"Comum ou aditivado?" Essa é a pergunta mais ouvida por motoristas de todos os tipos. Não importa se você pilota uma moto de 900 cilindradas, um carro 1.0 flex, um esportivo de 500 cavalos movido a gasolina ou até uma carreta com motor a diesel; sempre que parar em um posto, ouvirá: quer combustível comum ou aditivado? É bastante provável que, até hoje, você tenha respondido sem pensar muito sobre o assunto. Mas afinal, quais as consequências da sua escolha na bomba?
Com a palavra o especialista Eduardo Buarque de Alcázar, engenheiro químico e analista de produto da BR Distribuidora: "Em qualquer tipo de motor, os combustíveis são misturados ao ar para que ocorra a combustão, liberando energia para a movimentação dos veículos. Porém, nesse processo de queima pode haver uma geração de resíduos decorrentes de combustão incompleta, levando à formação de depósitos em determinadas partes do motor. Em algumas peças como injetores de combustível, válvulas de admissão e câmara de combustão, esse acúmulo de resíduos pode afetar o bom funcionamento do motor levando à perda na eficiência da combustão e aumento de emissões de poluentes", explica.