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Pneus: como comprar, quando trocar e dúvidas em geral

Pneus do tipo AT rodam bem em qualquer tipo de piso - Divulgação
Pneus do tipo AT rodam bem em qualquer tipo de piso
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/11/2020 18h01

Tem muita gente que nem liga para os pneus, mas saiba que eles são uma das partes mais importantes de um carro. São eles que garantem um rodar mais silencioso e principalmente seguro em diversas condições.

Se você não faz ideia de quando trocar e outras dúvidas sobre pneus, UOL Carros preparou uma lista com as principais perguntas sobre o assunto devidamente respondidas. Confira!

Dúvidas sobre pneus

O que é e como fazer o rodizio de pneus?

O rodízio de pneus é uma medida para evitar desgaste desigual dos pneus do veículo e, assim, prolongar a vida útil dos mesmos.

A técnica consiste em trocar os pneus de lugar para impedir diferenças, uma vez que o desgaste da borracha dos pneus dianteiros é diferente do apresentado nos pneus traseiros.

Isso acontece principalmente pelo fato de a tração estar na frente ou atrás. Com isso, os pneus que recebem a potência do motor acabam se desgastando mais rapidamente.

O tipo mais comum de pneu é o simétrico bidirecional. A troca costuma ser feita em "X", ou seja, o pneu dianteiro direito vai para a traseira esquerda, enquanto o pneu traseiro direito migra para a dianteira esquerda. O estepe também pode entrar na dança.

Como comprar pneus?

Cada modelo de carro conta com um tipo de pneu específico para ele.

Assim, carros esportivos costumam ter compostos de perfil mais baixo e com maior área de aderência ao solo para melhorar a estabilidade, enquanto SUVs podem vir com pneus de uso misto, cuja banda de rodagem é desenhada para uso em asfalto e terra.

Quando trocar os pneus?

Os pneus devem ser trocados quando a altura dos sulcos do pneu estiver abaixo de 1,6 milímetro. Para descobrir, basta consultar o TWI, um indicador de desgaste na base dos sulcos na banda de rodagem do pneu.

Para localizá-lo, procure por um triângulo ou pela sigla TWI na lateral do pneu. Caso um destes sinais esteja visível, está na hora de fazer a troca.

O que significam as medidas dos pneus?

As medidas do pneu determinam largura, altura (ou perfil) e o diâmetro interno. A largura é medida em milímetros, enquanto a altura é a relação percentual entre a altura e a largura da seção do pneu. Quanto menor for esse número, mais baixo será o perfil do pneu e vice-versa. Por fim, o diâmetro é determinado em polegadas.

Assim, um pneu 175/70 R14 possui 175 mm de largura, 70% de perfil e calça rodas de 14 polegadas.

Existem ainda outros dois algarismos que indicam o Índice de Carga (a capacidade máxima de carga suportada por cada pneu) e o Símbolo de Velocidade (indica a velocidade máxima a qual o pneu pode ser submetido).

O que é cambagem de pneus?

Cambagem ou camber é a medida que determina a perpendicularidade da roda em relação ao solo. Quando as rodas estão com os ângulos de inclinação com 90° em relação ao piso, o ajuste do camber não é necessário.

Entretanto, algumas situações indicam que há algo errado. A cambagem positiva (quando a roda está inclinada para dentro do para-lamas) e a negativa (quando a roda está inclinada para fora do para-lamas) devem ser imediatamente verificadas por um profissional especializado.

Isso porque, nestes casos, o veículo pode apresentar avarias como bandeja empenada ou outro tipo de problema em peças como buchas e pivô.

Qual a calibragem correta dos pneus?

A calibragem adequada dos pneus varia de acordo com cada veículo.

A pressão indicada para cada modelo está indicada no manual do proprietário ou em algumas partes do próprio carro, como no batente da porta do motorista ou na parte interna da tampa do tanque de combustível.

Como usar a máquina de calibrar pneus?

Antes de tudo, o usuário deve selecionar a pressão adequada no calibrador de pneus.

Em seguida, basta retirar a tampa da válvula do pneu, apertar a trava do calibrador, encaixar a mangueira no bico do pneu e aguardar até o sinal sonoro emitido pela máquina quando o processo estiver concluído. Por fim, é preciso apenas retirar a mangueira e recolocar a tampa da válvula do pneu.

