Adeus, cópias! Veja sete conceitos que mostram o futuro da China
Esqueça a ideia de que salões chineses são palco para exibir cópias "xing ling" de modelos ocidentais consagrados.
As fabricantes locais evoluíram e, aproveitando a presença de engenheiros e designers internacionais mais o aprendizado de seus profissionais locais, estão aos poucos aprendendo a caminhar com as próprias pernas.
No Salão de Pequim 2016 deu para contar nos dedos de uma mão a quantidade de cópias apresentadas ao público.
Por outro lado, boa parte das montadoras chinesas apareceu com conceitos que apresentavam identidade própria e até certa dose de ousadia nas soluções visuais.
UOL Carros elegeu os sete protótipos chineses que, na visão de nossa reportagem, mais se destacaram. Confira:
Protótipos arrojados de Pequim
-
Chery FV2030 Concept
Sob o lema "Divirta-se dirigindo, curta o futuro", a Chery apresentou sua visão sobre o mercado automotivo daqui a 15 anos com o Future Vision 2030 Concept. O protótipo dispõe das três novas tecnologias que ditarão os rumos do setor: propulsão elétrica, condução autônoma e conectividade plena. Além disso, expõe a próxima identidade visual do grupo na forma de um cupê com linha de caráter elevada, frente dividida em andares e porta única que dá acesso às duas fileiras de assento, com abertura ao estilo asa de gaivota.
-
FAW X4 Concept
O nome é de crossover da BMW e o estilo, em geral, mescla características de Audi, Ford e Hyundai. Mas não se deixe enganar: o FAW X4 Concept ganha personalidade própria ao ostentar faróis com três filetes paralelos de LED e uma impressionante grade cujas divisórias simulam uma teia de aranha.
-
Haval HB-02 Concept
Protótipo da futura geração do SUV compacto H2 (e uma possível derivação híbrida), o HB-02 ainda necessita de refinamento em seu visual, mas já acrescenta elementos bastante alinhados às tendências do mercado, como faróis afilados e integrados a grade bastante larga, e luzes de seta fluidas.
-
JAC SC5 Concept
Conceito que antecipa a próxima geração do SUV compacto-médio T6 (conhecido como S5 no mercado chinês), o SC5 enfim descola a JAC da Hyundai. Quer dizer... ainda há aquela pitada de inspiração da marca coreana na grade hexagonal larga, mas o conceito estilístico dos faróis integrados por barra superior cromada é original e elegante. A pinta de malvado impressiona.
-
Roewe Vision-R Concept
Lateralmente, este sedã até parece ser um Volkswagen, mas a Roewe (marca do grupo SAIC) dá personalidade ao carro ao ousar em outros ângulos. O Vision-R Concept antecipa nova geração de três-volumes do grupo equilibrando a cultura do carro asiático com a "disciplina ocidental de desenho", conforme explicou Shao Jing Feng, designer responsável pelo projeto.
-
Senova OffSpace Concept
Criado pela BAIC (grupo que opera joint-ventures de Mercedes, Hyundai e Suzuki), o Senova OffSpace propõe silhueta de SUV e disposição interna de minivan. Faróis extremamente afilados em LED e grade inferior larga mesclam elementos de escolas europeias e ocidentais. Por dentro, central multimídia dividida em três telas oferece alta dose de conectividade.
-
Zhiche Auto Concept
Pertencente à IAT, a recém-lançada Zhiche Auto surgiu em Pequim com um protótipo homônimo de utilitário pequeno, movido a eletricidade, que deve ser lançado no mercado chinês em 2017. Além dos traços futuristas -- de gosto duvidoso, é verdade --, o suvinho tem como grande sacada um projetor de caracteres frontal, capaz de emitir mensagens como "hello", além do próprio nome do modelo, a quem estiver ao redor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.