Do UOL, em São Paulo (SP)
18/07/2020 04h00
Poucos carros mudaram tanto ao longo das gerações como o Ka. Do primeiro modelo ao hatch atual, o carro cresceu, ganhou duas portas extras e motorizações mais potentes. Tudo para se adequar às vontades do mercado no Brasil.
A primeira geração do Ka estreou no Brasil em 1997. As linhas ousadas assinadas por Claude Lobo causaram espanto em um tempo no qual as formas arredondadas ainda não estavam tão presentes em nossas ruas. Feito para ser um subcompacto ao gosto dos europeus, o Ka sofreu para ganhar o coração do brasileiro. Para nós, aquele carrinho diferente era apertado demais. Mesmo assim, ele conquistou uma boa parcela de admiradores, principalmente na versão esportiva XR, que tinha um motor 1.6 de bons 95 cv.
Ciente disso, a Ford "esticou" o Ka na segunda geração. Lançado em 2007, o compacto era 21 centímetros mais comprido do que seu antecessor. Assim, o hatch finalmente podia levar cinco passageiros (com certo aperto, como é de praxe na categoria) e mais bagagem. Várias peças vinham do antigo Ka, como as portas e algumas peças de acabamento.
A outra geração do Ka surgiu em 2014 e chegou a ser o terceiro carro mais vendido do país, atrás apenas de Hyundai HB20 e do líder absoluto Chevrolet Onix. Agora com status de projeto global, o hatch cresceu um pouco mais e ganhou carroceria de quatro portas.
Bastante procurado por motoristas de aplicativo e frotistas no geral, o hatch também atrai motoristas que buscam um carro ágil, bem equipado e econômico.
Junto com ele vieram outras novidades na linha Ka, como as versões aventureiras (Trail e depois Freestyle) e até a opção de câmbio automático.
Em janeiro de 2021, o modelo teve seu fim decretado com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil ao lado do EcoSport. Na sequência, ele também foi descontinuado na Índia, onde as fábricas também foram encerradas.