5 carros usados com problemas crônicos que te darão dor de cabeça
Do UOL, em São Paulo (SP)
18/12/2021 04h00
Existem alguns carros usados no mercado que são boas compras, mas é preciso saber que há riscos por problemas recorrentes e que se tornaram crônicos durante a vida desses modelos.
Então, se você está de olho em alguns desses carros, é bom se atentar e saber que é bom ter a reserva de emergência para caso esses problemas que surgem em várias unidades do mesmo modelo aconteçam com você.
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Fiat Stilo: teto Sky Window
Apesar de ser um carro cujo estilo visual e versões são aclamadas até hoje entre os amantes de carros, o Stilo tinha seus problemas crônicos, sendo um dos mais comuns o teto solar Sky Window.
Versões equipadas com esse teto solar, que abria para cima em formato de lâminas, são altamente recusadas em negociações e trocas devido à fama que se fez.
Em alguns casos, o sistema quebrava com o teto fechado. O maior problema, porém, era quando parava de funcionar com o teto aberto, descrito em diversos casos. O conserto não era barato e muito menos fácil de encontrar quem fizesse ou ficasse realmente bom. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Ford Ka: válvula de ar quente
A primeira geração do compacto Ford Ka sofre com um defeito crônico: a válvula que faz a separação do ar quente e do frio na ventilação forçada queimará em algum momento.
Para aquecer o interior é usado o fluido de arrefecimento da cabine. Quando a válvula trava o sistema de ar do carro fica mandando ar quente para a cabine o tempo todo, independentemente de estar ligado.
O reparo é possível com a troca de toda a peça que controla o sistema. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Ford Focus/Ecosport/Fiesta: câmbio Powershift
Outro câmbio que deu dor de cabeça para seus donos e também a marca, no caso a Ford, foi o Powershift, um automatizado de dupla embreagem e seis velocidades.
Esse câmbio desenvolvido pela Ford equipou Focus, Fiesta e EcoSport em uma tentativa de popularizar a dupla embreagem, vista como uma transmissão mais ágil que as automáticas convencionais. Porém, virou uma dor de cabeça para a marca.
Com diversos problemas relatados por clientes, que incluem travamento e falhas na troca de marchas, a Ford se viu obrigada a dar garantida de 240 mil km ou dez anos para o sistema.
Em alguns casos, clientes conseguiram reaver o dinheiro ou a troca do componente, mas hoje os carros são vistos como bomba no mercado de usados. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Peugeot/Citroën - Câmbio AL4
O câmbio automático de quatro marchas que a PSA (Peugeot Citroën) usava em praticamente todos os seus carros automáticos tem histórico de problemas.
Ele equipou desde o 207 até C4 Pallas e 307, uma gama ampla de modelos equipados com esse câmbio que demorou para ser substituído pelo automático de seis velocidades.
O AL4 tem uma lista de problemas relatados por proprietários, como dificuldade no engate das marchas, que às vezes desengatam, além de travamento do câmbio ou em apenas uma marcha. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Volkswagen Golf: Câmbio DSG
Olha o câmbio dando as caras mais uma vez na nossa lista. Aclamado por ser uma transmissão de trocas rápidas e ágeis, o DSG da VW (que além do Golf equipou também o Jetta) também tem histórico de problemas.
O câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem a seco tem relatos de barulhos, travamento ou então entrava no neutro com o carro em movimento.
Alguns especialistas da área de reparação independente dizem que o grande problema do DSG é que ele não foi calibrado para ser usado no nosso asfalto nada europeu. Além dos carros da VW, há relatos de problemas em unidades da Audi como A1, A3 e A3 Sedan.