro escudo inteligente integrado.
Um dos itens mais importantes é o Assistente Inteligente de Frenagem, que monitora a velocidade e a distância para o veículo que segue à frente. O sistema avisa se houver risco de colisão e, caso o motorista não reduza a velocidade, aciona os freios automaticamente.
O Nissan LEAF também conta com o Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, que identifica uma mudança de faixa involuntária e avisa o condutor. Aqui, novamente, o sistema age de forma autônoma se o motorista intervir.
Já o Piloto Automático inteligente, além de mais segurança, acrescenta muita comodidade ao motorista: ele monitora a distância do carro da frente e reduz a velocidade, caso necessário. Há também o Acendimento Inteligente dos Faróis, que além do acionamento automático quando a luz natural vai embora, também ajusta a altura e a intensidade do facho ao detectar carros no sentido oposto, para não ofuscar a visão dos condutores.
Outro recurso extremamente útil no dia a dia das cidades é o sistema de Visão 360º Inteligente. Com ele, você visualiza todo o entorno do veículo na hora de manobrar. A imagem, gerada pelas quatro câmeras externas, são exibidas na tela do sistema multimídia - evitando incidentes com animais ou objetos fora do alcance da visão do motorista.
O Nissan LEAF ainda conta com sistema de alerta de veículos no ponto cego, detector de fadiga do motorista e monitoramento da pressão dos pneus.
A lista de equipamentos de segurança ainda conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis e estrutura de carroceria reforçada - que levou o modelo a conquistar 5 estrelas no teste da EuroNcap.
O moderno design do Nissan LEAF conta com traços dinâmicos e imponentes, além de um perfil baixo e elegante. Elementos da linguagem de design da Nissan, como os faróis em formato de bumerangue e a grande frontal V-Motion, estão presentes também.
O interior do Nissan LEAF tem foco no motorista, com painel em forma de "asa planadora" e espaço otimizado com foco na funcionalidade. Tudo harmoniosamente encaixado e de fácil acesso, além de ser construído com materiais criteriosamente selecionados.
A alavanca do seletor de marcha, em forma de joystick, combina bem com o novo display colorido de 7 polegadas com tela de película fina (TFT), formando assim um conjunto futurista.
Outro destaque são os bancos dianteiros Zero Gravity, tecnologia inspirada nos astronautas que flutuam no espaço e contam com 14 pontos de apoio. Dessa forma, eles mantêm o ocupante extremamente confortável e na posição correta - sua coluna agradece!
Um único veículo 100% elétrico, como o Nissan LEAF, é capaz de gerar um grande impacto positivo para o meio ambiente. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), são 4,6 toneladas métricas cúbicas de gases formadores do efeito estufa que deixam de ser emitidos a cada ano.
Até o início de 2020, os proprietários do Nissan LEAF em todo planeta contribuíram para deixar de emitir aproximadamente 2,1 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono. Você sabia que, para processar toda esta quantidade de CO2 em um ano, seriam necessárias mais de 81 milhões de árvores?
Além de ser um carro zero emissões e contar com inovadoras tecnologias de condução, o Nissan LEAF também beneficia o cliente quando o assunto é custo de manutenção. Somadas as revisões obrigatórias feitas na rede autorizada da Nissan até os 60 mil km, o veículo 100% elétrico apresenta um custo inferior ao de um veículo de porte médio movido a combustão.