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No coração do seu carro

Mitos e verdades sobre o uso de combustível aditivado e os ganhos dessa escolha para o motor do seu veículo

oferecido por Selo Publieditorial

"Comum ou aditivado?" Essa é a pergunta mais ouvida por motoristas de todos os tipos. Não importa se você pilota uma moto de 900 cilindradas, um carro 1.0 flex, um esportivo de 500 cavalos movido a gasolina ou até uma carreta com motor a diesel; sempre que parar em um posto, ouvirá: quer combustível comum ou aditivado? É bastante provável que, até hoje, você tenha respondido sem pensar muito sobre o assunto. Mas afinal, quais as consequências da sua escolha na bomba?

Com a palavra o especialista Eduardo Buarque de Alcázar, engenheiro químico e analista de produto da BR Distribuidora: "Em qualquer tipo de motor, os combustíveis são misturados ao ar para que ocorra a combustão, liberando energia para a movimentação dos veículos. Porém, nesse processo de queima pode haver uma geração de resíduos decorrentes de combustão incompleta, levando à formação de depósitos em determinadas partes do motor. Em algumas peças como injetores de combustível, válvulas de admissão e câmara de combustão, esse acúmulo de resíduos pode afetar o bom funcionamento do motor levando à perda na eficiência da combustão e aumento de emissões de poluentes", explica.

Nesse complexo mecanismo, os aditivos funcionam como um detergente, capaz de reduzir os depósitos e preservar o desempenho dos motores, permitindo que os veículos continuem operando com a eficiência original e níveis de consumo de combustível, dirigibilidade e emissões dentro dos limites esperados. Além dos detergentes, existe uma outra classe de aditivo que contribui para um melhor funcionamento do motor: os agentes de lubricidade, que também são chamados de modificadores de fricção ou redutores de atrito.

Como o nome diz, esses componentes têm a função de melhorar a lubricidade do combustível, ajudando a minimizar o desgaste de bombas e outras partes móveis com as quais o combustível tem contato. "Os efeitos positivos no uso contínuo de combustíveis aditivados como os da linha Petrobras GRID, podem ser percebidos com ganho de desempenho, menor tempo de retomada de velocidade e proteção dos componentes do motor, o que se traduz em melhor dirigibilidade e menor demanda de manutenção do veículo", completa Alcázar.

Mitos X Verdades

Mesmo com tantos benefícios em jogo, algumas pessoas ainda guardam desconfianças a respeito dos combustíveis aditivados. Parte dessa dúvida se deve ao fato de que nem sempre a informação técnica chega ao consumidor. Se você é uma dessas pessoas (ou conhece alguém que torce o nariz para esses produtos) prepare-se para uma sessão de mitos e verdades com respostas fornecidas por quem entende do assunto: o engenheiro químico e analista de produto da BR Distribuidora.

O aditivado vai fazer o carro rodar mais, gastando menos combustível e com menos manutenção?

VERDADE A presença de depósitos em válvulas de admissão, injetores ou câmara de combustão interfere negativamente no desempenho dos veículos, já que os motores não foram desenhados e ajustados para considerar a presença desses depósitos. Por isso, a limpeza e proteção promovidas por um bom combustível aditivado ajudam o veículo a funcionar sempre o mais próximo possível de seu projeto original, trabalhando com mais eficiência. Isto é, maior economia no consumo de combustível, além de menor necessidade de manutenção

Os combustíveis aditivados melhoram o desempenho do motor?

VERDADE Apesar de não ser razoável que o uso de combustíveis aditivados aumente a velocidade final do veículo, pois essa característica está fortemente relacionada ao seu projeto, podemos esperar que o uso de um combustível aditivado de qualidade traga a percepção de maior desempenho e melhor aceleração do motor. Isso se deve tanto pelo efeito de limpeza dos detergentes (responsáveis por removerem depósitos em válvulas e injetores que prejudicam o desempenho do motor) como pelo agente de lubricidade que reduz a fricção no motor diminuindo as perdas por atrito interno.

