Quem entende de motor sabe que, no cuidado com os veículos, prevenir é sempre melhor que remediar. E um dos passos mais importantes para manter as engrenagens funcionando perfeitamente é ficar atento às escolhas na bomba de combustível
Que tipo de motorista é você? O que confia o carro ao mecânico periodicamente, mas não está muito interessado em saber o diagnóstico - contanto que ele saia de lá melhor do que chegou - ou aquele que faz questão de entender tudo que acontece do capô para dentro? Independentemente do perfil em que se enquadra, se você está minimamente preocupado com a eficiência e a proteção do seu veículo, é importante olhar para uma etapa anterior à manutenção: o abastecimento na bomba de combustível.
Eduardo Buarque de Alcázar, engenheiro químico e analista de produto da BR Distribuidora, explica porque a escolha entre combustível comum ou aditivado pode ser decisiva para a "saúde" do seu veículo: "No processo de combustão que ocorre no motor são gerados resíduos que podem se depositar em determinadas peças. Esse é um processo natural e o uso de combustível aditivado é importante para evitar que, com o tempo, ocorra perda de desempenho do motor".
Aqui estão as informações sobre combustíveis aditivados que você precisa ter para poder se autodeclarar um especialista automotivo - pelo menos na roda de amigos e até mesmo quando for conversar com seu mecânico.