Até 120 dias de espera: veja o prazo de entrega dos 10 carros mais vendidos
Colaboração para o UOL
03/02/2022 04h00
Alguns meses atrás, comprar um carro novo era um verdadeiro exercício de paciência. No período mais crítico, em meados de 2021, o tempo de espera para receber determinados veículos chegava a 300 dias. Atualmente o cenário está mais estável, mas para ter na garagem algumas versões dos veículos mais vendidos do país ainda é preciso esperar por até quatro meses.
De acordo com o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), Luiz Carlos Moraes, essa demora é consequência da crise de abastecimento de peças pela qual toda a indústria de tecnologia mundial está passando.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
"Desde o início da pandemia, mais de 10 milhões de veículos deixaram de ser produzidos no mundo. No Brasil, foram mais de 300 mil. Alguns consumidores desistem, postergam a compra ou procuram um seminovo, mas a demanda ainda é grande, o que causa as filas", disse.
Apesar de ainda haver escassez de peças, o cenário começa a melhorar e, segundo Moraes, deve se estabilizar em 2023. Prova disso é que, de acordo com concessionárias das marcas, todos os modelos da lista dos 10 mais vendidos em janeiro deste ano possuem pelo menos algumas versões e cores a pronta entrega. Mas nem tudo são flores e, dependendo da configuração, é preciso esperar até 120 dias pelo carro novo.
E o preço?
De acordo com os concessionários entrevistados, apesar de escolher o carro e dar um sinal para reservá-lo agora, o preço será o do dia do faturamento, ou seja, o valor de tabela do dia em que o carro for entregue. Isso significa que, na prática, o consumidor compra um carro sem saber exatamente quanto ele custa. Para se ter uma ideia, quando foi lançado, em outubro, o Fiat Pulse custava a partir de R$ 79.990,00, agora, o preço inicial é de R$ 87.990,00.
A boa notícia, no entanto, é que o consumidor pode desistir do negócio se achar que não vale mais a pena. Na maioria dos casos, o sinal é devolvido.
O UOL Carros consultou concessionárias em São Paulo para saber qual o prazo de entrega dos 10 carros mais vendidos do Brasil em janeiro. Confira!
Espera pelos 10 carros de passeio mais vendidos
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Hyundai HB20
As versões topo de linha Platinum e Platinum Plus estão disponíveis à pronta entrega em algumas concessionárias. Para as demais configurações, o prazo varia de 20 a 30 dias.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Chevrolet Onix
O hatch, que ficou meses com a produção parada devido à crise dos semicondutores, está disponível à pronta entrega em algumas lojas nas versões LT Turbo, LTZ Turbo, Premier 1 e Premier 2. Para outras opções, o prazo é de 20 a 30 dias.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Jeep Renegade
As versões Sport e Longitude são as mais fáceis de encontrar nas lojas da marca. Para as restantes, o prazo de espera pode chegar a 90 dias.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Jeep Compass
As configurações Sport, Longitude e Limited estão disponíveis em algumas concessionárias. Para as restantes, é necessário esperar por até 90 dias.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Hyundai Creta
De acordo com concessionárias da marca, as configurações Action (com carroceria da geração anterior), Platinum e Limited possuem unidades disponíveis. Para as restantes, o prazo de espera é de 40 a 60 dias.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Volkswagen T-Cross
Dependendo da concessionária, o cliente encontra todas as configurações do T-Cross à pronta entrega.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Volkswagen Gol
As duas versões do hatch estão disponíveis sem prazo de espera.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Onix Plus
As configurações LT, LT Turbo, LTZ Turbo e Premier 1 são encontradas sem prazo de espera em algumas lojas.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Fiat Pulse
As configurações Audace e Drive Turbo estão disponíveis em algumas lojas à pronta entrega. Para receber as restantes, são necessários de 90 a 120 dias.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Renault Kwid
O subcompacto está disponível em suas três versões, mas algumas cores, como o azul, estão em falta. O prazo para recebimento é de até 30 dias.