O que é vulcanização de pneus?

A vulcanização é uma técnica realizada para reparar pequenos rasgos ou cortes nas laterais dos pneus.

Após encontrar o dano, o borracheiro raspa os dois lados do pneu (partes interna e externa) com uma lixa no ponto onde existe a deformação. Depois são aplicados cola, um reforço laminado de borracha e uma resina plástica rica em enxofre chaamda vulcanite (ou ebonite).

Em seguida, o pneu vai para uma máquina chamada vulcanizadora, onde permanece por aproximadamente três horas. Durante esse período, a pressão e a alta temperatura da vulcanizadora une as moléculas elásticas da borracha. Assim, o rasgo é reparado.

Qual o tempo de decomposição de pneus?

Estima-se que um pneu pode levar até 600 anos para se decompor por completo no meio ambiente. Daí a importância de descartá-los em locais que realizam sua reciclagem.

Como escolher um bom pneu para carros?

Vários fatores devem ser levados em consideração antes de escolher o pneu do seu carro. O preço é um ponto importante, mas não deve ser o único critério.

Escolher o composto com as medidas certas para seu veículo, bem como um perfil adequado à utilização do carro, é essencial. É aconselhável também optar por marcas mais conhecidas e que tenham todas as certificações de segurança.

Como limpar os pneus?

O mercado de cuidados com automóveis oferece vários produtos específicos para limpeza dos pneus. Entretanto, caso não possa ou não queira utilizá-lo, a dica é usar apenas água e sabão neutro.

O que são pneus remold?

Os pneus remold (ou remoldados) são pneus usados que passam por um processo de reconstrução, no qual as laterais e a banda de rodagem são raspadas. Feito isso, eles recebem uma nova banda de rodagem e novas inscrições laterais.

Embora seja mais barato e até ajude a preservar o meio ambiente (uma vez que evita o descarte inadequado de compostos usados), os pneus remold podem ser perigosos caso o processo de remoldagem não tenha sido realizado de forma apropriada.

É por isso que recomenda-se comprar apenas pneus que tragam o selo de qualidade do Inmetro.

Onde devo colocar os pneus novos?

Os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. O motivo é simples: caso ocorra perda de aderência ou qualquer problema com um dos pneus dianteiros, o motorista pode controlar a trajetória do veículo com o volante.

Entretanto, se os pneus novos estiverem na frente e houver um problema no eixo traseiro, não haverá muito o que ser feito, uma vez que não existe controle da situação.

Qual a diferença entre pneus AT e HT?

Os pneus AT (de All Terrain, ou "Todo Terreno") são indicados para qualquer tipo de piso. Com sulcos mais profundos e borracha mais reforçada, eles proporcionam bom desempenho em estradas, embora não sejam indicados para altas velocidades.

Já os pneus HT (de Highway Terrain, ou "Terrenos de Estradas") rodam majoritariamente no asfalto e, embora sejam confortáveis e silenciosos em rodovias, não se comportam bem em outros tipos de piso.

O que mais provoca estouro dos pneus?

Vários danos podem causar o estouro dos pneus. Estacionar com o pneu apoiado no meio fio, por exemplo, pode causar uma fissura na malha interna. Bolhas nas laterais também são sinal de que algo não está certo. Impactos severos sofridos pelos pneus, como passar em alta velocidade por um buraco ou colidir contra o meio fio ou algum outro obstáculo maior, também podem danificar o composto e até fazê-lo estourar em casos extremos.

O que é recauchutagem de pneus?

A recauchutagem é um processo de reparo que reaproveita a carcaça de um pneu danificado ou gasto.

Esse processo consiste na aplicação de borracha não vulcanizada ao longo de toda a superfície de contato do pneu, como na banda de rodagem e nos ombros.

Após essa aplicação, tanto a carcaça quanto a borracha suplementar serão prensadas em um molde de alumínio por aproximadamente duas horas em alta temperatura.

Isso faz com que ocorra o processo de vulcanização, responsável por alterar a borracha não vulcanizada em elástica. , algo fundamental para a performance e durabilidade de um pneu.

Apesar das semelhanças, a recauchutagem é um processo mais simples e mais barato do que o realizado nos pneus remold.