Usar combustível aditivado faz com que o carro reduza a emissão de gases poluentes?

VERDADE A formação de depósitos nas válvulas de admissão da mistura ar-combustível pode impedir que elas se fechem completamente e, assim, a queima será ruim. Os depósitos também podem ocorrer em bicos injetores, prejudicando a correta nebulização da gasolina, o que também promove combustão incompleta. Com a queima ruim, haverá maior emissão de poluentes na atmosfera. Quando injetores e válvulas são mantidos limpos ocorre, consequentemente, a redução de emissão de poluentes na atmosfera

BR Distribuidora

Misturar gasolina comum à aditivada pode causar problemas no motor?

MITO Não há nenhum problema em misturar gasolina comum à gasolina aditivada. O único efeito esperado nesses casos é a diluição dos aditivos e consequente redução dos seus efeitos positivos

O ideal é intercalar o uso de combustível comum e aditivado?

MITO A formação de depósitos é um fenômeno natural em motores a combustão. Por isso, os combustíveis aditivados, se produzidos com os devidos cuidados, possuem melhores condições para a preservação dos motores. O uso contínuo é a melhor forma de aumentar os benefícios para o motor. É importante saber que nem todo depósito vem da queima incompleta do combustível. Parte desses resíduos vem da queima do lubrificante. Esse é outro motivo pelo qual é muito interessante e barato contar com a presença do aditivo detergente incorporado ao combustível: para garantir a limpeza de todo sistema por onde ele circula, fazendo um trabalho interno de manutenção do motor e preservando o desempenho que o veículo foi projetado para dar

O combustível aditivado tem mais etanol na sua formulação e isso pode danificar o motor?

MITO O teor de etanol anidro na gasolina é hoje especificado em 27% para gasolina comum (aditivada ou não) e 25% para gasolina premium (aditivada ou não). O uso de maior teor de etanol só poderia ser feito de forma segura no caso de veículos flex, especialmente desenhados para que o motorista tenha a opção de misturar etanol e gasolina no mesmo tanque

O combustível aditivado tem mais octanagem?

MITO A octanagem é uma forma de se medir a resistência que a gasolina oferece à combustão prematura ou irregular. Quanto maior a octanagem da gasolina, maior pode ser a eficiência do motor, dentro do que permite seu projeto. As gasolinas aditivadas não têm maior octanagem que suas versões não-aditivadas. Os aditivos usados na gasolina Petrobras Grid e na gasolina Petrobras Podium têm apenas a função de melhorar características como o poder de limpeza, lubricidade, proteção anticorrosiva ou alterar a coloração do produto, sem efeitos sobre a octanagem. Existem alguns aditivos específicos usados principalmente em outros países para corrigir a octanagem de gasolinas de baixa qualidade, mas, felizmente, no Brasil, o etanol anidro já é suficiente para os ajustes necessários. É preciso ficar atento ao fato de que os fabricantes de automóveis têm restrições justificadas ao uso de diversos aditivos de octanagem devido aos efeitos negativos que eles podem trazer, como aumento de depósitos no motor, nos níveis de emissões e maior degradação do lubrificante

Veículos semi-novos podem começar a falhar se usarem gasolina aditivada (pelo acúmulo de resíduo que se desprende)?

MITO Com o uso de detergentes no combustível haverá limpeza de partes do motor onde existem depósitos. Esses depósitos se desprendem aos poucos e vão para câmara de combustão onde terminam de ser queimados. Não são esperadas falhas no motor ou quaisquer outros efeitos adversos.

A gasolina aditivada não é recomendada para motos?

MITO Os benefícios dos aditivos também são importantes para motos, ainda mais aquelas que são usadas com maior frequência ou profissionalmente. A maior limpeza, proteção contra corrosão e lubricidade da gasolina aditivada trazem garantia de maior disponibilidade do veículo para esse tipo de uso mais intenso.

Petrobras Petrobras

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