5 modelos que foram sucesso de vendas, mas ficaram caros demais
Recorrendo aos últimos dez anos de mercado, há carros que eram sucesso de venda e chegaram a liderar seus segmentos, mas que sofreram com o câmbio do dólar no passar dos anos.
Eles também foram pegos pelas mudanças na legislação tributária que aumentou os custos para oferecer um importado no País, quando, desde 2011, passaram a pagar 30 pontos percentuais a mais de impostos para adentrar ao Brasil em comparação com modelos nacionais, do Mercosul ou vindos do México.
Além disso, o programa Inovar-Auto causou a queda de alguns desses modelos que, além dos impostos altos, tinham cota reduzida de importação.
-
Audi A3 Sedan
Lançado em 2014 a R$ 94.800, o modelo foi nacionalizado no ano seguinte por R$ 99.990. Ele chegou a disputar a clientela do Toyota Corolla de topo em sua versão de entrada com o 1.4 TSI na época.
Reestilizado, ganhou mais equipamentos, mas saiu de linha em 2020, quando sua produção nacional se encerrou. O preço ao fim da carreira variava entre R$ 130 e R$ 150 mil com o motor 1.4 turbo (TSI), enquanto a versão 2.0 turbo bateu nos R$ 180 mil -
Honda CR-V
O SUV médio da Honda, que já foi sucesso de venda e chegou a emplacar 18.751 unidades em 2010, foi outra vítima dessas condições. Em 2020, o modelo não figurou nem entre os 40 mais vendidos entre os SUVs.
Rival direto do Toyota RAV4, tem sucumbido do mesmo jeito. Antes importado do México, sofria menos com impostos. Em 2018 passou a vir dos Estados Unidos a R$ 179.900 e hoje bate nos R$ 264.900. -
Kia Picanto
O compacto da Kia e irmão de plataforma do Hyundai HB20 chegou antes do meio irmão ao Brasil, mas sofreu por ser importado. Chegou a beirar 10 mil unidades em 2010, quando o brasileiro começou a ver o potencial do modelo, mas a mudança no jogo de importação o fez decair.
A terceira geração chegou em 2018, mas só durou um ano, tempo que levou para vender as 100 unidades que vieram. A R$ 58.990, não tinha mais o custo-benefício de quando era comercializado a R$ 34.900. -
Kia Soul
O crossover da Kia chegou ao mercado em 2009 e teve seu ápice de vendas em 2011, quando teve quase 18 mil unidades emplacadas.
O estilo jovial e descolado fez sucesso com um público que não tinha tantas opções de SUVs como hoje. Em 2014 chegou à segunda geração e fechou o ano com apenas 574 unidades.
Ele saiu de linha em 2020 custando R$ 89.990, enquanto a primeira geração havia desembarcado por R$ 51.490. -
Toyota RAV4
A atual geração do RAV4 veio ao mercado brasileiro com duas versões, S e SX, ambas com o trem de força híbrido que inclui um motor 2.5 a gasolina e três elétricos. O modelo chegou bem vendido e com preço competitivo, pelo que entregava, espaço e por ser híbrido.
No lançamento, o SX, único à venda hoje, custava R$ 179.990. Hoje ele é oferecido por R$ R$ 276.990 - são R$ 97 mil a mais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.