Até 18 km/l na cidade: Inmetro divulga lista com sedãs flex mais econômicos
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) atualizou recentemente a lista com o consumo médio de combustível de veículos comercializados em 2024 no mercado brasileiro.
Esse levantamento atualizado traz aferições de 1.027 modelos ou versões de veículos de 38 marcas diferentes que aderiram ao PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular)
Desse total, o UOL Carros destaca, nesta reportagem, os sedãs flex mais econômicos de acordo com a medição do instituto, considerando o consumo médio tanto com gasolina quanto com etanol, no ciclo urbano e também no rodoviário.
Vale destacar que o sedã líder do ranking, o Toyota Corolla, tem menor consumo na cidade do que na estrada por ter propulsão híbrida.
É no ciclo urbano que carros híbridos são mais eficientes, pois na cidade, onde as frenagens que recarregam as respectivas baterias são mais frequentes, a propulsão elétrica é mais acionada, poupando mais combustível.
Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui
Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover
Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel
A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Os sedãs flex mais econômicos do Brasil
-
Toyota Corolla
Motor 1.8 híbrido flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,21 MJ/kmConsumo cidade - 12,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11,1 km/l (etanol)
Consumo cidade - 18,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,7 km/l (gasolina)
-
Chevrolet Onix Plus
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,42 MJ/kmConsumo cidade - 9,3 km/l (etanol)
Consumo estrada - 12 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 17,4 km/l (gasolina)
-
Fiat Cronos
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,47 MJ/kmConsumo cidade - 9,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11,0 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,6 km/l (gasolina)
-
Volkswagen Virtus
Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,56 MJ/kmConsumo cidade - 8,9 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,8 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,4 km/l (gasolina)
-
Hyundai HB20S
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,49 MJ/kmConsumo cidade - 9,6 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,8 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,3 km/l (gasolina)
-
Honda City
Motor 1.5 flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,53 MJ/kmConsumo cidade - 9,2 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,5 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,2 km/l (gasolina)
-
Renault Logan
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,53 MJ/kmConsumo cidade - 9,6 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,6 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,4 km/l (gasolina)
-
Toyota Yaris Sedã
Motor 1.5 flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,56 MJ/kmConsumo cidade - 8.9 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,5 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,7 km/l (gasolina)
-
Nissan Versa
Motor 1.6 flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,66 MJ/kmConsumo cidade - 8,1 km/l (etanol) / 10,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 11,8 km/l (etanol) / 15,0 km/l (gasolina)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.